Qual é a diferença de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez?

Perguntado por: Joel Mateus Almeida  |  Última atualização: 3. Juni 2024
Pontuação: 4.1/5 (69 avaliações)

A principal diferença entre auxílio-doença e aposentadoria por invalidez é em relação à permanência da incapacidade que um trabalhador enfrenta para exercer suas funções. Enquanto a aposentadoria por invalidez requer incapacidade permanente, a concessão do auxílio-doença determina incapacidade temporária.

Quando o auxílio-doença se transforma em aposentadoria por invalidez?

Para converter o auxílio-doença em aposentadoria por invalidez, é preciso que o segurado esteja recebendo o auxílio-doença há pelo menos dois anos e que seja constatada pela perícia médica do INSS a impossibilidade de recuperação ou reabilitação para o exercício da atividade laboral.

Qual o valor da aposentadoria por invalidez após auxílio-doença?

Hoje, um segurado do INSS que se aposenta por incapacidade permanente recebe 60% do salário de benefício, com acréscimo de dois pontos percentuais para cada ano de contribuição que exceder o tempo mínimo (20 anos homens e 15 anos mulheres).

Qual a vantagem de se aposentar por invalidez?

Veja bem, a vantagem da aposentadoria por invalidez é ser um beneficio de longa duração. O INSS pode fazer uma nova avaliação do segurado a cada dois anos. Já o auxílio-doença, é concedido por períodos mais curtos, sempre a depender da incapacidade a ser analisada caso a caso.

Qual doença dá direito a aposentadoria por invalidez?

A nova lei lista as seguintes doenças como passíveis de aposentadoria por invalidez, com proventos integrais: tuberculose ativa, alienação mental, neoplasia maligna, cegueira, cardiopatia descompensada, hanseníase, leucemia, pênfigo foliáceo, paralisia, síndrome da imunodeficiência adquirida (Aids), nefropatia grave, ...

Aposentadoria por Invalidez ou auxílio doença: Qual é o melhor?

24 questões relacionadas encontradas

Quem se aposenta por invalidez recebe o salário integral?

Quem se aposenta por invalidez recebe o salário integral: Cálculo da Aposentadoria Após a Reforma. O cálculo do benefício mudou com a Reforma da Previdência. Agora, a aposentadoria por incapacidade permanente é calculada com um percentual base de 60% da média salarial, podendo aumentar conforme o tempo de contribuição.

Qual o prazo para a aposentadoria por invalidez se torna definitiva?

Embora seja considerado um benefício permanente, em algumas situações, a aposentadoria por invalidez se torna definitiva. Isso ocorre quando o beneficiário completa 60 anos de idade, já recebe o benefício por mais de 15 anos ou possui HIV/AIDS.

Qual a desvantagem da aposentadoria por invalidez?

Uma das desvantagens da aposentadoria por invalidez é a restrição na continuação da atividade laboral. Quando um segurado é considerado permanentemente incapaz para o trabalho, ele geralmente é afastado de suas funções profissionais e não pode mais exercer suas atividades remuneradas.

Como receber 100% da aposentadoria por invalidez?

No caso da aposentadoria por invalidez, é necessário ter contribuído por pelo menos 12 meses, exceto em casos de acidente de trabalho, doença decorrente do exercício da profissão ou doenças graves previamente listadas.

Quem é aposentado por invalidez tem que fazer perícia?

Aposentadoria por incapacidade permanente exige perícias regulares, pois, embora inicialmente permanente, pode ser revista a qualquer momento, não sendo vitalícia. A questão de quando o aposentado por invalidez não precisa mais fazer perícia é importante para muitos beneficiários.

É melhor se aposentar por idade ou por invalidez?

Por exemplo, se você já possui uma idade avançada, pode ser mais interessante buscar aposentadoria por idade. Por outro lado, se você possui uma condição de saúde que comprovadamente o (a) incapacita para o trabalho, a aposentadoria por invalidez pode ser a melhor opção.

Qual a idade mínima para se aposentar por invalidez?

