Qual é a diferença entre estelionato e extorsão?

Perguntado por: Vitória Carlota Castro Pereira Pereira  |  Última atualização: 12. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (4 avaliações)

Extorsão —> obter vantagem indevida mediante violência ou grave ameaça. Estelionato —> obter vantagem indevida induzindo ou mantendo alguém em erro.

Qual a diferença de extorsão e estelionato?

Diferenciam-se os crimes de extorsão e estelionato, entre outros aspectos, porque no estelionato a vítima quer entregar o objeto, pois foi induzida ou mantida em erro pelo agente mediante o emprego de fraude; enquanto na extorsão a vítima despoja-se de seu patrimônio contra a sua vontade, fazendo-o por ter sofrido ...

O que é um estelionato?

Trata-se do famoso crime do “171”, infração penal contra o patrimônio que pode ser praticado por qualquer pessoa que tenha a intenção de enganar alguém para lhe tirar vantagem... Alguns golpes comuns que são enquadrados como estelionato são o golpe do bilhete premiado e o golpe do falso emprego. ...

O que é a extorsão?

Conforme artigo 158 do Código Penal, o crime de extorsão caracteriza-se pela conduta de constranger alguém a fazer, tolerar ou deixar de fazer algo, sob violência ou grave ameaça, com objetivo de obter vantagem indevida. ... Nesse tipo de crime, geralmente é exigido algum ato ou colaboração da vítima.

Quais são os tipos de estelionato?

Para isso, aborda seus elementos constitutivos para, depois, tratar de três casos específicos: o estelionato contra a pessoa jurídica, a fraude no uso de telefone público ou outras máquinas e a fraude por meio de manipulações informáticas. ... Fraude. Erro. Estelionato contra a pessoa jurídica.

Furto Mediante Fraude X Estelionato?

34 questões relacionadas encontradas

O que quer dizer a expressão 171?

Nesta edição, o MP no Rádio trata de um crime muito popular, o estelionato – o famoso “171”, que virou até gíria para indicar pessoa mal intencionada.

O que é um crime 157?

157 - Subtrair coisa móvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave ameaça ou violência a pessoa, ou depois de havê-la, por qualquer meio, reduzido à impossibilidade de resistência: Pena - reclusão, de quatro a dez anos, e multa.

Quais são os tipos de extorsão?

  • Crime de Extorsão Indireta.
  • Extorsão.
  • Sequestro Relâmpago.

Como extorquir uma pessoa?

A grande diferença é:
  1. na extorsão, a vítima é conivente, como pode ser no caso de um sequestro relâmpago. Para não ser morta, a pessoa usa seu cartão de débito e digita os números no caixa eletrônico para que o dinheiro possa ser sacado e entregue ao sequestrador. ...
  2. no roubo, a vítima não tem essa opção.

O que pode ser considerado constrangimento?

O crime de constrangimento legal, nos termos do art. 146 do Código Penal, consiste no ato de constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, ou depois de lhe haver reduzido, por qualquer outro meio, a capacidade de resistência, a não fazer o que a lei permite, ou a fazer o que ela não manda.

Como funciona o estelionatário?

É considerado como um crime contra o patrimônio, mas, ao contrário de outros delitos da categoria, no estelionato não há uso de força. O criminoso utiliza lábia e influência para convencer a vítima a dar dinheiro, objetos pessoais, dentre outros.

Em que momento se consuma o crime de extorsão?

O crime de extorsão consuma-se independentemente da obtenção da vantagem indevida. Referência: CP, art. 158, caput.

Quanto tempo demora um processo de estelionato?

Depois do oferecimento da denúncia pelo Ministério Público, o ofendido possui o prazo de 10 (dez) dias, a contar da sua intimação, para oferecer defesa prévia e escrita à acusação de estelionato.

Em que momento se consuma o crime de estelionato?

[...] 'Se o crime de estelionato só se consuma com a efetiva obtenção da vantagem indevida pelo agente ativo, é certo que só há falar em consumação, nas hipóteses de transferência e depósito, quando o valor efetivamente ingressa na conta bancária do beneficiário do crime".

Qual a pena para o crime de chantagem?

Art. 158. Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, e com o intuito de obter para si ou para outrem indevida vantagem econômica, a fazer, tolerar que se faça ou deixar de fazer alguma coisa: Pena - reclusão, de quatro a dez anos, e multa.

Qual o valor da multa para o crime de ameaça?

3. FIXADA EM 01 (UM) MÊS DE DETENÇÃO E TRATANDO-SE DE PENA ALTERNATIVA, PODE SER CONVERTIDA EM DE MULTA, FIXADA EM R$ 200,00 (DUZENTOS REAIS), ATENTANDO-SE PARA A SITUAÇÃO ECONÔMICA DO RÉU. 4.

O que fazer quando se está sendo chantageado?

“Caso seja violada, minha orientação é a vítima, preferencialmente acompanhada de um advogado, procurar uma delegacia especializada em crimes cibernéticos e digitais e registrar um boletim de ocorrência. A pessoa que está extorquindo será chamada para prestar esclarecimento.

O que é extorsão direta?

Art. 158 - Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, e com o intuito de obter para si ou para outrem indevida vantagem econômica, a fazer, tolerar que se faça ou deixar fazer alguma coisa: Pena - reclusão, de quatro a dez anos, e multa.

O que configura extorsão indireta?

É crime punível com reclusão, de um a três anos, e multa, exigir ou receber, como garantia de dívida, abusando da situação de alguém, documento que pode dar causa a procedimento criminal contra a vítima ou contra terceiro. Já o sujeito passivo é àquele que entrega o documento. ...

Qual a diferença entre chantagem e extorsão?

A extorsão precisa de uma complementação por trás (como sequestro, tortura ou qualquer outra forma de coação) enquanto a chantagem dispensa completamente qualquer imposição.

Quanto tempo demora um inquérito policial de estelionato?

117, I, do Código Penal); para um estelionato, o inquérito pode durar 12 (doze) anos; para um delito de lavagem de dinheiro, a investigação inquisitorial poderá durar 16 (dezesseis) anos; para um fato tido como tráfico de drogas, ou para um homicídio, poderá perdurar o inquérito por 20 (vinte) anos.

O que acontece quando uma pessoa é acusada de estelionato?

171 - Obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento: ... Pena - reclusão, de um a cinco anos, e multa, de quinhentos mil réis a dez contos de réis.

Qual a pena máxima para o crime de estelionato?

Pena - reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa. § 2º Aumenta-se a pena de 1/3 (um terço) a 2/3 (dois terços) se da invasão resulta prejuízo econômico. Pena - reclusão, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, e multa.

Quando o crime de extorsão simples se consuma cabe tentativa?

“Ocorre (tentativa de extorsão) quando o sujeito passivo, não obstante constrangido pelo autor por intermédio da violência física ou moral, não realiza a conduta positiva ou negativa pretendida, por circunstâncias alheias à vontade do autor” (Damásio E. de Jesus, Código Penal Anotado, 18a.

Como provar o crime de extorsão?

Para que o crime de extorsão reúna todos os elementos constitutivos da figura típica (consumação), entendo ser necessário que o constrangimento perpetrado pelo agente, com o intuito de obter indevida vantagem econômica, intimide a vítima a ponto de esta fazer, tolerar ou deixar de fazer algo fora do seu querer.

Artigo anterior
O que é recuo de garagem?
Artigo seguinte
Quais são os sintomas negativos da esquizofrenia?