O que seria um currículo multicultural?
Perguntado por: Salomé Victória Freitas | Última atualização: 16. April 2022Pontuação: 4.9/5 (44 avaliações)
Consiste em um estudo das questões culturais que perpassam na escola, no tratamento didático- metodológico com as diferenças, e no reconhecimento da diversidade cultural como parte integrante do contexto escolar de saberes e práticas docentes.
O que é multiculturalismo no currículo escolar?
O multiculturalismo na escola pode ser entendido como possibilidade de inclusão de todos à educação, independente das diversidades e dos grupos minoritários, geralmente excluídos e marginalizados. Um currículo ampliado abrangerá as necessidades dos grupos minoritários e reconhecerá a singularidade dos indivíduos.
Qual é o conceito de multicultural?
O multiculturalismo é a inter-relação de várias culturas em um mesmo ambiente. É um fenômeno social que pode ser relacionado com a globalização e as sociedades pós-modernas. ... A ideia de um grupo multicultural pressupõe que os grupos culturais estariam interligados, em função do contato que as culturas têm entre si.
Por que a postura multicultural deve estar na fundamentação do currículo?
O principal dever do multiculturalismo é romper com o preconceito e a visão hierarquizada de cultura. Desconstruir construções sociais já normatizadas, que são racistas e trabalhar o contexto escolar a partir da realidade em que o aluno esta inserido.
Como trabalhar o multiculturalismo na sala de aula?
A escola precisa estar sempre preparada para reflexão que possibilite aos envolvidos com a educação, compreenderem as implicações étnicas e assim possam respeitar e promover as diferenças proporcionando para que ocorra cada vez mais o respeito pelos direitos humanos e a valorização da diversidade.
A Importância da Inteligência Multifocal para a Qualidade de vida - Dr. Augusto Jorge Cury
Como promover o multiculturalismo?
Dar a criança oportunidade de conhecer a si mesmo e ao outro; Trabalhar a interação para que as crianças possam relacionar-se, bem como respeitar as diferenças um do outro; Promover a valorização cultural através da leitura e interpretação de textos literários refletindo sobre o tema.
Qual o papel da escola no multiculturalismo?
A educação multicultural oferece ao professor o melhor desempenho em sua tarefa pedagógica, valorizando a perspectiva do aluno e possibilitando a construção de um currículo mais próximo de sua realidade, pois uma formação multiculturalmente orientada, propiciará resultados que satisfaçam as necessidades da sociedade.
Qual a importância de refletir a respeito da temática multiculturalismo considerando suas relações com contextos curricular educacional na contemporaneidade?
A importância de refletir a respeito da temática multiculturalismo, considerando suas relações com o contexto curricular e educacional na contemporaneidade, se dá por meio do aprendizado com a inserção de diferentes culturas.
Por que o currículo escolar deve inserir e respeitar as diferentes culturas?
Por ser o currículo um dispositivo educativo que representa uma hibridização de conhecimentos e valores éticos, culturais e sociais, ele precisa ser proposto pelo trabalho pedagógico, uma vez que educação e currículo devem ser vistos e considerados como ferramentas indispensáveis ao desenvolvimento do processo social e ...
Qual o objetivo principal do multiculturalismo?
O multiculturalismo é um movimento social surgido nos estados unidos e tem como objetivos principais: a luta pelos direitos civis dos grupos dominados, excluídos por conta de não pertence a uma cultura e classe social considerada superior a euro americana, branco, letrado, masculino, heterossexual e cristão.
Qual a teoria do multiculturalismo?
O Multiculturalismo é a teoria que defende a valorização da cultura dos diversos grupos que compõem a humanidade, que defende que ser diferente não significa ser nem melhor nem pior do que ninguém, que é contra a uniformização ou padronização do ser humano, que valoriza as minorias e suas especificidades e que entende ...
Quais são os tipos de multiculturalismo?
