Qual é a definição de imunização?

Perguntado por: Doriana Nogueira Pereira  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (29 avaliações)

Imunizar é o ato de adquirir proteção imunológica contra uma doença infecciosa. Objetiva aumentar nossa resisência contra infecções. Os meios de imunização são a vacina, imunoglobulina ou soro de anticorpos.

O que è a imunização?

A imunização é o processo pelo qual uma pessoa se torna imune ou resistente a uma doença infecciosa, normalmente pela administração de uma vacina. As vacinas estimulam o próprio sistema imunológico do corpo a proteger a pessoa contra infecções ou doenças posteriores.

O que é imunização e imunidade?

A imunização passiva é aquela que decorre da administração ou transferência de anticorpos contra antígenos ou agentes infecciosos específicos. Ao contrário da imunização ativa, a imunidade passiva é imediata, ou seja, administram-se anticorpos prontos, que conferem a imunidade prontamente.

Quais são os tipos de imunização?

Há dois tipos de imunização:
  • Imunização ativa.
  • Imunização passiva.

Qual o objetivo da imunização?

A imunização é um conjunto de métodos terapêuticos destinados a conferir ao organismo um estado de resistência, ou seja, de imunidade, contra determinadas enfermidades infecciosas. É uma das estratégias de prevenção mais significativas.

Imunizações (Vacinas) - Conceitos Básicos - Profa. Juliana Mello

44 questões relacionadas encontradas

Qual o objetivo da imunização e os tipos?

A imunização é definida como a aquisição de proteção imunológica contra uma doença infecciosa. Prática que tem como objetivo aumentar a resistência de um indivíduo contra infecções. É administrada por meio de vacina, imunoglobulina ou por soro de anticorpos.

Porque a vacina é tão importante?

As vacinas são a forma mais eficiente de prevenir doenças infecciosas. O pioneiro no desenvolvimento das vacinas foi Edward Jenner, um médico britânico que desenvolveu o imunizante contra a varíola, a qual foi declarada erradicada em 1979 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) – devido à grande eficácia do método.

Quais os dois tipos principais de imunização existentes?

A imunidade ativa pode ser natural, quando adquirida através de doença, ou passiva, quando adquirida por meio de vacinas.

O que é imunização natural e artificial?

A imunização ativa natural ocorre quando o indivíduo entra em contato com o agente patogênico natural, adquirindo a doença. Pode-se introduzir o agente patogênico atenuado ou mesmo o antígeno desse agente em processo denominado vacinação, é a imunização ativa artificial.

Como pode se classificar a imunidade?

A imunidade pode ser classificada de diversas formas, dentre elas podemos destacar a imunidade inata, presente em indivíduos saudáveis; e a imunidade adquirida, que ocorre após contato com um agente invasor e é específica contra esse agente.

Que tipo de imunização é a vacinação?

Por estimular o sistema imunológico, dizemos que esse é um tipo de imunização ativa.

O que é o sistema imunológico?

O sistema imunológico é a parte encarregada de nos proteger contra vírus e bactérias que tentam nos infectar. Ele é formado por diversas células, e cada uma delas também exerce funções específicas. As células que constituem o sistema imune são chamadas de células brancas, glóbulos brancos ou leucócitos.

O que significa Imunizadores?

Significado de Imunizador

adjetivo, substantivo masculino Que, ou o que imuniza. Etimologia (origem da palavra imunizador). Imunizar + dor.

O que é imunidade passiva e ativa?

A imunidade ativa é aquela que ocorre quando o próprio corpo do indivíduo produz uma resposta imune, enquanto a passiva é aquela em que o indivíduo recebe anticorpos já prontos, sem que seu sistema imunológico seja estimulado.

Como ocorre a imunização artificial?

A imunização ativa artificial consiste na produção de anticorpos pelo próprio organismo quando estimulado por vacinas que possuam antígenos capazes de desencadear resposta imunitária sem causar a doença.

O que é imunidade passiva de exemplos?

A imunidade passiva é fornecida quando uma pessoa recebe anticorpos contra uma doença, ao invés de produzi-los por meio de seu próprio sistema imunológico. Um bebê recém-nascido adquire imunidade passiva de sua mãe através da placenta.

Qual a importância de vacinar os bebês em seu primeiro ano de vida?

Através da vacinação, as crianças podem desenvolver imunidade sem sofrer as doenças reais que as vacinas impedem. Você sabia que: Os bebês recém-nascidos são imunes a muitas doenças, porque eles têm anticorpos que receberam de suas mães. No entanto, essa imunidade desaparece durante o primeiro ano de vida.

Qual é a diferença entre vacina e soro?

O soro é também um imunobiológico mas, diferentemente da vacina, é uma forma de tratamento, não de prevenção. Geralmente, o agente causador da doença é inoculado em um animal - no Instituto Butantan é produzido em cavalos -, que responde produzindo anticorpos.

Quais os órgãos que fazem parte do sistema imunológico?

O sistema imunológico possui vários órgãos linfoides, incluindo timo, nódulos linfáticos, baço e amídalas, agregados de tecido linfoide nos órgãos não linfoides, como as placas de Peyer no intestino, grupos de células linfoides dispersas pelos tecidos conectivo e epitelial do corpo; assim como por toda a medula óssea e ...

Quais são os órgãos que fazem parte do sistema imunológico?

O sistema imunológico é composto por órgãos: timo, baço, linfonodos, medula óssea, vasos linfáticos, dentre outros.

O que é bom para fortalecer o sistema imunológico?

10 dicas para fortalecer a imunidade
  1. Consuma mais vitaminas naturais.
  2. Confie nas especiarias e remédios naturais.
  3. Tome um pouco de sol todos os dias.
  4. Beba água regularmente.
  5. Pratique exercícios físicos.
  6. Cuide do seu sono.
  7. Reduza o consumo de alimentos industrializados.
  8. Evite álcool e cigarro.

Qual a imunidade de uma pessoa?

Os laboratórios que fazem testes para contabilizar os números de leucócitos no nosso organismo podem mensurar de maneira diferente, assim como a idade e o sexo da pessoa tende a fazer variar esse número. Mas, em um geral eles costumam permanecer na faixa de 4,500 a 10,000 glóbulos brancos.

Quais são os tipos de imunidade adaptativa?

A imunidade adquirida ou adaptativa é ativada pelo contato com agentes infecciosos e sua resposta à infecção aumenta em magnitude a cada exposição sucessiva ao mesmo invasor. Existem dois tipos de imunidade adquirida: a imunidade humoral e a imunidade celular.

O que é uma resposta imune?

Uma resposta imunológica é a reação do sistema imunológico a um antígeno. Imunoglobulina é outro nome para anticorpo. Interleucina é um tipo de mensageiro (citocina) produzido por alguns glóbulos brancos para afetar outros glóbulos brancos.

O que é a resposta imune primária?

A resposta primária é a reação do organismo quando entra em contato pela primeira vez com uma substância considerada estranha. O resultado é a ativação inicial do sistema macrofágico, seguida de ativação do sistema linfocítico.

Artigo anterior
Quantas calorias tem 200 gramas de alface?
Artigo seguinte
Como apagar para frente no Word?