Qual é a definição de material extrínseco?

Perguntado por: Filipe Matheus de Lourenço  |  Última atualização: 19. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (44 avaliações)

Semicondutores extrínsecos – Semicondutores dopados. Um semicondutor extrínseco , ou semicondutor dopado , é um semicondutor que foi dopado intencionalmente com o objetivo de modular suas propriedades elétricas, ópticas e estruturais.

O que é um material extrínseco?

Um material semicondutor submetido ao processo de • Um material semicondutor submetido ao processo de dopagem é chamado de material extrínseco. terá sua amplitude praticamente dobrada para aumento de 10 oC na temperatura de 10 oC na temperatura.

O que são materiais intrínsecos é extrínsecos?

Os semicondutores intrínsecos são aqueles nos quais o comportamento elétrico está baseado na estrutura eletrônica inerente do material puro, mas quando as características elétricas são determinadas por átomos de impurezas, o semicondutor é extrínseco.

O que é cristal Extrinseco?

Cristais extrínsecos

As impurezas são introduzidas na ordem de 1 átomo de impureza para 106 átomos do material semicondutor. O nome desse processo é chamado dopagem, e é responsável por introduzir elétrons livres ou lacunas no cristal semicondutor.

Como são processados os semicondutores extrínsecos?

Os semicondutores extrínsecos do tipo n são aqueles que possuem impurezas doadoras de elétrons, isto é, as impurezas possuem banda de valência com valores de gap de energia inferiores àquele do material puro, logo, elas são capazes de doar elétrons para a banda de condução.

MATERIALES EXTRÍNSECOS

35 questões relacionadas encontradas

O que são materiais semicondutores extrínsecos?

Um semicondutor extrínseco , ou semicondutor dopado , é um semicondutor que foi dopado intencionalmente com o objetivo de modular suas propriedades elétricas, ópticas e estruturais. ... Portanto, os semicondutores intrínsecos também são conhecidos como semicondutores puros ou semicondutores do tipo i.

Como são criados os semicondutores extrínsecos é quais os tipos existentes?

Em um semicondutor extrínseco, são esses átomos contaminantes estranhos na estrutura cristalina que fornecem principalmente os portadores de carga que transportam corrente elétrica através do cristal. Em geral, existem dois tipos de átomos contaminantes, resultando em dois tipos de semicondutores extrínsecos.

O que vem a ser um cristal de silício intrínseco?

Silício intrínseco

O Si intrínseco é um semicondutor puro, um cristal abstrato que não conta com nenhum outro tipo de elemento que não seja o principal. A 0K o semicondutor não pode conduzir, pois a camada de condução está vazia e a camada de valência está repleta de elétrons.

Qual a diferença entre semicondutores tipo NEP?

Semicondutor extrínseco do tipo N: Os elétrons excedentes se movem pelo material. Semicondutor extrínseco do tipo P: O excesso de cargas positivas equivale à existência com facilidade de “buracos” que propiciam a movimentação de elétrons e a condução da eletricidade.

O que são portadores majoritários é minoritários?

elétrons livres são portadores majoritários e as lacunas são portadores minoritários. chamados de impurezas aceitadora, será produzido um semicondutor do tipo P (positivo) pelo falta de um elétron nessa estrutura. as lacunas são portadores majoritário e os elétrons livres são portadores minoritários.

O que caracteriza um material do tipo N?

Semicondutores do tipo n

Um semicondutor extrínseco que foi dopado com átomos de doadores de elétrons é chamado de semicondutor do tipo n, porque a maioria dos portadores de carga no cristal são elétrons negativos.

Como agem as lacunas?

As lacunas agem como se fossem cargas positivas: indicadas com o sinal mais. elétrons de valência até a banda de condução.

Como são classificados os semicondutores?

Os semicondutores são classificados pelo tipo de condução elétrica que realizam. Eles podem ser de condução intrínseca ou condução extrínseca. Na condução intrínseca, os semicondutores recebem energia vinda do calor, luz ou tensão elétrica.

