Qual é a diferença entre acidente de trabalho e do trabalho?

Perguntado por: Rafael Moreira de Pinheiro  |  Última atualização: 11. Mai 2025
Pontuação: 4.6/5 (43 avaliações)

as doenças profissionais: que são as adquiridas pelo exercício do trabalho, ou seja, aquelas desencadeadas em razão da atividade exercida pelo trabalhador; as doenças do trabalho: são as adquiridas em razão do ambiente de trabalho, isto é, aquelas que decorrem das condições em que o trabalho é realizado.

Qual a diferença de acidente de trabalho e doença do trabalho?

Qual a diferença entre acidente de trabalho e doença ocupacional? A diferença entre esses termos é simples: as doenças ocupacionais estão incluídas na probabilidade de acidentes de trabalho. Em outras palavras, é uma lesão que pode ocorrer em decorrência de uma atividade realizada por um funcionário.

O que é um acidente de trabalho?

Incidente de trabalho é o evento não programado com potencial de se tornar um acidente, seria um "quase acidente", e essa consequência inesperada não leva a dano material e também não atinge a saúde do trabalhador.

O que é considerado como acidente de trabalho?

Conforme dispõe o art. 19 da Lei nº 8.213/91, "acidente de trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art. 11 desta lei, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, ...

Quais são os dois tipos de acidente de trabalho?

Acidentes de trânsito: Podem ocorrer quando um trabalhador se envolve em um acidente durante o trajeto entre sua residência e o local de trabalho. Intoxicação: Resulta da exposição a substâncias tóxicas ou venenosas no ambiente de trabalho, como produtos químicos ou gases perigosos.

Diferença Entre Acidente de Trabalho e Doença do Trabalho

35 questões relacionadas encontradas

Quais são os 4 tipos de acidente de trabalho?

Sabendo disso, podemos classificar os tipos de acidente de trabalho de acordo com a natureza e as circunstâncias do incidente, como lesões corporais ou perturbações funcionais que resultem em morte, incapacidade temporária ou permanente, total ou parcial, do trabalhador.

Quais são os 3 tipos de acidentes do trabalho?

Os acidentes em serviço podem ser classificados, quanto à forma como ocorrem, em:
  1. Acidente Típico: ...
  2. Acidente de Trajeto: ...
  3. Doenças Relacionadas ao Trabalho:

O que é acidente de trabalho e exemplos?

Há outras várias hipóteses que se enquadram como acidente de trabalho, como o ocorrido no trajeto da residência para o trabalho e vice versa. Os mais comuns são acidentes típicos, instantâneos, e as doenças ocupacionais, que atingem o trabalhador ao longo dos anos de trabalho, como a surdez, por exemplo.

Quando não é considerado acidente do trabalho?

Quando não é considerado acidente de trabalho

Exceto quando o empregado sofre acidente em razão de sua participação voluntária em atividade de lazer, sendo por práticas esportivas, por exemplo, em seu tempo livre, sem qualquer determinação do empregador.

Quais são os principais acidentes de trabalho?

Quais os acidentes de trabalho mais comuns?
  • Quedas;
  • Choques contra objetos;
  • Choques elétricos;
  • Golpes provocados por ferramentas;
  • Fraturas;
  • Contusão e esmagamento;
  • Lesões por Esforços Repetitivos (LER);
  • Distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho (Dort);

Qual o prazo de estabilidade por acidente de trabalho?

118 da Lei 8.213/91, garantindo assim a estabilidade a todo empregado pelo período de 12 meses, a contar da cessação do auxílio-doença acidentário. De onde vêm as informações do Jusbrasil?

Qual é o Cid de acidente de trabalho?

Código CID Y96 Circunstância relativa às condições de trabalho - PEBMED.

De quem é a responsabilidade de emitir a CAT?

QUEM DEVE ABRIR A CAT ? A empresa é obrigada a abrir a CAT no período de 24 horas após o acidente, quando for acidente típico ou de trajeto. Caso ela se recuse a emitir a CAT, a mesma poderá ser feita pelo Sindicato, pelo médico, pelo próprio segurado ou seu dependente ou por uma autoridade pública.

