Pode juntar novas provas em apelação?

Perguntado por: Mara Liliana Figueiredo  |  Última atualização: 14. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (34 avaliações)

435 do CPC (art. 397 do CPC/73) autoriza a juntada de documento novo em grau de apelação e antes do julgamento do recurso.

Pode juntar prova nova na apelação?

Consoante o parágrafo único do artigo 435 do Código de Processo Civil e, segundo jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, é admissível a juntada de documentos novos, na fase de apelação, quando não forem contrariados os seguintes requisitos: i) não se tratar de documento indispensável à propositura da ação; ii) ...

É possível apresentar provas na apelação?

No recurso em questão, a produção de prova poderá ser realizada quando objetivar demonstrar, por exemplo, a presença dos requisitos de admissibilidade do recurso, quando necessária ao próprio mérito recursal ou então, quanto aos fatos supervenientes.

Quais documentos juntar em apelação?

Recurso de Apelação: Requisitos e cuidados na elaboração
  • CABIMENTO.
  • PRAZO.
  • DESTINATÁRIO E QUALIFICAÇÃO DAS PARTES.
  • CUSTAS PROCESSUAIS.
  • DOS PEDIDOS.
  • DATA E ASSINATURA DO ADVOGADO.
  • PROCURAÇÃO.
  • EFEITOS.

Pode juntar documentos na apelação criminal?

Nos termos estatuídos no artigo 400 do Código de Processo Penal, a juntada de documentos aos autos é permitida em qualquer fase do processo.

AGU Explica - Apelação

32 questões relacionadas encontradas

Até quando posso juntar provas no processo?

435 do Novo CPC, as partes podem juntar prova documental aos autos a qualquer tempo, conforme as condições estabelecidas em lei. No entanto, sempre que o requerimento de juntada de documento for realizado, a parte contrária deverá ser ouvida no prazo de 15 dias.

Pode juntar documentos nas alegações finais CPP?

É possível a juntada de documentos com as alegações finais, desde que a parte contrária seja intimada para se manifestar, em atenção aos princípios da instrumentalidade processual, do contraditório e da ampla defesa.

É necessário juntar procuração na apelação?

1. O entendimento firmado no Superior Tribunal de Justiça é no sentido de que a ausência de procuração pode ser suprida nas instâncias ordinárias pela prévia intimação da parte para a juntada do mandato respectivo, na forma do art.

Pode juntar provas em recurso?

Adianto que é possível sim a apresentação de novas provas no momento da interposição do recurso inominado ou apelação! Isso mesmo, essa possibilidade se estende aos processos previdenciários que tramitam tanto pelo Juizado Especial Federal, rito sumaríssimo, quanto pelo procedimento comum nas varas federais.

É possível juntar documentos em fase recursal?

É possível a juntada de documentos na fase recursal? SIM. Para o STJ, a apresentação de prova documental é admissível inclusive na fase recursal, desde que não caracterizada a má-fé e observado o contraditório (REsp 888.467/SP, Rel.

É possível a produção de provas em instância recursal?

O exame das noções de tutela jurisdicional, acesso à justiça, direito à prova e as regras do CPC/15, revelam que é sim possível a provas em segundo grau, ou seja, em instância recursal.

É possível a juntada de documentos em qualquer fase do processo?

A regra do artigo 396 do Código de Processo Civil não é absoluta, pois tem-se admitido a juntada de documentos novos em qualquer fase do processo, até mesmo na via recursal, desde que ouvida a parte contrária e inexistentes o espírito de ocultação premeditada e o propósito de surpreender o juízo.

Quando o advogado não junta procuração?

O artigo 104, do Novo Código de Processo Civil dispõe que o advogado não será admitido a postular em Juízo, sem procuração, salvo para evitar preclusão, decadência ou prescrição, ou para praticar ato considerado... Assim, os atos praticados pelo Demandado são inexistentes, não sendo caso de aplicar-se o artigo 76, …

O que pode ser pedido na apelação?

As questões de fato não propostas no juízo inferior poderão ser suscitadas na apelação, se a parte provar que deixou de fazê-lo por motivo de força maior. Pode acontecer de a parte deixar de suscitar determinada questão de fato no curso do processo.

O que é preparo no recurso de apelação?

Preparo é o adiantamento das despesas relativas ao processamento do recurso. É uma causa objetiva de inadmissibilidade e independe de qualquer indagação quanto à vontade do omissivo. O valor do preparo é a soma da taxa judiciária mais o porte de remessa e de retorno dos autos.

É permitido a juntada de documentos na defesa preliminar?

Nos termos do art. 397 , do Código de Processo Civil /1973, somente é possível a juntada de documento após o encerramento da instrução quando este efetivamente se caracterizar como novo. Não sendo o caso dos autos, deixa-se de conhecer dos documentos juntados.

Como fazer alegações finais escritas no processo civil?

Conforme se observa do art. 364 do novo CPC, portanto, as alegações finais podem ser de diferentes formatos. O primeiro deles, considerado a regra em geral pelo código, é a forma oral. Cada parte, assim terá 20 minutos, imediatamente após a audiência de instrução e julgamento, para a exposição de suas razões.

O que significa documento juntado no processo criminal?

Significa que um documento, como um mandado, uma carta ou um telegrama, foi inserido no processo.

Qual o momento de especificar provas?

- O momento oportuno para o réu especificar provas é o da resposta. O despacho que concede vista às partes para a especificação de provas decorre de costume e não encontra respaldo na norma processual. Havendo na contestação pedido para a produção de prova oral, não está o pedido alcançado pela preclusão.

Em que momento processual é realizada a produção de provas?

A produção de provas pelas partes deve ocorrer no momento da apresentação da petição inicial ou da defesa, conforme consta de expressa disposição no artigo 434 do CPC .

O que diz o artigo 435 do novo CPC?

- É lícito às partes, em qualquer tempo, juntar aos autos documentos novos, quando destinados a fazer prova de fatos ocorridos depois dos articulados ou para contrapô-los aos que foram produzidos nos autos.

O que deve fazer o juiz se alguma das partes não apresentar procuração?

A falta de apresentação de procuração pelo advogado subscritor da contestação, no prazo legal, conduz ao reconhecimento da inexistência do ato, o que conduz à caracterização da revelia. Inteligência do art. 37 , parágrafo único , do Código de Processo Civil .

É necessário juntar procuração no cumprimento de sentença?

DESNECESSIDADE DE NOVA PROCURAÇÃO. O art. 38 do CPC exige outorga de poderes específicos na procuração para que o mandatário possa receber e dar quitação. Hipótese em que consta dos autos instrumento adequado, configurando excesso de formalismo a exigência de nova procuração.

O que diz o artigo 105 do Código de Processo Civil?

105 do CPC, a procuração geral para o foro, outorgada por instrumento público ou particular assinado pela parte, habilita o advogado a praticar todos os atos do processo, exceto receber citação, confessar, reconhecer a procedência do pedido, transigir, desistir, renunciar ao direito sobre o qual se funda a ação, ...

Pode juntar documentos na apelação novo CPC?

435 do CPC (art. 397 do CPC/73) autoriza a juntada de documento novo em grau de apelação e antes do julgamento do recurso.

Artigo anterior
Como o RH pode contribuir para a organização em momentos de crise e pandemia?
Artigo seguinte
O que fazer para acelerar as contrações?