Qual é a diferença entre prefixo e sufixo?

Perguntado por: Daniela Martins de Nascimento  |  Última atualização: 6. April 2025
Pontuação: 4.5/5 (14 avaliações)

Os afixos (prefixos e sufixos) são exemplos de morfemas. Eles são usados para formar novas palavras. A diferença entre o prefixo e o sufixo encontra-se na posição que ocupam na palavra. Os prefixos são colocados antes do radical (parte da palavra que contém o seu significado), e os sufixos, depois.

O que é prefixo e sufixo exemplo?

Prefixo: morfema que vem antes do radical, para formar novas palavras (ex. na palavra infeliz, in- é um prefixo e feliz é o radical); Sufixo: morfema posto após o radical, formando novas palavras também (ex. em lealdade, leal é o radical, ao passo que -dade é um sufixo).

Como saber se é sufixo ou prefixo?

Prefixo e Sufixo são morfemas que se juntam às palavras a fim de formar novas palavras. Ambos são, na verdade, afixos. O nome prefixo ou sufixo é dado dependendo do lugar que ocupam na palavra. Ou seja, se estiver antes do radical é prefixo, mas se estiver depois do radical é sufixo.

Como classificar prefixo e sufixo?

Podem ser subdivididos em prefixos e sufixos. Os prefixos aparecem antes do radical, modificando seu significado. Ex.: infeliz. Os sufixos aparecem depois do radical, também modificando seu significado.

O que é um sufixo de uma palavra?

Em oposição aos prefixos, os sufixos são elementos que se posicionam depois da raiz ou são acrescentados a um radical para formar novas palavras, geralmente modificando sua classe gramatical e, dessa forma, dando origem a novos vocábulos.

PREFIXO E SUFIXO

25 questões relacionadas encontradas

Qual o exemplo de sufixo?

Todas as palavras seguintes são resultado do processo de derivação sufixal: “brincalhão” (“brincar” + “-alhão”), “chuvisco” (“chuva” + “-isco”), “glóbulo” (“globo” + “-ulo”) e “demoníaco” (“demônio” + “-íaco”).

Quais são os exemplos de prefixos?

Prefixos de origem latina, seus significados e exemplos:
  • ab- (afastamento). Exemplo: abdicar.
  • tri- (três). Exemplo: triângulo.
  • ambi- (duplicação). Exemplo: ambidestro.
  • semi- (metade). Exemplo: semicírculo.
  • ante- (anterioridade). Exemplo: antepor.
  • pos- (posição). Exemplo: posterior.
  • bem- / ben- (bem). ...
  • in- / i- (negação).

Qual o prefixo da palavra casa?

O prefixo da palavra casa é "cas", o sufixo é o "a". O prefixo antecede o radical, o qual é o elemento invariável de uma palavra.

Qual a estrutura do sufixo?

Sufixos: colocados depois do radical. São vogais ou consoantes de ligação que entram na formação das palavras para facilitar a pronúncia. Existem em algumas palavras por necessidade fonética. Os infixos não são significativos, portanto, não sendo considerados morfemas.

Qual é o prefixo de feliz?

Palavra inicial: feliz. Prefixo: in. Radical: feliz. Sufixo: mente.

Qual é o sufixo de flor?

O z de flor(z)inha - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa.

Qual é o sufixo de fogo?

piro- | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Qual é o sufixo de rico?

-iço | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Qual é o sufixo de sala?

Esta palavra é formada por um único constituinte morfológico, que é um radical (caminh-) para além do constituinte temático (-o) e do(s) sufixo(s) de flexão.

Como saber se uma palavra é prefixo?

Como é possível observar, as palavras sofrem uma modificação em seu significado quando possuem o acréscimo dos elementos mórficos CON-, DES- e IN-. Esse elemento mórfico que antecede o radical das palavras, conferindo-lhes um novo significado e originando novas palavras, é conhecido como prefixo.

Qual é o sufixo de mar?

A palavra mar não possui prefixo e nem sufixo, é uma palavra primitiva.

Qual é o prefixo de ilegal?

Resposta. Explicação: O prefixo I- indica sentido contrário/privação/negação.

Qual é o sufixo de livraria?

Assim, ao analisarmos a palavra “livraria”, temos: livr – constituindo o radical. -aria – representando o sufixo, ou seja, a parte que lhe foi acrescentada, dando origem a um novo vocábulo.

Qual é o sufixo de jornaleiro?

Isso porque, na língua portuguesa, o sufixo -EIRO é muito usado para indicar profissão ou atividade: jornaleiro, sapateiro, cabeleireiro, ferreiro, etc.

Qual é o prefixo de negação?

Os prefixos de negação (in-, anti-, contra-, des-, não-) formam novas palavras dando um sentido oposto ou contrário à base. Como exemplo, podemos citar a palavra infeliz. Morfologicamente, temos a base feliz, que é dotada de uma carga semântica.

O que é prefixo do ônibus?

🚌 O prefixo é o número de identificação do ônibus. Ele possui cinco algarismos se localiza na frente, laterais, traseira e interior do veículo. Portal SP156: https://sp156.prefeitura.sp.gov.

Qual é o prefixo da palavra infeliz?

9 Gram Processo empregado na formação de palavras pelo acréscimo ou pela extração de afixos: No processo de derivação prefixal, o uso do prefixo “in” em “feliz” forma a palavra “infeliz” e, na derivação sufixal, o sufixo “mente” acrescentado à palavra “feliz” forma a palavra “felizmente”.

Artigo anterior
Qual a diferença de uma empresa sociedade limitada é uma empresa sociedade simples Cite 02 diferenças?
Artigo seguinte
Qual a modalidade do curso normal?