Como fica o direito ao uso do nome do cônjuge após o divórcio?
Perguntado por: Tatiana Loureiro | Última atualização: 11. April 2025Pontuação: 4.6/5 (24 avaliações)
Apesar de o Código Civil assegurar a manutenção do nome de casado após o divórcio, o cônjuge perderá o direito se incidir na única hipótese prevista no diploma legal. Em ação de divórcio litigioso, a requerente obteve na primeira instância o direito à manutenção do nome de casada.
Pode usar nome de casado após divórcio?
O texto altera o Código Civil, que hoje estabelece que, dissolvido o casamento pelo divórcio direto ou por conversão, o cônjuge poderá manter o nome de casado, salvo se houve decisão contrária na sentença de separação judicial.
Pode ficar com o nome do Ex-marido?
Mulher tem direito a manter sobrenome do ex-marido mesmo após concluído divórcio. Por ser inerente ao direito de personalidade, incumbe ao cônjuge que adotou o sobrenome do outro a decisão de conservá-lo ou suprimi-lo.
Quando você se divorciar tem que voltar a usar o nome de solteira?
Uma vez decidido, na hora do divórcio, por manter o nome de casado ou voltar a usar o nome de solteiro, em regra, não será mais possível voltar atrás. Depois de definido o uso do nome na ocasião do divórcio, somente um novo casamento poderá viabilizar a mudança do sobrenome de forma mais simples.
Sou obrigada a tirar o sobrenome do meu marido?
A regra, inclusive, é que no divórcio o cônjuge permanecerá com o nome de casado, salvo se houver manifestação expressa pelo desejo de alteração do nome. Desta forma, um cônjuge não pode obrigar o outro a alterar seu nome durante o divórcio, para que retorne ao nome anterior ao do casamento.
Após o divórcio, eu posso continuar com o sobrenome do meu ex cônjuge? #divorcio #sobrenomes
Quando há o divórcio pode o cônjuge exigir que o outro retire o sobrenome que foi acrescentado em virtude do casamento?
O Código Civil de 2002 permite para fins de casamento que ambos nubentes façam o acréscimo do sobrenome um do outro, ou de apenas um deles, ou que nenhuma das partes acrescente, ou seja, deixa à livre escolha do casal.
Quando a pessoa se divorcia volta a usar a certidão de nascimento?
A certidão original de nascimento deve ser apresentada para a retenção. Entretanto, isso não a invalida. Pois é um documento replicável em cartório, você pode solicitar uma nova via no estabelecimento a qualquer momento.
Qual é o estado civil de uma pessoa divorciada?
A Visão do Divórcio para o Direito Brasileiro
Portanto, hoje o divorciado não pode se identificar como solteiro, pois, uma vez casado, jamais voltará a este status. O estado civil é considerado atributo da personalidade na mesma dimensão que o nome, constitui parte da identificação de uma pessoa”, afirmou.
Quem fica com a certidão de divórcio?
A certidão que comprova o divórcio fica com os ex-cônjuges, ou seja, cada uma das partes possui um documento. É claro que as duas documentações são iguais, com os mesmos dados e averbações.
Qual o valor para tirar o sobrenome do Ex-marido?
Agora, basta apresentar o pedido diretamente a qualquer um dos 7.800 cartórios de registro civil do Brasil. É preciso ter pelo menos 18 anos e pagar uma taxa que, a depender do estado, varia de R$ 100 a R$ 400.
Como retirar o sobrenome do Ex-marido após o divórcio?
Com este novo regramento vindo a partir de 2022, uma pessoa divorciada que, quando do divórcio, decidiu permanecer com o nome de casado, pode, diretamente no cartório de registro civil, solicitar que seja averbado à margem do seu casamento, o retorno ao seu nome de solteiro.
Quanto tempo demora para tirar o sobrenome do Ex-marido?
A 4ª Câmara Civil do Tribunal de Justiça reafirmou entendimento de que a supressão do sobrenome do ex-cônjuge pode ser feita a qualquer momento, mesmo após o trânsito em julgado da ação de divórcio.
