Qual é a diferença de citologia Papanicolau?

Perguntado por: Sérgio Martim Lourenço Sá  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (13 avaliações)

A citologia do colo do útero ou colpocitologia, vulgarmente conhecido como Papanicolau, é um exame ginecológico que serve de rastreio do cancro do colo do útero. Tradicionalmente, o exame realizado era a citologia convencional com esfregaço de Papanicolau (realizado numa lâmina).

Qual a diferença entre o Papanicolau e transvaginal?

O ultrassom transvaginal é uma ótima forma de identificar o problema. Para evitar a progressão desse câncer, basta que a mulher realize o exame de papanicolau, que detecta alterações celulares precocemente.

Qual a diferença entre o exame Papanicolau e preventivo?

O que é Preventivo? O exame preventivo é popularmente conhecido como exame Papanicolau, uma homenagem ao patologista grego Georges Papanicolau, que criou o método. É um exame que deve ser realizado por todas as mulheres anualmente, como parte dos exames de rotina para mulheres.

Quando se deve fazer citologia?

Citologia a cada três anos, a partir dos 21 anos e/ou pelo menos três anos após o início da vida sexual e, partir dos 30 anos, co-teste (citologia e teste de HPV) de cinco em cinco anos.

O que a citologia detecta?

O exame consiste em coletar células do colo do útero e diagnosticar lesões ou alterações presentes no órgão que podem indicar o Papilomavírus Humano (HPV), que é o maior causador do câncer de colo de útero.

Citologia ou Papanicolau

40 questões relacionadas encontradas

Como é o resultado de câncer de útero?

O diagnóstico das lesões pré-cancerosas e cancerosas é feito pelo exame de Papanicolau, pela colposcopia - que permite a visualização do colo do útero e da vagina com lentes de aumento - e pela biópsia do tecido do colo do útero.

Qual o exame que detecta o câncer de útero?

Câncer de colo de útero

O papanicolau é a principal forma de detectar lesões que podem vir a desenvolver a doença. É um procedimento simples que analisa amostras de células recolhidas do colo do útero por meio de raspagem com uma espátula e escovinha.

Qual a idade certa para fazer o preventivo?

- Quando fazer o preventivo? Toda mulher que tem ou já teve atividade sexual deve submeter-se a exame preventivo periódico, especialmente dos 25 aos 59 anos de idade. O exame deve ser feito dez ou vinte dias após a menstruação, pois a presença de sangue pode alterar o resultado.

Qual o melhor período para fazer preventivo?

O melhor período para realizar o exame é uma semana após o último dia de menstruação, já que o colo do útero estará sem resíduos e mais acessível ao exame.

Quando o resultado do preventivo é preocupante?

Os achados do seu preventivo sao normais, salvo os bacilos supra citoplasmaticos. Porem, devera ser tratado apenas se houver queixa de corrimento (secrecao vaginal alterada) ou achado anormal no exame clinico do seu medico. Importante procurar seu ginecologista para maiores esclarecimentos.

Tem algum exame que substitui o Papanicolau?

O exame de Papanicolaou, realizado preventivamente pelas mulheres na consulta ginecológica, foi substituído agora pelo teste de HPV (Papiloma Vírus Humano) na rede pública de saúde de Indaiatuba, interior de São Paulo, e poderá se tornar um modelo de sucesso a outros municípios brasileiros.

O que se faz no preventivo?

O exame consiste em coletar células do colo do útero e diagnosticar lesões ou alterações presentes no órgão que podem indicar o Papilomavírus Humano (HPV), que é o maior causador do câncer de colo de útero.

Quantos dias depois do preventivo pode ter relação?

9. Quantos dias depois do preventivo pode ter relação? Não há restrição de dias após a coleta do exame.

O que não pode fazer antes do preventivo?

Não ter relação sexual, nem mesmo com camisinha, dois dias antes do exame; não usar duchas ou medicamentos vaginais nos dois dias anteriores ao exame e não estar menstruada (regulada). Em caso de sangramento fora do período menstrual, a mulher deve procurar o serviço de ginecologia.

Tem algum problema fazer o preventivo 2 dias antes da minha menstruação?

Não adianta colher o material para papanicolau pouco antes ou logo depois da menstruação. Nesse período, o útero descama naturalmente, o que pode prejudicar os resultados. O ideal é marcar com seu médico para fazer a coleta uma semana antes ou dez dias depois do fluxo menstrual.

Como se preparar para o exame preventivo?

Para garantir um resultado correto, a mulher não deve ter relações sexuais (mesmo com camisinha) nos dois dias anteriores ao exame, evitar também o uso de duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores à realização do exame.

Pode fazer o preventivo com 18 anos?

A mulher deve começar a fazer o preventivo a partir dos 21 anos. A mulher não precisa ser sexualmente ativa antes do exame, pois o mesmo pode ser realizado em mulheres virgens.

Pode fazer Papanicolau com 18 anos?

Olá. Pelo Ministério da Saúde, o primeiro Papanicolaou deve ser colhido aos 25 anos. No entanto, devido ao início precoce da vida sexual, as mulheres tem se expondo cada vez mais precocemente ao vírus HPV de alto risco.

Como é feito o exame preventivo em virgem?

E a resposta é: não meninas, virgem não colhe preventivo.

Para chegar até o colo do útero, é preciso abrir caminho e isso é feito com um aparelho chamado espéculo vaginal, que muita gente também conhece como bico de pato.

Como entender o resultado de uma biópsia do útero?

O resultado é dito positivo ou anormal quando são identificadas alterações no tecido uterino, podendo ser indicativo de pólipo uterino, crescimento anormal do tecido do útero, câncer do colo de útero ou infecção por HPV, por exemplo.

Como entender o resultado de uma biópsia?

Como entender o resultado do exame de biópsia da mama? O resultado do exame deve ser interpretado pelo médico que solicitou e pode indicar ausência de células cancerígenas (nódulo benigno) ou presença de células cancerígenas ou tumorais (nódulo maligno).

Pode tomar banho antes de fazer o preventivo?

– Não faça ducha vaginal. O exame Papanicolau pode ser prejudicado. Entretanto, tomar banho não traz nenhum risco. – Tente agendar sua visita entre cinco a sete dias após a menstruação, quando as mamas estão mais macias.

Quem nunca fez preventivo?

Uma em cada três brasileiras (31%) nunca realizou ou fez apenas uma vez o exame de Papanicolau, principal recurso para detectar lesões que podem levar ao câncer de colo do útero.

Quais exames substitui o preventivos femininos?

Dia Internacional da Mulher: saiba quais exames preventivos devem ser feitos periodicamente para manter a boa saúde
  • História clínica e exame clínico. ...
  • Papanicolau. ...
  • Colposcopia/vulvoscopia. ...
  • Mamografia. ...
  • Ultrassom de mamas. ...
  • Ultrassom transvaginal. ...
  • Densitometria óssea. ...
  • Exames hematológicos, sorologias e dosagens hormonais.

Qual a diferença do exame Papanicolau e colposcopia?

A colposcopia é o único exame que permite a avaliação detalhada do colo do útero e que permite a biópsia dirigida de áreas suspeitas. A citologia do colo do útero (Papanicolau) deve ser realizada antes da colposcopia, uma vez que este é o único exame implementado como rastreio do cancro do colo do útero.

Artigo anterior
O que é o agregado na construção civil?
Artigo seguinte
Quais os motivos para interditar uma pessoa idosa?