Qual é a classificação da icterícia neonatal?

Perguntado por: Vicente Duarte Amorim Lopes  |  Última atualização: 7. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (39 avaliações)

É classificada de acordo com cinco zonas de Kramer (zonas dérmicas), a saber: presença de icterícia na cabeça e pescoço (zona 1), da cabeça até a cicatriz umbilical (zona 2), até os joelhos e cotovelos (zona 3), nos braços, antebraços e pernas (zona 4) e nas mãos e pés (zona 5).

Como se classifica a icterícia?

Semiologicamente, o diagnóstico de hiperbilirrubinemia é feito através da avaliação sub- jetiva da coloração da pele e mucosas, podendo-se classificar a icterícia em cruzes (+/4 a ++++/4), de acordo com sua intensidade.

Quais os tipos de icterícia neonatal?

Tipos de icterícia:
  • Icterícia fisiológica: ocorre como uma resposta à capacidade limitada do bebê para eliminar a bilirrubina nos primeiros dias de vida.
  • Icterícia do leite materno: ocorre em bebês amamentados, devido à baixa ingestão de calorias ou desidratação.

Qual a definição de icterícia neonatal?

A icterícia neonatal é causada por aumento da produção de bilirrubina, diminuição da depuração da bilirrubina ou aumento da circulação êntero-hepática. Um pouco de icterícia é normal no neonato. O risco varia com a idade pós-natal, a bilirrubina total, a prematuridade e a saúde do neonato.

Como caracterizar icterícia?

A icterícia é a coloração amarelada da pele, das escleras e de outros tecidos causado pelo excesso de bilirrubina circulante. Icterícia torna-se visível quando o nível de bilirrubinas se encontra entre 2 e 3 mg/dL (34 a 51 micromol/L).

Pediatria - Icterícia Neonatal

27 questões relacionadas encontradas

Quais são os 3 tipos de icterícia?

A icterícia pode ser classificada em pré-hepática, hepática e pós-hepática.

O que é icterícia e como ela pode ser classificada?

A icterícia pode ser definida como o amarelamento de pele e alguns outros órgãos. Esse amarelamento ocorre como consequência do acúmulo de bilirrubina no sangue (hiperbilirrubinemia).

Quais são as causas da icterícia?

A icterícia no adulto é, geralmente, provocada por doenças que afetam o fígado, como hepatites, por obstrução das via biliares, como por um cálculo, ou por doenças que causam destruição dos glóbulos vermelhos, como anemia falciforme ou esferocitose, por exemplo.

Qual a diferença entre bilirrubina direta e indireta?

A bilirrubina indireta é então enviada para o fígado, que a conjuga com o ácido glicurônico, o que a deixa solúvel em água. A maioria da bilirrubina conjugada (ou direta) vai para a bile e, então, para o intestino delgado. Por que RNs saudáveis apresentarem icterícia?

Quando a icterícia é considerada grave?

A icterícia será preocupante ou não dependendo do que a está causando e quão elevada está a concentração de bilirrubina. A icterícia pode resultar de distúrbios graves, tais como incompatibilidade entre o sangue do recém-nascido e da mãe, decomposição excessiva de glóbulos vermelhos ou infecção grave.

Quais são os níveis de bilirrubina em recém-nascidos?

O nível de bilirrubina total (BT) costuma subir em RN a termo até um pico de 6-8mg/dl aos 3 dias de vida (porém nunca aparece no 1°dia de vida) e cai, podendo essa elevação ser até 12mg/dl.

Como avaliar icterícia exame físico?

Exame Físico. Febre: febre baixa, sem calafrios, que pode ocorrer na hepatite aguda viral e na hepatite alcoólica; já a febre alta com calafrios sugere contaminação bacteriana da bile (colangite) e pode acompanhar-se de hepatomegalia dolorosa. Em cirróticos, sugere bacteriemia.

Como identificar icterícia no bebê?

Como saber se o bebê está com icterícia

Se a pele ficar amarelada quando você parar de fazer pressão, fale com o Pediatra ou leve o bebê à maternidade para um exame mais detalhado (não é preciso se apavorar). Para crianças de pele mais escura, observe se os olhos ou as gengivas estão amarelas.