Trata-se de um texto teórico baseado em uma revisão de literatura que foca os diferentes tipos de multiculturalismo: Multiculturalismo Conservador, Multiculturalismo Liberal ou Humanista, Multiculturalismo Liberal de Esquerda e o Multiculturalismo Crítico ou Intercultural.
Como surgiu o conceito de multiculturalismo?
O fenômeno do multiculturalismo surgiu em final dos anos 1970 como projeto pedagógico, sobretudo para a escola e a universidade, mas também para o emprego público e a vida associativa.
Que estratégias pedagógicas podem ser selecionadas para articular currículo e multiculturalismo?
Como articular currículo e multiculturalismo? ... Os professores devem discutir sobre as questões voltadas ao pluralismo cultural, entre outras questões como diversidades racial, étnica e sexual, enfim, discutir sobre as diferenças as quais os seres humanos possuem.
Quais são os tipos de currículo escolar?
- Currículo Formal (prescrito);
- Currículo Real (em ação);
- Currículo Oculto (implícito).
O que não pode faltar no currículo escolar?
- Integrar diferentes áreas do conhecimento. ...
- Problematizar a hierarquização das disciplinas. ...
- Trabalhar em espaços de planejamento conjunto, com estímulo à formação dos professores.
Qual o papel da cultura no currículo escolar?
Conforme exposto podemos considerar que a cultura tem um importante papel no processo de aprendizagem, pois ela permite não só a socialização, mas discussão de diferentes saberes no ambiente escolar, através do conteúdo cultural podemos exemplificar vários temas,nas diferentes disciplinas do currículo escolar.
Qual a relação do currículo escolar com a cultura?
Quando se entende um currículo como um conjunto de práticas por meio das quais significados são produzidos e compartilhados em um grupo, a cultura evidencia-se no respeito e no acolhimento das manifestações culturais dos estudantes, por mais desprestigiadas que sejam.
Por que os conceitos de escola currículo e cultura estão interligados?
Conhecimento, cultura e currículo se relacionam inteiramente, pois os atos de ensinar e aprender ocorre em todo lugar, e na escola as diversidades culturais devem ser discutidas para que os educandos possam aplicar os conhecimentos obtidos também fora da sala de aula, a realidade de cada indivíduo possibilita a ...
O que é multiculturalismo Qual o papel da educação escolar na formação de uma sociedade em que prevaleça o respeito pela diversidade cultural?
O multiculturalismo é um princípio que defende a necessidade de se ir além das atitudes de tolerância entre diferentes culturas num mesmo território ou nação. Para que possa haver uma coexistência harmoniosa, devem ser respeitadas as diferenças entre culturas que habitam um mesmo Estado.
Como o entendimento do multiculturalismo pode ajudar a pensar a educação na escola?
A questão do multiculturalismo deve ser levada para discussões dentro de sala de aula para criar um ambiente que aceite melhor as diferenças e assim despertar problematizações como as questões de racismo e preconceito entre os alunos, além de poder avaliar e entender o propósito cultural ou político envolvido, ...
Como deve ser a relação da escola com a comunidade?
Comunidade e escola precisam criar através da educação, uma força para superar as suas dificuldades, construindo uma identidade própria e coletiva, atuando juntas como agentes facilitadores do desenvolvimento pleno do educando.
Quais as principais características do multiculturalismo?
Uma das principais características do multiculturalismo é que tende a combinar elementos de diversas culturas em uma nova e diferente expressão cultural.
Qual seria o desafio do multiculturalismo?
O desafio de um multiculturalismo prescritivo está na dificuldade em compatibilizar a reivindicação de uma diferença que é um valor para o coletivo e, ao mesmo tempo, combater as relações de desigualdade e de opressão que se constituíram exatamente a partir dessas diferenças.
O que a história cultural trouxe de novo?
A Nova História Cultural trouxe novos paradigmas, dentre eles o de prática e repre- sentação, “a história das práticas religiosas e não da teologia, a história da fala e não da lingüística, a história do experimento e não da teoria cientifica” (p. 78).
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