Qual é a composição química do gesso?

Perguntado por: Marcos Santos  |  Última atualização: 4. Januar 2022
Pontuação: 4.1/5 (43 avaliações)

O gesso consiste no sulfato de cálcio hemihidratado, com fórmula química CaSO4. 0,5H2O.

O que é feito o gesso?

O gesso é um dos três aglomerados minerais mais utilizados na construção civil, os outros dois são o cimento e a cal. Quanto a sua composição química, o gesso é caracterizado como sulfato de cálcio hemi-hidratado. O gesso é normalmente obtido pela calcinação da Gipsita, segundo a reação representada pela equação 01.

Qual a composição química da gipsita?

O mineral gipsita é um sulfato de cálcio di-hidratado (CaSO4. 2H2O), que ocorre em diversas regiões do mundo e que apresenta um amplo e diversificado campo de utilizações. ... A gipsita perde 3/4 da água de cristalização durante o processo de calcinação, convertendo-se a um sulfato hemidratado de cálcio (CaSO4.

Quais são as principais propriedades do gesso?

O gesso apresenta características e propriedades bastante interessantes, como o endurecimento rápido; plasticidade da pasta fresca e lisura da superfície endurecida; resistência mecânica; aderência; excelente propriedade de isolante térmico e acústico; resistente ao fogo (ARAGÃO, s/d).

Quais os tipos de rocha que são extraídas para fabricação do gesso?

O processo de fabrico do gesso (hemidrato-β) está centrado basicamente na calcinação de dois tipos de minerais de gipsita, a “rapadura” e a “cocadinha” e são destinados ao preparo de placas, blocos, revestimentos e artefatos de decoração.

COMO É FEITO O GESSO EM PÓ - MINERAÇÃO DE GIPSITA POLO GESSEIRO

15 questões relacionadas encontradas

Qual a rocha do gesso?

O gipso é uma rocha sedimentar que apresenta basicamente em sua composição a gipsita, a anidrita e algumas impurezas, geralmente argilo-minerais, calcita, dolomita e material orgânico. A gipsita é o mineral compacto de baixa dureza, pouco solúvel em água, que é a matéria prima para o gesso; sua fórmula química é CaSO4.

O que é a Pega do gesso?

Pega: O gesso misturado com a água – conforme já foi visto anteriormente – começa a endurecer, em razão da formação de uma malha de cristais e, depois do início da pega, ele continua a endurecer como os demais aglomerantes. ... quanto mais água, mais lenta se dá a pega e o endurecimento.

Quais as principais vantagens e desvantagens do gesso?

Apesar de ele ter alta durabilidade e resistência, apresenta algumas desvantagens, como: custo alto devido ao maior uso de material de construção e mão de obra; exige mais tempo por ser trabalhoso e existe a possibilidade de ocorrer trincas.

Quais as principais vantagens do uso do gesso na construção civil?

Veja os benefícios que a placa de gesso pode levar para sua obra
  1. Isolamento acústico e térmico. ...
  2. Obras limpas e sustentáveis. ...
  3. Rapidez na instalação. ...
  4. Resistência à umidade. ...
  5. Ganho de área útil. ...
  6. Divisão de ambientes. ...
  7. Iluminação e forro.

Qual a principal matéria prima original na natureza do gesso?

O gesso (do grego: gypsos) é um mineral aglomerante produzido a partir do aquecimento da gipsita, um mineral abundante na natureza, e posterior redução a pó da mesma. É composto principalmente por sulfato de cálcio di-hidratado (CaSO4·2H2O) e pelo hemidrato obtido pela calcinação desse (CaSO4·0,5H2O).

O que é gipsita é como se origina?

A gipsita ou gipso é um sulfato de cálcio hidratado amplamente distribuído, gerado a partir da precipitação de sais em processos de evaporação de massas de água isoladas. ... Os subprodutos da gipsita são usados em diversas áreas industriais.

Qual a composição química do talco?

