Como a globalização acentua as desigualdades regionais?

Perguntado por: Júlia Ângela de Matos  |  Última atualização: 5. Februar 2025
Pontuação: 4.8/5 (10 avaliações)

Globalização econômica vincula-se à exclusão social a partir do momento em que a expansão massiva dos meios tecnológicos e de informação não atinge de forma democrática toda a população do planeta, favorecendo o acúmulo de riqueza para os mais ricos e dificultando, assim, a emancipação social dos mais pobres.

Qual a relação existente entre globalização e desigualdade?

No atual debate, pesquisadores e cientistas sociais argumentam que a globalização é o fator responsável pelo aumento da desigualdade na distribuição de renda nos países, uma vez que nas últimas décadas estudos apontam uma tendência ao crescimento das desigualdades sociais (OIT, 2011), sendo que mesmo nos países onde o ...

Quais os fatores que causaram as desigualdades regionais?

Partindo dessa premissa, trouxemos abaixo as principais causas da desigualdade social, especialmente na perspectiva da realidade brasileira.
  • Má distribuição de renda.
  • Acesso à educação deficitário.
  • Administração ruim dos recursos públicos.
  • Investimentos governamentais insuficientes.
  • Não garantia de serviços básicos.

Como se acentuaram as desigualdades regionais no Brasil?

As desigualdades regionais no Brasil se acentuam pela má distribuição de recursos que ocorre da esfera federal para as estaduais, bem como a má gestão nos estados das cinco regiões.

O que é desigualdade no mundo globalizado?

Esta desigualdade na distribuição global das riquezas tem por consequência populações que, habitando diferente nações, possuem também um desigual acesso à boas condições de trabalho, saúde, alimentação adequada, moradia digna, educação de qualidade, saneamento básico, entre outros aspectos que contribuem para a sua ...

GLOBALIZAÇÃO - E a desigualdade Social | Geografia

40 questões relacionadas encontradas

O que são as desigualdades regionais?

As desigualdades regionais referem-se às desigualdades entre as regiões, entre estados e entre cidades. As desigualdades no Brasil não ocorrem somente dentro das cidades, mas também entre as regiões do país.

Quais são os principais impactos da globalização no Brasil em relação a desigualdade social?

Sobre os salários, os efeitos da globalização são positivos, mas beneficiam mais os maiores salários, comparados às remunerações mais baixas, e os salários dos mais qualificados, relativamente aos menos qualificados, sendo que estes, em alguns casos, têm os seus salários diminuídos.

Quais são os tipos de desigualdades regionais?

O Brasil, em razão de sua formação territorial e histórica, é um país de grandes desigualdades, sejam elas de etnia, cor, gênero, religião, sociais ou econômicas. Essas disparidades podem também ser notadas quando comparamos os dados referentes às regiões brasileiras.

Como é a desigualdade regional no Brasil?

2.1 Desigualdade regional no Brasil

Uma das características marcantes do Brasil é a desigualdade econômica entre in- divíduos e regiões. Do ponto de vista regional, o que se observa é uma concentra- ção relativa de produção e renda nas regiões Sul e Sudeste e maior nível de pobre- za nas regiões Norte e Nordeste.

O que são desigualdades regionais e como elas se manifesta no Brasil?

Desigualdade regional

Devido aos fatores históricos, é comum acontecer que pessoas de uma determinada localidade tenham mais privilégios do que em outra região. No Brasil, podemos ver essa diferença entre as condições da população do Nordeste em relação à população das regiões Sul ou Sudeste.

Quais são as consequências da desigualdade regional?

A desigualdade leva ao aumento da pobreza, da má qualidade da alimentação e à fome. Com isso, também há más condições de moradia, falta de saneamento básico, saúde precária, alta taxa de mortalidade infantil, violência e desemprego.

Quais são as desigualdades geradas pela globalização?

Há uma grande disparidade econômica, tecnológica e social entre os países do planeta, ao longo do tempo o processo de globalização tem contribuído de maneira direta para o aumento em massa da pobreza, excluindo um número cada vez maior de pessoas.

Qual é o impacto da globalização?

Entre outros impactos da globalização, estão: maior produção e consumo de bens e serviços; surgimento de blocos econômicos; diminuição das barreiras comerciais.

Por que a globalização gera mais desigualdade social Brainly?

A globalização pode causar desigualdade social devido à concentração de recursos nas mãos de empresas multinacionais e países mais ricos, à competição desigual que favorece grandes empresas em detrimento das pequenas, à pressão sobre os trabalhadores com a deslocalização de empregos para países com mão de obra mais ...

Quando surgiu a desigualdade regional?

De acordo com Bercovici (2003), as desigualdades regionais no Brasil foram tema muito presente na economia política do desenvolvimento entre as décadas de quarenta a sessenta do século passado, com notável filiação à teoria do subdesenvolvimento, desenvolvida pela CEPAL e, entre os brasileiros, sobretudo por Celso ...

O que fazer para acabar com a desigualdade regional?

More videos on YouTube
  1. Equilibrar o sistema tributário.
  2. Promover a oferta de trabalho.
  3. Revogar a Emenda do Teto de Gastos.
  4. Enfrentar a Discriminação Contra as Mulheres.
  5. Tributar lucros, dividendos e heranças.
  6. Combater a concentração de terras.
  7. Investir em Saúde e Educação.
  8. Melhor qualidade do gasto público.

Como surgem as diferenças regionais?

Em outras palavras, as diferenças regionais se baseiam em diferenças em oportunidades de acumulação de capital humano, oportunidades no mercado de trabalho e estrutura setorial diferente entre as regiões, por exemplo.

Qual a região mais desigual do Brasil?

A região Sudeste é a que mais contribui para a desigualdade no País, de acordo com o IBGE. Isto ocorre quando há uma grande densidade populacional em uma determinada região concentrando a maior parte da renda nacional, em comparação com a população de renda inferior.

O que significa redução das desigualdades regionais e sociais?

Resta evidente que, a redução das desigualdades regionais e sociais é uma forma de se alcançar o desenvolvimento, já que as pessoas que vivem em regiões menos desenvolvidas não têm acesso aos benefícios do desenvolvimento.

Como as desigualdades regionais influenciaram os fluxos migratórios no Brasil?

Resposta. Resposta: Em se tratando da migração interna, em especial aquela de longa distância, mais que as desigualdades sociais, seriam as desigualdades regionais as que historicamente poderiam ser consideradas os principais motores dos deslocamentos dos brasileiros pelo território nacional.

Quais são os 4 tipos de globalização?

Quais são os 4 tipos de globalização?
  • 1 – Globalização Econômica.
  • 2 – Globalização Cultural.
  • 3 – Globalização da Informação.
  • Vantagens da globalização: intercâmbio cultural.
  • Desvantagens da globalização: Desigualdade social.

Como a globalização influencia o Brasil?

Por ser um país integrado a economia mundial capitalista e com conexões culturais com diversos países do mundo, o Brasil está participando atividade do mundo globalizado. O Brasil possui uma economia aberta ao mercado internacional, ou seja, nosso país vende e compra produtos de diversos tipos para diversas nações.

Artigo anterior
Quem é mais forte Kokushibou ou Muzan?
Artigo seguinte
Como saber se o pinhão está verde?