Quando vc sofre um acidente de trabalho o que acontece?

O trabalhador que sofre acidente do trabalho tem direito a um período de estabilidade que é de 12 meses a contar da alta concedida pelo INSS, ou seja, por esse período não pode ser dispensado sem justa causa (mas pode ser dispensado por justa causa).

Quais são consideradas doenças do trabalho segundo o INSS?

A lista continua com os problemas de visão, asma ocupacional, antracose pulmonar, dermatose ocupacional, perda auditiva, doenças psicossociais – depressão, estresse, ansiedade, síndrome do pânico, Síndrome de Burnout –, enfermidades na coluna, nos ombros, encurtamento de tendões e dores crônicas.

Quais são as doenças que não são consideradas como doença do trabalho?

Doenças que não podem ser consideradas doenças ocupacionais

Confira quais são: Doenças degenerativas: câncer, diabetes, esclerose múltipla, osteoartrose, osteoporose, degeneração dos discos vertebrais, hipertensão arterial, Mal de Alzheimer, Mal de Parkinson, Coreia de Huntington, entre outras.

O que pode descaracterizar um acidente de trabalho?

O acidente de trajeto poderá ser descaracterizado quando o trabalhador, por algum motivo alterar seu percurso, seja indo de casa para o trabalho, ou do trabalho para casa.

O que a empresa deve fazer em caso de acidente de trabalho?

Nesse sentido, quando ocorre um acidente de trabalho com um empregado, a empresa deve emitir uma Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), visto que é obrigada a realizar comunicação à Previdência Social, independente de ser afastada ou não das atividades.

Quais os direitos do trabalhador que se acidenta fora do horário de trabalho?

Caso o trabalhador precise ficar afastado por mais de 15 dias, o mesmo passará então a ter direito ao auxílio-doença acidentário, que é pago pelo INSS. Vale lembrar que no caso do auxílio-doença acidentário, é possível recebê-lo, sem nem ao menos ter o tempo mínimo de contribuição exigido pelo INSS.

Qual é o valor de uma indenização por acidente de trabalho?

Para a CLT, o valor da indenização deve ser de até 50 vezes o salário da vítima, conforme a gravidade da situação.

Qual o maior causador de acidente de trabalho?

“Os fatos mostram que a principal razão dos acidentes de trabalho é a falta de investimento. Não há na maioria das empresas programas de gestão de riscos e de perigos para levar à prevenção. Prevenir coletivamente exige gastos, exige dinheiro”, destaca o advogado Raimundo Simão.

Quais são os 5 acidentes?

  • Com objetos cortantes. Objetos pontiagudos podem ser encontrados em diversos tipos de ambientes de trabalho, incluindo escritórios, fábricas, laboratórios e até restaurantes. ...
  • Com máquinas. ...
  • Contato constante com riscos físicos. ...
  • Contaminação Química. ...
  • Contaminação Biológica.

Quem deve investigar acidente de trabalho?

De acordo com a NR 5, a investigação de acidente deve ser feita pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), envolvendo: Acidentado; Testemunhas; e. Supervisão direta.

O que significa a sigla CAT?

A Comunicação de Acidentes de Trabalho (CAT) é o documento que informa ao INSS que o trabalhador sofreu acidente de trabalho ou suspeita-se que tenha adquirido uma doença de trabalho. Em caso de acidente ou doença a empresa deve emitir a CAT e ser preenchida pelo RH da empresa.

Quais são as causas de acidente de trabalho?

As principais causas do acidente de trabalho, geralmente são a falta de atenção no desenvolvimento das atividades, a não utilização de equipamento de proteção individual como luvas, capacetes, botas, óculos de proteção, uniformes, cintos, dentre outros, bem como atos inseguros praticados pelo trabalhador e as condições ...

Artigo anterior
O que falar ao abordar um cliente?
Artigo seguinte
Quais as 7 coisas que Deus odeia?