Quais são os tipos de materiais semicondutores?

O germânio (Ge) e o silício (Si) são os materiais semicondutores mais comuns. A produção de silício, entretanto, é mais explorada justamente por apresentar uma ligação química mais eficaz. O arseneto de compostos de gálio também pode ser utilizado como semicondutor.

O que são materiais semicondutores Cite exemplos?

São aqueles que estão numa situação intermediária, ou seja, em determinada situação são isolantes e em outra são condutores. Esses materiais são classificados como semicondutores. O silício e o germânio são os semicondutores mais utilizados no mercado. Vamos tomar como exemplo o silício.

São exemplos de átomos pentavalentes?

Átomos pentavalentes são chamados átomos doadores • Exemplos de impurezas doadoras: arsênio, o antimônio e o fósforo. Cada átomo trivalente está cercado por quatro vizinhos • Sete elétrons se encontrarão nas suas órbitas de valência.

O que é semicondutor do tipo P?

Os semicondutores do tipo P, por sua vez, são dopados com átomos que contêm três elétrons em sua última camada, como o elemento índio (In) ou o boro (B). Os três elétrons que estão nas últimas camadas vão ser compartilhados com o elemento químico semicondutor.

Qual a diferença entre dopagem tipo pé tipo N?

O nome N provém da negatividade gerada da carga negativa existente. P: nesta dopagem, há adição de boro ou gálio ao silício. Ambos possuem três elétrons na camada de valência. Quando são adicionados ao silício criam lacunas, que conduzem corrente e a ausência de um elétron cria uma carga positiva (por isso o nome P).

O que é dopagem tipo N?

Tipo N - Na dopagem tipo N, o fósforo ou o arsênico é adicionado ao silício em pequenas quantidades. O fósforo e o arsênico possuem cinco elétrons externos cada um, de forma que ficam fora de posição quando entram no reticulado de silício. O quinto elétron não tem a que se ligar, ganhando liberdade de movimento.

Quais as principais características de um cristal semicondutor puro?

Materiais semicondutores são aqueles que apresentam características de isolante e de condutor, ou seja, está no limiar da condução e da isolação, dependendo da forma como se apresenta sua estrutura química. O exemplo típico do material semicondutor é o carbono (C).

O que é dopagem de um cristal?

A dopagem é um processo químico no qual átomos estranhos são introduzidos na estrutura cristalina de uma substância. Em um cristal semicondutor a dopagem é geralmente realizada para alterar suas propriedades elétricas.

O que acontece com os portadores majoritários na polarização direta?

Com a movimentação dos portadores majoritários de ambos os lados da junção, no processo de recombinação a região de depleção cria uma barreira de potencial, favorecendo o processo de deriva que irá se opor ao processo de difusão.

Como são produzidos os semicondutores?

Os semicondutores são componentes eletrônicos, fabricados principalmente com silício, que possuem resistência intermediária entre condutores e isolantes. ... A maioria dos semicondutores é composta por silício, porém, o germânio também pode ser utilizado por possuir propriedades em comum.

Como fabricar semicondutores?

Na fabricação de dispositivos semicondutores, as várias etapas de processamento se enquadram em quatro categorias gerais: Deposição, Remoção, Padronização e Modificação das propriedades elétricas. A deposição é qualquer processo que cresce, casacos, ou de outra forma transfere um material sobre a bolacha.

O que são dispositivos semicondutores por que eles foram criados?

Seu emprego deve-se à habilidade de controlar o fluxo de corrente, executando as mesmas funções das válvulas eletrônicas, porém com grandes vantagens como tamanho, peso e durabilidade. Por estas razões o emprego dos dispositivos semicondutores trouxe um grande desenvolvimento à eletrônica.

Artigo anterior
O que é a natureza química?
Artigo seguinte
Qual é a Marinha mais poderosa do mundo?