Sendo um filossilicato de magnésio hidratado, o talco possui formula química de Mg3Si4O10(OH)2 ou 3Mg0.4SiO2. H2O, sendo 31,89% de MgO, 63,36% de SiO2 e 4,75% de H2O. O talco e a pirofilita são rochas filossilicatos (silicatos com estruturas em forma de folha) em que o mineral talco é predominante na maioria das vezes.

Quais as propriedades da gipsita?

É um mineral de dureza muito baixa, podendo ser riscada com a unha. Geralmente translúcida, há variedades transparentes (Selenita) e opacas, formando belos cristais prismáticos e tabulares arredondados (Rosa do Deserto-formada em planícies desérticas a partir da evaporação das raras águas pluviais).

Onde é encontrado o gesso?

É encontrado em praticamente todo o mundo, e ocorre no Brasil em terrenos cretáceos de formação marinha, principalmente na região nordeste, sua cor geralmente é branca, mas impurezas pode conferir a ele tons acinzentados, amarelados, rosados ou marrons.

Quais as principais vantagens do uso do gesso na construção civil explique analisando suas propriedades?

Boas propriedades térmicas e acústicas, sendo um excelente isolante contra propagação de fogo; Boa aderência à alvenaria e concreto, podendo ser utilizado como revestimento de paredes de alvenaria sem necessidade de aplicação de chapisco que é necessário para as argamassas convencionais.

Qual é a vantagem do forro de gesso?

Vantagens do forro de gesso

Ótimo para esconder fios, vigas e dutos no teto. O forro de gesso drywall é mais fácil de instalar e não deixa sujeira. Excelente recurso para criar um ambiente com isolamento térmico e acústico.

Qual a durabilidade do gesso?

Poucos sabem, mas as placas de gesso acartonado não têm prazo de validade. Isso porque o gesso, que é obtido de um processo de moagem e calcinação do minério de gipsita, após a cristalização, ganha a solidez de uma pedra, tornando-se resistente a tremores, vibrações e choques.

Quais as desvantagens do gesso acartonado?

Infelizmente, o drywall não pode ser aplicado em ambientes externos por sua sensibilidade à água e aos raios solares. O espaço entre as placas pode servir como berçário para fungos, bactérias e insetos como o cupim. Para evitar, verificações regulares são sugeridas.

O que é melhor gesso ou reboco?

O gesso consegue dar um bom acabamento à parede, cobrindo-a totalmente e formando uma superfície lisa, uniforme e sem irregularidades. ... A opção pelo reboco com gesso é mais rápida, mais prática e também de menor valor, já que o consumo de material é menor e existem menos etapas na execução.

Quais as vantagens e desvantagens do drywall?

Vantagens e desvantagens do drywall
  • Instalação fácil e rápida. Essa é uma das grandes vantagens do drywall, especialmente quando comparada as paredes tradicionais de alvenaria. ...
  • Baixo custo. ...
  • Obra limpa. ...
  • Isolamento acústico. ...
  • Variedades de acabamento. ...
  • Ganho de área útil. ...
  • Baixa resistência. ...
  • Ambientes externos nem pensar.

Porque o gesso retarda a pega do cimento?

Porém, os compostos que formam o cimento (aluminatos e silicatos na maioria) não reagem com a mesma velocidade, ou melhor, não se hidratam ao mesmo tempo. ... Este “retardamento” se deve à adição de sulfato de cálcio (gesso), já que a reação com o aluminato do cimento é instantânea, ou seja, a pega é imediata.

O que influencia no tempo de pega do gesso?

A quantidade de água de amassamento também influencia no tempo de pega do gesso e apresenta uma relação direta de crescimento com o aumento da taxa de água, com exceção das taxas entre os fatores a/g 0,90 e 1,00, onde se observa uma anomalia.

Quais as relações e para que serve a análise tempo de pega?

Análise do tempo de pega dos cimentos com o uso de calorímetro e termografia. ... A pega é causada pela reação exotérmica dos compostos do cimento com a água, o calor de hidratação inicial é dado pela hidratação dos aluminatos seguida pelos silicatos e são acompanhados pela elevação da temperatura da pasta de cimento.

Artigo anterior
Qual é o ponto fraco do Lanterna Verde?
Artigo seguinte
Qual o plural de mal-humorado?