Quando deve ocorrer a intervenção do Estado na propriedade privada?

Perguntado por: Leandro Salvador Domingues de Pinho  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (16 avaliações)

Conforme a Constituição Federal o Estado pode intervir na propriedade privada quando se tratar de interesse público, ou seja, eminente perigo público ou interesse público, devido ao principio da supremacia do interesse público e a função social da propriedade.

Quando o Estado pode intervir na propriedade privada?

A Constituição Federal autoriza o Estado brasileiro a intervir na propriedade privada, quando sua função social não esteja sendo observada (art. 5º, XXIII, CF). Desta forma, cabe ao Estado, utilizando dos instrumentos de intervenção, assegurar que o exercício do direito de propriedade cumpra com sua finalidade social.

O que é a intervenção do Estado na propriedade privada?

Intervenção na propriedade privada é todo ato do Poder Público que retira e restringe compulsoriamente direito dominiais privados ou sujeita o uso de bens particulares em virtude do atendimento aos interesses da comunidade.

Quando há intervenção do Estado na propriedade privada qual é a alternativa correta?

Quanto à intervenção do Estado na propriedade privada, assinale a alternativa correta. A servidão administrativa só pode ser constituída mediante acordo ou sentença judicial. A desapropriação administrativa é ato administrativo discricionário. O Estado não poderá impor parcelamento de solo ou edificações compulsórias.

Em que situações o Estado pode limitar o direito à propriedade privada?

A limitação ao direito de propriedade pode dar-se por ato de vontade de seu próprio titular e, geralmente, ocorre pela constituição de outro direito real sobre o bem. Pode ocorrer, portanto, pela instituição de um direito de superfície.

Intervenção do Estado na Propriedade - Direito Administrativo - Profª. Núbia de Paula

44 questões relacionadas encontradas

Quais os limites à propriedade privada?

As limitações ao direito de propriedade são restrições ao seu exercício, porém não acarretam diminuição do patrimônio de quem é afetado por ela nem o enriquecimento de quem as aproveite. A lei limita o direito de propriedade de varias formas, como por exemplo os minerais do subsolo que são pertencentes a União.

Quais são os limites do direito de propriedade?

A limitação ao direito de propriedade pode dar-se por ato de vontade de seu próprio titular e, geralmente, ocorre pela constituição de outro direito real sobre o bem. Pode ocorrer, portanto, pela instituição de um direito de superfície.

Quais as formas de intervenção do Estado na propriedade privada?

As modalidades de intervenção do Estado na propriedade privada
  • Modalidades.
  • 1.1. Servidão administrativa/pública. ...
  • 1.2. Requisição administrativa. ...
  • 1.3. Tombamento. ...
  • 1.4. Desapropriação. ...
  • 1.5. Limitação administrativa. ...
  • 1.6. Ocupação temporária/provisória. ...
  • Considerações finais.

São formas supressivas de intervenção do Estado na propriedade privada?

A desapropriação é a forma supressiva de intervenção do Estado na propriedade particular. Fala-se em supressiva, pois retira-se o bem do seu antigo proprietário, e este passa a pertencer ao Poder Público.

O que é a intervenção do Estado?

A intervenção do Estado no domínio econômico, nada mais é do que todo ato ou medida legal que restrinja, condiciona ou tenha por fim suprimir a iniciativa privada em determinada área, visando assim, o desenvolvimento nacional e a justiça social, assegurados os direitos e garantias individuais.

Quais as formas de intervenção do Estado no domínio econômico?

Como foi mencionado anteriormente, o Estado pode intervir de forma direta na ordem econômica, só podendo fazê-lo em nome da segurança nacional e do interesse coletivo para que não venha a ferir princípios constitucionais como o da liberdade de iniciativa.

O que é Tredestinação?

Tredestinação significa destinação contrária com plano inicialmente previsto, ocorre quando o ente estatal procede uma desapropriação declarando a necessidade ou utilidade pública de um bem particular, porém, pratica destino diverso do que planejara no início, podendo ser caracterizada como lícita ou ilícita.

O que é a propriedade privada exemplos?

