Qual é a diferença entre Esparciatas e metecos?
Perguntado por: César Frederico Brito Pinho Branco | Última atualização: 14. April 2022Pontuação: 4.1/5 (2 avaliações)
Esparta era uma cidade militarizada, com rígida disciplina social e que usava da força para controlar o grupo dos hilotas, os escravos que trabalhavam nas terras dos esparciatas. Um grupo intermediário era os periecos, composto por homens livres que sobreviviam de diferentes ofícios.
O que são os metecos?
Metecos: Eram os estrangeiros residentes em Atenas, geralmente se dedicavam ao comércio. O fato de Atenas ter sido uma cidade cosmopolita contribui para uma grande presença de metecos.
Quem eram os eupátridas e os metecos?
As três classes mencionadas faziam parte da sociedade ateniense, sendo os eupátridas a aristocracia ateniense; os metecos, os estrangeiros que residiam em Atenas; e os escravos em Atenas do Período Clássico eram prisioneiros de guerra, enquanto que, na Atenas do Período Arcaico, poderiam ser tanto prisioneiros de ...
Quem são os Thetas?
THETAS: Grupo marginalizado e sem terras. Muitos se dedicam às atividades comerciais. METECOS: comerciantes estrangeiros. ESCRAVOS: ou por dívidas ou adquiridos em guerras.
Quais os direitos e deveres dos metecos?
b) Cabia aos metecos o dever de cumprir as leis e de pagar os tributos. Entre seus direitos, destacava-se exercer atividades ligadas ao comércio e ao artesanato.
ALTERAÇÕES NO GENOMA PODEM SER OCASIONADAS POR FALHAS NOS (...) ESPECIAÇÃO E EVOLUÇÃO DO HOMEM
Quem tinha direito de participar da democracia ateniense?
Na democracia ateniense, os cidadãos eram iguais perante as leis, considerando-se como cidadão o homem com mais de 18 anos, nascido em Atenas e filho de pais atenienses. As duas principais instituições dessa democracia eram a Bulé, o conselho que formava as leis, e a Eclésia, a assembleia que tomava as decisões.
Qual o nome dos estrangeiros em Atenas?
Na cidade de Atenas, só era considerado cidadão quem nascia na cidade. Logo, os estrangeiros não podiam participar das decisões políticas da polis. O nome dado aos estrangeiros era a) fratrias.
Quem eram os Thetas na Grécia Antiga?
- Thetas: pequenos proprietários rurais endividados e dependentes dos eupátridas, que eram os credores de suas dívidas. Os thetas eram aqueles que haviam perdido suas propriedades rurais. Portanto, eram os sem terras na sociedade.
Qual a camada Os Thetas pertenciam?
Os thetas formavam a camada inferior, eram trabalhadores braçais, camponeses, marginalizados econômica e politicamente. A produção de excedente, fez com que a situação dessa camada se deteriorasse, pois em Atenas desenvolveu-se a escravidão por dívida.
Quem fazia parte da família ateniense?
A sociedade ateniense era formada por três principais camadas sociais: os cidadãos atenienses, os metecos e os escravos. Com a aquisição de riquezas, em virtude da exploração colonial, Atenas tinha como principal fundamento da cidadania a posse da terra.
Quem eram os eupátridas e qual era a ocupação desse grupo social?
Os eupátridas, em Atenas (na Grécia Antiga), eram aqueles considerados bem nascidos (eu = Bom, pátrida = parido), ou seja, filhos da elite. Formavam a aristocracia governante da pólis (cidade). Eram os proprietários de terras e escravos.
Quais eram os privilégios dos eupátridas?
Segundo a tradição, eles formam o primeiro grupo de organização política decretada por Teseu: eles gostam de exclusividade dos direitos políticos e religiosos. Após a queda da monarquia ateniense, mantêm os seus privilégios políticos e supremacia, amarrado à sua propriedade da terra.
Qual era Religião da Antiga Grécia?
A religião grega era politeísta. Os deuses tinham formas humanas, virtudes e defeitos; eles apenas se diferenciavam dos homens por serem imortais. A vida humana e a natureza eram regidas pela vontade e determinação desses deuses; cada um deles representava algo nas atividades humanas ou da natureza.
Como eram os metecos?
Metecos eram os estrangeiros residentes nas póleis gregas de Atenas. Existiam em várias cidades, exceto em Esparta, que não recebia estrangeiros. Atenas, por sua riqueza e preponderância cultural, atraiu muitos estrangeiros que exerciam ofícios como professor, artesão, artista, comerciante, etc.
Quem eram os excluídos na sociedade ateniense?
Somente os homens livres, de pai e mãe ateniense, maiores de 18 anos e nascidos na cidade eram considerados cidadãos. As mulheres, escravos e estrangeiros não desfrutavam de nenhum tipo de participação política.
O que são as leis draconianas?
De qualquer forma, o adjetivo draconiano, utilizado para descrever leis ou punições excessivamente severas, vem da Grécia antiga, quando um legislador ateniense foi eleito para fazer o primeiro código escrito de leis daquela cidade-estado, tendo estipulado punições severas para infrações brandas.
O que eram as Fratrias?
As sociedades gentílicas passaram a ser controladas por aqueles que controlavam os instrumentos de poder. Com o passar do tempo, as elites dos genos com afinidades culturais mais visíveis se uniram em grupos maiores que poderiam assegurar o controle de suas propriedades. Surgiam assim as chamadas fratrias.
Como era a divisão da sociedade espartana?
A sociedade espartana era dividida em três estamentos compostos por esparciatas,periecos e hilotas. Os esparciatas eram homens livres, considerados os mais ricos e poderosos da cidade, que possuíam privilégios econômicos e políticos.
Como era composta uma pólis?
A polis era controlada por uma oligarquia aristocrática e possuía uma organização própria e, portanto, independência social, política e econômica. A organização social da polis era constituída basicamente por homens livres (os cidadãos gregos) nascidos na polis, mulheres, estrangeiros (metecos) e escravos.
Quem governou Atenas assim que a monarquia foi derrubada?
A Democracia Ateniense
Clístenes foi eleito arconte, após a derrubada de Hiparco, com a ajuda das massas. Governou Atenas de 508 a 502 a.C. Suas principais reformas foram: a) Criou a Democracia (governo do povo).
O que são os hilotas?
Os hilotas eram a classe mais baixa da sociedade espartana, que vivia nas terras dos aristocratas da cidade e tinha de cultivá-las para sobreviver. Uma parte do que era produzido pelos hilotas ficava com os esparciatas, aqueles considerados cidadãos.
O que significa polis grego?
A pólis grega ou cidade-Estado é um dos elementos fundamentais da civilização grega, resultante da conjugação de um conjunto variado de fatores.
Quem eram as pessoas que não podiam participar das decisões políticas?
Escravos, mulheres e estrangeiros não poderiam participar nas instituições democráticas. Em geral, acredita-se que apenas 30% da população adulta de Atenas era elegível para participar do processo eleitoral.
Quem poderia votar na Grécia Antiga?
O poder legislativo competia à Assembleia do Povo ou Ecclesia, uma assembleia constituída pela totalidade dos cidadãos e que aprovava as leis; decidia da guerra ou da paz; elegia ou sorteava os membros de outras instituições; votava cidadãos ao ostracismo (isto é, ao exílio).
Qual o sinônimo da palavra inveja?
Qual é o rio mais limpo do Brasil?