Quando a pessoa se divorciar o que acontece?
Divórcio nada mais é que rompimento legal do vínculo do casamento civil, onde acabam, definitivamente, as obrigações matrimoniais. Se houver algum caso onde o casal não é casado legalmente, no civil, poderá encerrar informalmente a união.
Qual sobrenome do marido passa para a esposa?
Qual sobrenome vem primeiro? A dúvida sobre a ordem dos sobrenomes está entre as mais comuns, especialmente qual sobrenome passa para a esposa, e a resposta é simples: na ordem que o casal preferir! O mais usual no Brasil é que o último sobrenome seja o do homem, mas não há qualquer obrigatoriedade legal.
O que diz o artigo 1571 do Código Civil?
“Art. 1571. ... § 1º. O casamento válido só se dissolve pela morte de um dos cônjuges ou pelo divórcio, não se aplicando a presunção estabelecida neste Código quanto ao ausente.
O que é a averbação do divórcio?
Averbação de Divórcio: o que é? Averbação do divórcio é o ato de incluir nos registros de casamento a alteração dada pelo fim do matrimônio. É por meio dela que o cartório torna público o fato de que um casal está juridicamente separado.
O que acontece se não fizer a averbação do divórcio?
Se eu não Averbar o processo de divórcio se anula? A falta da averbação não anula o divórcio, já que ela apenas oficializa o divórcio que já foi feito. Mas é bom lembrar que essa averbação é essencial para que o fim do relacionamento produza todos seus efeitos.
Qual a validade da certidão de divórcio?
As certidões mencionadas no caput terão validade de 90 (noventa) dias da data de expedição, com exceção daquelas relativas aos bens imóveis, cujo prazo de validade será de 30 (trinta) dias.
O que acontece com a certidão de casamento depois do divórcio?
Ela continua existindo como um registro histórico do casamento. No entanto, algumas alterações podem ser feitas na certidão para refletir o divórcio, como a inclusão de uma averbação e a alteração dos nomes dos cônjuges.
Sou divorciada posso me casar novamente no civil?
Inclusive, é possível constituir União Estável durante a separação de fato do ex-casal. Diante disso, a dúvida que fica é se pode se casar no civil logo APÓS o divórcio. E a resposta é: sim. NÃO existe um TEMPO de espera entre a formalização da separação e um novo casamento no civil.
Pode casar duas vezes no civil com a mesma pessoa?
As pessoas podem se casar quantas vezes quiserem. E o prazo mínimo para pedir separação judicial caiu para um ano após o casamento, em vez de dois. O divórcio agora é possível dois anos após a separação de fato (e não cinco) ou um ano depois da judicial.
Quanto tempo é considerado separação de fato?
Não há limite máximo de tempo para a separação de fato, uma vez que casais separados não têm a obrigação de se divorciar.
Como mudar o nome no CPF depois do divórcio?
- Passo 1: Reunir a documentação necessária. ...
- Passo 2: Acessar o site da Receita Federal. ...
- Passo 3: Preencher o formulário online. ...
- Passo 4: Anexar os documentos solicitados. ...
- Passo 5: Aguardar a análise e aprovação. ...
- Passo 6: Atualizar outros documentos.
Qual o prazo para averbação de divórcio?
Mesmo que o divórcio não seja averbado, após a sentença homologada, não poderá ser anulado. A averbação oficializa, não determina a situação. O prazo para que a averbação fique pronta no cartório é de 5 dias, mas o tempo exato dependerá de cada cartório.
Como mudar o nome no RG depois do divórcio?
Você deverá procurar a Secretaria de Segurança Pública do seu Estado para pedir a troca de nome, levando foto atualizada e os documentos anteriormente citados. Uma vez alterado o RG, o próximo passo deveria ser a mudança de nome no Cadastro de Pessoas Físicas, já que o CPF é um documento amplamente utilizado.
Quais são as causas e as consequências do estresse?
O que são espécies não pioneiras?