Qual é a concepção do Estado?

Perguntado por: Ângelo Santiago de Cruz  |  Última atualização: 9. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (57 avaliações)

O Estado corresponde ao conjunto de instituições no campo político e administrativo que organiza o espaço de um povo ou nação. Para o Estado existir, é necessário que ele possua o seu próprio território e que exerça sobre este a sua cidadania, ou seja, o Estado deve ser a autoridade máxima na área a ele correspondente.

Qual a concepção de Estado para Maquiavel?

As formas de governo, afirma Maquiavel, são sempre o resultado de um conflito interno, de uma força interna que move o poder político de todo e qualquer Estado. Maquiavel define este conflito como o resultado de desejos antagônicos de dois grupos sociais distintos, os grandes e o povo.

Qual era a concepção do Estado de Marx?

Para Karl Marx, o estado capitalista é entendido como um reflexo da base econômica da sociedade capitalista, com sua função principal refletindo as necessidades da economia capitalista.

O que é o Estado na concepção de Max Weber?

58, 1974). Assim, “o Estado consiste em uma relação de dominação do homem sobre o homem; fundada no instrumento da violência legítima” (WEBER, p. 60, 19740, de modo que o Estado só existe sobre a condição de que “os homens dominados se submetam à autoridade continuamente reivindicada pelos dominadores” (WEBER, p.

O que é o Estado para a filosofia?

Aristóteles entende o Estado como um organismo moral superior ao indivíduo. É aonde efetua-se unicamente a satisfação do indivíduo em todas suas necessidades, pois o homem, sendo naturalmente animal social, político, não pode realizar a sua perfeição sem a sociedade do Estado.

Concepções de estado

30 questões relacionadas encontradas

Como surgiu o Estado para a filosofia?

surgiram como uma delegação do poder social, numa estrutura política capaz de assegurar o direito de propriedade frente a inimigos internos (ladrões) ou externos (invasores). ... Para os filósofos gregos, o núcleo do conceito de estado se achava representado pela idéia de poder e de submissão.

O que é o Estado para a sociologia?

Estado é uma instituição social que desempenha várias funções para as quais uma delas é ser o principal elemento de coerção de uma sociedade politicamente organizada. Ele tem duas formas elementares, Estado Antigo ou Pré-Moderno e Estado Moderno.

O que é o Estado Para Marx qual sua função e como ele se relaciona com a sociedade?

O ESTADO E O DIREITO NA VISÃO DE MARX. O autor concebe o Estado não como curador social que tem por função obter o bem comum da sociedade e proteger os interesses universais, como pensou Durkheim, nem também como o Estado ético-racional, perene, sem história, superior a sociedade civil, como propunha Hegel.

O que diz a teoria de Marx?

Utilizando o materialismo dialéctico, Marx explica o modo como as sociedades humanas se desenvolvem. Dizia ele que as mudanças sociais ocorrem de acordo com as forças dinâmicas internas da sociedade que, em consequência, são o resultado das relações de produção da sociedade.

Qual o papel do Estado é sua relação com a propriedade privada na sociedade capitalista?

Para o funcionamento do capitalismo, é necessário que o Estado garanta a propriedade privada. Com a propriedade privada garantida, os capitalistas – detentores de terras, maquinários ou qualquer outro meio de produção – são livres para utilizá-la da forma como desejam, afinal, são os donos desses recursos.

Qual a importância do Estado para a sociologia?

O Estado existe para servir, ofertar bens públicos, atender as demandas da população, intermediar e inibir conflitos.

Qual é a função do Estado em relação à sociedade?

Entende-se o Estado como uma instituição que tem por objetivo organizar a vontade do povo politicamente constituído, dentro de um território definido, tendo como uma de suas características o exercício do poder coercitivo sobre os membros da sociedade.

Qual é o papel social do Estado?

Juridicamente, é papel do Estado garantir a segurança, saúde e educação de seu povo, viabilizando que a sociedade se mantenha em ordem. Essa tese é defendida por vários e reforçada na teoria que o Estado deve exercer seu poder em todos os setores.

Qual é a origem do Estado?

O Estado pode ser definido como um poder político centralizado e exercido sobre um povo localizado em um território delimitado. Temos então o chamado Estado moderno, surgido na Europa renascentista, sob forma de monarquias absolutistas, em que as propriedades do reino eram do rei, ou seja, não existia o espaço público.

Como surgiu o Estado segundo Thomas Hobbes?

Na visão de Hobbes, o estado surge como uma instituição que assegura uma dada restrição à liberdade que cada indivíduo impõe a si mesmo, dentro de uma coletividade, como maneira de cessar o estado de guerra de todos contra todos.

Qual a origem do termo Estado?

O termo Estado (do latim status: modo de estar, situação, condição) data do século XIII e se refere a qualquer país soberano, com estrutura própria e politicamente organizado, bem como designa o conjunto das instituições que controlam e administram uma nação.

Qual é a função de um Estado?

Segundo a teoria da separação de poderes, o Estado, na atuação de seu poder, exerce três funções distintas, quais sejam, a função legislativa, a função executiva e a função jurisdicional.

Qual é o papel social do Estado e das leis?

A lei, como norma jurídica regularmente aprovada pelos representantes do povo, exerce o papel fundamental de reger a sociedade e o Estado segundo a democracia. A sua importância e o seu significado são tão notórios e evidentes que o resultado da produção legislativa adquire autonomia em face do ente que a produz.

Qual é o papel do governo?

Portanto, assim como a teoria das finanças públicas nos ensina, é função do governo garantir alocação dos bens, distribuição dos recursos e estabilização econômica, especialmente em momentos de desestabilização como este.

Quais as 3 principais funções do Estado?

Os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário auxiliam o Estado a aplicar suas atividades de forma justa e ordeira. Os três possuem autonomia, mas cada um atua de forma e em casos diferentes.

Qual a origem do Estado para a sociologia?

Aí surgiu o Estado. Esse fenômeno ocorreu ao mesmo tempo em que as desigualdades de classe e os conflitos entre explorados e exploradores surgiram. O Estado surge então como um apaziguador dos conflitos, evitando a dissolução da sociedade.

Qual a importância do Estado para formação de um país?

O Estado é um dos principais atores internacionais, sendo também um dos mais importantes agentes de produção e transformação do espaço geográfico. O Estado corresponde ao conjunto de instituições no campo político e administrativo que organiza o espaço de um povo ou nação.

Qual a relação entre capitalismo e Estado?

Na sociedade capitalista, a relação entre Estado e economia não é unilateral – embora a economia, em sentido ontológico, seja o momento predominante dessa relação – não há uma sobredeterminação da economia, “[...], pois a base socioeconômica do capital é totalmente inconcebível separada de suas formações de Estado” ( ...

Qual o papel do governo em um sistema capitalista?

garantir a livre-concorrência (evitando monopólios) e a propriedade privada; criar condições materiais para que aos empresários privados obtivessem maiores lucros, por meio da construção de obras de infraestrutura (novas estradas, ferrovias; portos, etc.) defender a sociedade contra agressões externas.

Qual o papel do Estado no sistema político econômico capitalista?

Neste cenário, o Estado controla todas as etapas produtivas, determinando o que deve ser feito para produzir e comercializar os produtos e mercadorias.

Artigo anterior
Como levar remédios na mala?
Artigo seguinte
Quais são os 4 subgrupos de informação de um sim?