Para solicitar a aposentadoria, os trabalhadores enquadrados no Regime Geral, que é administrado pelo INSS, precisam ter idade mínima de 62 anos, no caso de mulheres, e 65 anos, no caso de homens. Além disso, é necessário ter contribuído durante pelo menos 15 anos, no caso de mulheres, e 20 anos, no caso de homens.

Quem é aposentado por invalidez pode voltar a trabalhar?

A aposentadoria por invalidez, agora chamada de aposentadoria por incapacidade permanente após a Reforma da Previdência, é destinada a quem, por razões de saúde, não pode mais trabalhar. A incapacidade deve ser total e permanente.

Quem recebe auxílio por invalidez tem direito ao décimo terceiro?

Além de aposentados e pensionistas, terão direito ao pagamento antecipado segurados e dependentes que tenham recebido em 2024 o auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença), auxílio-acidente ou auxílio-reclusão.

Quanto tempo uma pessoa pode ficar encostado no INSS?

Em situações de afastamento temporário, o benefício pode ser concedido por até 120 dias, com a possibilidade de prorrogação por mais 60 dias, se necessário, mediante avaliação médica.

O que deve constar no laudo médico para aposentadoria por invalidez?

O laudo médico para a perícia do INSS, visando o auxílio-doenca, deve constar um diagnóstico preciso, histórico da doença, tratamentos realizados e impacto funcional na capacidade de trabalho. Descrições detalhadas da incapacidade, suas limitações e também o CID das doenças.

Qual o valor da aposentadoria por invalidez em 2024?

Vamos ver as possibilidades: Para homens: será 60% do SB + 2% para cada ano que exceder a 20 anos de tempo de contribuição. Para mulheres: será 60% do SB + 2% para cada ano que exceder a 15 anos de tempo de contribuição.

Porque o INSS nega aposentadoria por invalidez?

Antes de tudo, é importante entender quais são os motivos utilizados pelo INSS para negar os benefícios. Eles podem ter relação com documentação incompleta, reprovação na perícia médica, erro de análise do próprio INSS ou o fato do segurado não ter direito ao benefício pedido.

O que significa o código 32 na aposentadoria por invalidez?

O código 32 é usado para identificar a aposentadoria por invalidez comum e se diferenciar da aposentadoria por invalidez acidentária, concedida ao segurado que sofreu acidente de qualquer natureza, no trabalho ou no trajeto. Para esta última situação, o benefício solicitado ao INSS deve ser o 92.

Qual o tipo de aposentadoria mais vantajosa?

Geralmente, a aposentadoria por idade é mais vantajosa devido a não aplicação do fator previdenciário. Além disso, a aposentadoria por tempo de contribuição torna-se menos favorável devido ao aumento da expectativa de vida do brasileiro. Para saber mais, acesse o site do Ministério da Previdência Social aqui.

Que tipo de aposentadoria por invalidez não pode ser cortada?

A resolução também diz que não poderá haver corte caso o cidadão não tenha mais a documentação que apresentou na data da concessão, há mais de dez anos, a não ser nos casos em que forem provadas fraude ou má-fé.

O que acontece se um aposentado por invalidez for pego trabalhando?

Isto quer dizer, não pode exercer nenhuma atividade profissional, pois na aposentadoria foi comprovada a incapacidade para qualquer tipo de serviço. Dessa forma, caso seja constatado que o aposentado está exercendo atividade remunerada, o benefício será suspenso.

Quais são as doenças que aposentam por invalidez com proventos integrais?

Doenças graves previstas em lei
  • Alienação mental.
  • Cardiopatia grave.
  • Cegueira bilateral.
  • Contaminação por radiação.
  • Doença de Alzheimer.
  • Doença de Parkinson.
  • Espondiloartrose anquilosante.
  • Estado avançado da doença de Paget - osteíte deformante.

O que vai mudar na aposentadoria por invalidez em 2024?

Algumas regras de transição passam a valer agora em 2024. Quem quiser se aposentar a partir deste ano terá que comprovar mais tempo de contribuição e ter uma idade maior do que em anos anteriores. Ou seja, a soma do tempo de contribuição com a idade precisa ser mais alta.

Artigo anterior
Para que serve o Bupium XL?
Artigo seguinte
Quais cores usar em um casamento rústico?