Propriedade privada é o nome dado à qualidade específica de um bem - a de ser posse de uma pessoa, que pode ser tanto física quanto jurídica. É o caso da roupa que você veste, da casa onde você mora (que mesmo alugada, tem um proprietário certo), do prédio onde a sua empresa está localizada.

Quais são os fundamentos em que o Estado alega Quando de sua intervenção na propriedade?

São fundamentos para a intervenção do Estado na propriedade particular: a função social da propriedade e a prevalência do interesse público. Conforme comentado, o direito de propriedade assegurado constitucionalmente não é absoluto, pois a propriedade deverá atender sua função social (art. 5º, XXIII da Constituição).

Em quais situações o Estado pode interferir no direito à vida?

No caso de abuso de menores, de pagamento de pensão alimentícia, de violência contra a mulher - onde entra a Lei Maria da Penha -, dentre outros. Sempre assegurando o bem estar da sociedade e fazendo prevalecer a Justiça para aqueles que estão fragilizados e quando há abuso de direito.

Como Estado civil se relaciona com o direito à propriedade privada?

A propriedade estaria, assim, melhor protegida pelos elementos que constituem o estado civil, vez que neste “os direitos naturais inalienáveis do ser humano à vida, à liberdade e aos bens estão melhor protegidos sob o amparo da lei, do árbitro e da força comum de um corpo político unitário”. (MELLO, 2006, p. 86).

Quais são os tipos de desapropriação?

Existem quatro tipos de desapropriação: direta, indireta, confiscatória e sancionatória.

Quais são os limites do poder estatal de intervenção na propriedade?

Conforme a Constituição Federal o Estado pode intervir na propriedade privada quando se tratar de interesse público, ou seja, eminente perigo público ou interesse público, devido ao principio da supremacia do interesse público e a função social da propriedade.

É forma de intervenção supressiva da propriedade?

1) DESAPROPRIAÇÃO, também chamada de Intervenção Supressiva ou Drástica, que consiste na forma mais importante e complexa, tendo em vista que nesta modalidade, perde-se o direito de propriedade. É uma intervenção originária, isto é, uma vez incorporada ao patrimônio público é como se à ele sempre tivesse pertencido.

Quais são as modalidades sobre as restrições impostas pelo Estado ao direito de propriedade privada discorra sobre o tombamento?

No tocante às modalidades, o tombamento pode ser constituído de 03 (três) diferentes formas, de Ofício: incide apenas sobre os bens públicos, e se processa com a simples notificação da entidade a quem pertencer ou cuja guarda estiver o bem, seja a União, Estado ou Município; Voluntário: versa exclusivamente sobre os ...

Quais os dois principais fundamentos para a intervenção estatal sobre a propriedade alheia?

815) aponta dois fundamentos jurídico-políticos, para que o Estado possa intervir na propriedade privada, sendo eles, o princípio da supremacia do interesse público sobre o particular e a função social da propriedade.

Quais são as formas de controle da administração pública?

Controle conforme o momento

Controle Preventivo: Controle que antecede o início ou conclusão do ato, como premissa para sua eficácia. Controle Concomitante: Controle que segue junto à execução do ato para verificar a regularidade de sua realização.

Quais são as principais características do direito de propriedade?

A propriedade é um direito absoluto na medida em que o proprietário tem o mais amplo poder jurídico sobre aquilo que é seu. Nela estão insertos todos os atributos dos direitos reais. Se assim o é, a partir dela surgem todos os demais direitos reais, conforme dito alhures.

O que é restrição de propriedade?

As restrições em virtude de interesse social pressupõe a idéia de subordinação do direito de propriedade privado aos interesses públicos e às conveniências sociais, sendo imprescindíveis ao bem-estar coletivo e à própria segurança da ordem econômica e jurídica.

Por que o direito de propriedade é absoluto?

Durante toda a história, o direito de propriedade sempre foi considerado absoluto, ou seja, inatingível, sem limitações ou quaisquer restrições ao seu exercício, pois o proprietário era considerado senhor da coisa e dela poderia implementar o tratamento que bem entendesse.

Artigo anterior
Como conseguir 5000 mil reais emprestado?
Artigo seguinte
Como receber um pagamento em dólar?