Quando se aplica a propriedade distributiva?

Perguntado por: Álvaro Magalhães  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (38 avaliações)

A propriedade distributiva é utilizada quando um número está multiplicando uma adição ou subtração. Basta multiplicar separado cada termo e, somar ou subtrair o resultado.

Como funciona a distributiva?

Propriedade distributiva

A multiplicação de um número por uma soma é igual à soma das multiplicações desse número por cada uma das parcelas.

Como fazer distributiva de 3 termos?

2x – 3(4 – x) = 5 + 4(2x + 1) → aplicar a propriedade distributiva na eliminação dos parênteses. 3(x – 5) + 2(2x – 4) = x – 1 → aplicar a propriedade distributiva na eliminação dos parênteses. 3x – 15 + 4x – 8 = x – 1 → organizar a equação. 3x + 4x – x = –1 + 15 + 8 → aplicar as operações indicadas.

Como multiplicar entre parentes?

A propriedade distributiva proporciona outra maneira de proceder nestes casos, veja: Primeiro multiplicamos o por cada um dos números que estão entre parênteses e em seguida, adicionamos estes dois resultados. É importante saber que é a multiplicação que deve ser distribuída pela adição e não o contrário.

Qual o inverso da distributiva?

Considera-se que a propriedade distributiva tem um processo inverso: o chamado fator comum. Quando essas parcelas dispõem de um fator comum, é possível transformar a adição numa multiplicação a partir da extração do fator em questão.

PROPRIEDADE DISTRIBUTIVA DA MULTIPLICAÇÃO - em relação à adição e à subtração

44 questões relacionadas encontradas

Qual o elemento inverso da adição?

Inverso aditivo: o elemento (procurado) que somado com um elemento (dado) resulta o elemento neutro aditivo, nestes casos, precisamente o número zero.

Qual elemento nulo da multiplicação?

A propriedade do elemento neutro da multiplicação refere que qualquer número multiplicado por 1 mantém a sua identidade. Por outras palavras, qualquer número multiplicado por 1 fica igual.

Como fazer a distributiva?

A propriedade distributiva é utilizada quando um número está multiplicando uma adição ou subtração. Basta multiplicar separado cada termo e, somar ou subtrair o resultado. Nós distribuímos a multiplicação do 2, para o 8 e para o 3.

Como resolver contas entre parênteses?

Assim como acontece com as operações, esses sinais de associação possuem uma ordem que deve ser respeitada. Primeiro, resolvemos os parênteses, quando acabarem os cálculos dentro dos parênteses, resolvemos os colchetes; e quando não houver mais o que calcular dentro dos colchetes, resolvemos as chaves.

Qual é a regra de sinais?

Ao se somar dois números de mesmo sinal, some os módulos e mantenha o sinal; Ao se somar dois números de sinais diferentes o sinal do maior módulo permanece; Ao se multiplicar dois números com mesmo sinal o resultado será positivo; Ao se multiplicar dois números de sinais opostos o resultado será negativo.

Como fazer distributiva com frações?

Encontre o mínimo múltiplo comum (MMC) para todos os denominadores. Nesse passo, você pode ignorar todos os números inteiros. Procure apenas pelas frações e calcule o MMC de todos os denominadores. Para calcular o MMC, você deve encontrar o menor número igualmente divisível por todos os denominadores das frações.

Quando fazer chuveirinho?

Propriedade distributiva da multiplicação (chuveirinho)
  1. → Quando apenas um dos fatores é uma adição.
  2. → Quando os dois fatores são adições.
  3. → Adições de três ou mais parcelas.

O que é a propriedade distributiva?

A propriedade distributiva permite-nos calcular o valor de expressões na forma a×(b + c). Este método segue a regra oficial da “ordem das operações” que aprendemos anteriormente. Distribuímos o 4 pelo 8 e depois pelo 3. Depois temos de nos lembrar de multiplicar primeiro, antes de fazer a soma!

Como é que se faz cálculo com chuveirinho?

Basta aplicar o “chuveirinho” para chegar ao resultado da multiplicação. Vamos ver alguns exemplos: 3.5 + 7 = 3.5 + 3.7 = 15 + 21 = 36. (2 + 8).

O que é propriedade do elemento nulo?

Propriedade do elemento neutro

Na adição o elemento neutro é o zero. Todo número somado a zero, resulta no próprio número. Somar zero não altera o resultado.

Quais são os elementos da multiplicação?

Em uma multiplicação, cada termo recebe um nome.
  • Fatores: os números que estamos multiplicando.
  • Produto: o resultado da multiplicação.

Quando multiplicamos um número por zero?

Quando você multiplica um número por zero, a resposta é sempre zero.

Quais são os elementos da adição?

Os números envolvidos na soma são chamados de Parcelas, e o resultado da operação é a soma ou total. Por exemplo, na operação , o dois e o oito são as parcelas e o dez é a soma ou total.

Qual a propriedade aplicada 12 11 11 12?

A propriedade que devemos utilizar é a comutativa, na qual podemos trocar as ordens das parcelas e o resultado ainda é o mesmo.

O que é o elemento neutro da adição?

Vamos aprender qual é o elemento neutro da adição: numa soma, o elemento neutro é aquele que não altera o seu valor. Por isto mesmo, como é fácil de imaginar, o elemento neutro da adição corresponde ao zero.

Como resolver uma equação de 1 grau com fração?

No caso das frações, devemos reduzir os denominadores ao mesmo valor, aplicando o cálculo do mínimo múltiplo comum (mmc). Depois de calculado, devemos dividir o novo denominador pelo anterior e multiplicar o resultado pelo numerador correspondente.

Artigo anterior
É verdade que as pedras tem energia?
Artigo seguinte
O que Peter Singer fala sobre a ética?