Como interpretar exame de bilirrubina Recém-nascido?

Os valores de referência da bilirrubina em bebês varia de acordo com seu tempo de vida, sendo:
  1. Até 24 horas após o nascimento: 1,4 - 8,7 mg/dL;
  2. Até 48 horas após o nascimento: 3,4 - 11,5 mg/dL;
  3. Entre 3 e 5 dias após o nascimento: 1,5 - 12 mg/dL.

Quando a bilirrubina direta e indireta está alta?

Também existem casos em que a bilirrubina indireta pode estar mais alta devido à síndrome de Gilbert, na qual existe uma alteração genética que impede o fígado de eliminar corretamente a bilirrubina. O aumento da bilirrubina direta é sinal de que existe um problema nas vias biliares ou no fígado.

O que é bilirrubina direta e indireta alta?

Assim, quando a bilirrubina indireta está alta, é sinal de aumento da degradação de hemoglobina ou deficiência do funcionamento do fígado. Já o aumento da bilirrubina direta tem como principal causa a deficiência da bile em eliminar a bilirrubina.

O que é bilirrubina direta alta?

Os níveis de bilirrubina direta aumentados podem indicar um problema na função do fígado e também na passagem da bile pelas vias biliares dentro e fora do fígado. A bilirrubina direta pode estar aumentada nas hepatites agudas e crônicas, nas reações tóxicas a várias drogas, alcoolismo e nas obstruções do trato biliar.

O que pode causar icterícia Recém-nascido?

Causa da icterícia neonatal

A maioria dos casos de icterícia neonatal é fisiológica, acontecendo após 24 a 36 horas do nascimento devido ao fato do fígado do bebê estar pouco desenvolvido, podendo apresentar dificuldades em transformar e eliminar a bilirrubina.

Quais são as consequências da icterícia?

Os principais sintomas da icterícia são: pele e parte branca dos olhos (esclera) amarelada. A urina pode ficar mais escura e as fezes mais claras. Se muito grave, pode causar ainda sonolência excessiva ou falta de vontade em se alimentar.

O que é icterícia artigo?

Artigos de Revisão. A icterícia é sinal clínico comum a várias condições patológicas, podendo ser evidenciada em vários locais do organismo devido à grande capacidade de impregnação do pigmento biliar. A icterícia torna-se evidente quando a concentração plasmática encontra-se acima de 2,5 a 3,0 mg/dL.

O que é o amarelão?

O “amarelão” (ancilostomose) é uma doença causada por vermes das espécies Necator americanus e Ancylostoma duodenale. As formas adultas desses parasitas intestinais se instalam no tubo digestivo dos seres humanos, onde se fixam no intestino delgado, nutrindo-se de sangue do hospedeiro.

O que é icterícia PDF?

A icterícia é a coloração amarelada da pele, mucosas, esclerótica e fluidos corporais decorrentes da hiperbilirrubinemia. 1 O sinal icterícia em função dos sintomas e de outros sinais associados comporta diferentes diagnósticos etiológicos assim como avaliação e a conduta.

O que é icterícia fisiológica?

Refere-se ao quadro de icterícia – coloração amarelada da pele e mucosas – apresentado por porcentagem significativa dos recém-nascidos durante sua primeira semana de vida, processo considerado normal, por isso o nome “fisiológica”.

O que é icterícia hepatocelular?

A icterícia hepática é um sintoma de doença no fígado, e não uma doença em si. Resumidamente, essa condição corresponde ao acúmulo de bilirrubina no organismo. Essa substância, de tonalidade amarelada, se acumula nos tecidos corporais e pode indicar a existência de disfunções subjacentes.

Como saber se a icterícia está saindo nas fezes?

Sinais e sintomas
  1. A urina pode ser de coloração amarelo-escuro e manchar a fralda, chama-se a isso colúria.
  2. Por outro lado, as fezes podem ser mais claras, amarelo-claro, cinzentas ou mesmo brancas, ao que se chama acolia fecal.

Artigo anterior
Qual o sinônimo de imobilização?
Artigo seguinte
Quais são os exames de sangue Pré-operatório?