Qual é a classe gramatical da palavra mas?

Perguntado por: Gabriel Azevedo  |  Última atualização: 16. Januar 2022
Pontuação: 4.2/5 (54 avaliações)

A palavramas”, por ser uma conjunção adversativa, é usada para transmitir ideia de oposição ou adversidade. Ela pode ser substituída pelas conjunções porém, todavia, contudo, entretanto, no entanto e não obstante.

Qual é a classe gramatical da palavra um?

A palavra está, com acento agudo, é o verbo estar em sua forma conjugada na 3ª pessoa do singular do presente do indicativo. Ou seja: ele/ela/você está. O termo é acentuado, porque a tônica encontra-se na última sílaba.

Qual é o advérbio de MAS?

Mas é usado principalmente como conjunção adversativa, indicando uma ideia de oposição. Pode ser substituído por porém, todavia, contudo. Além de conjunção, mas também pode ser um substantivo comum ou um advérbio. Como substantivo se refere a um defeito, um senão.

Qual é a classe gramatical da palavra minha?

Significado de Minha

pronome Que me pertence; indica pertença e concorda com o gênero feminino (coisa ou pessoa), na primeira pessoa do singular (eu): indiquei minha filha para o cargo de chefe; vivo na minha casa. substantivo feminino [Informal] Meu ponto de vista, opinião: sobre esse assunto, prefiro ficar na minha.

Qual é a classe gramatical da palavra alguém?

substantivo masculino Um indivíduo, um sujeito, uma pessoa: aquele alguém sobre o qual falávamos já não está mais entre nós. Etimologia (origem da palavra alguém). Talvez do latim aliquem.

COMO APRENDER CLASSES GRAMATICAIS EM 9 MINUTOS - Português para Concursos

44 questões relacionadas encontradas

Qual é a classe gramatical da palavra com?

Adjetivo. O adjetivo é uma palavra ou locução (iniciada por preposições: de, em, com, sem) que confere características, estados, qualidades aos seres. Também pode instituir relações de tempo, de espaço, de finalidade, de procedência com o substantivo.

Quando se deve usar mais é MAS?

Diferença de “mais” e “mas”

Entretanto, possuem significados completamente diferentes, não podendo ser utilizadas uma no lugar da outra. Neste caso, “mas” é usado com um sentido de “porém”, “contudo”, “todavia”, indicando oposição. E “mais” traz a ideia de adição, aumento.

Qual é a classe gramatical do mais é do MAS?

A palavra “mais” tem ainda mais função do que “mas”, ela pode ser um substantivo, conjunção ou adverbio de intensidade, preposição, ou um pronome indefinido. O “mais” tem o significado de intensidade, maior característica ou quantidade ou excesso, mas também pode indicar uma adição.

O que significa a preposição mas?

A palavra “mas”, por ser uma conjunção adversativa, é usada para transmitir ideia de oposição ou adversidade. Ela pode ser substituída pelas conjunções porém, todavia, contudo, entretanto, no entanto e não obstante.

Qual é a classe da palavra como?

Preposição. As preposições têm como função estabelecer relações de sentido entre os termos de uma oração. São exemplos dessa classe gramatical: “a”, “após”, “como”, “acima de” e inúmeras outras.

Qual é a classe gramatical da palavra não?

advérbio Modo de negar; negação, recusa: -- Precisam de ajuda? -- Não.

Qual o sentido da conjunção mais?

Mais é uma palavra usada principalmente como advérbio de intensidade, transmitindo uma noção de maior quantidade ou intensidade, ou como conjunção aditiva, transmitindo uma noção de adição e acréscimo. Tem sentido oposto a menos.

Qual o efeito da palavra mas?

A palavra “mas” atua como uma conjunção coordenada adversativa, devendo ser utilizada em situações que indicam oposição, sentido contrário. Vejamos, pois: Esforcei-me bastante, mas não obtive o resultado necessário.

Quais são os advérbios de intensidade?

assaz (bastante, suficientemente), bastante, demais, mais, menos, muito, quanto, quão, quase, tanto, pouco. Exemplos de Locuções adverbiais de intensidade: em excesso, de todo, de muito, por completo, por demais.

Qual é a classe gramatical de quando?

advérbio Em qual circunstância, situação, tempo (ocasião temporal): disse que a encontraria, mas não disse quando.

Quando devemos usar a palavra mais de um exemplo?

2 - " Mais" pode atuar como pronome ou advérbio de intensidade, opondo-se geralmente a "menos". Por exemplo: Ela fez mais trabalhos durante o ano. A Alemanha é um dos países mais ricos do mundo.

Quando se usa o há?

Nesse caso, podemos substituir o HÁ pelo verbo existir: “Existem dúvidas na prova”. Na frase “Há muito tempo não o vejo”, também é com agá, pois podemos dizer: “Faz tempo que não o vejo”. Já na frase “Estamos a dois minutos de casa”, o A deve ser escrito sem agá, pois não pode ser substituído por um verbo.

Qual é o efeito do sentido da palavra?

Efeitos de sentido são possibilidades de expressão escolhidas pelo emissor de acordo com a intenção comunicativa. Eles podem ser: duplo sentido, ambiguidade, ironia e humor. Durante a produção textual, muitas vezes utilizamos recursos para expressar algum sentido além do óbvio.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que: utilizado em perguntas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases. Exemplo: Você não gosta dessa matéria, por quê? Porquê: possui o valor de substantivo e indica o motivo, a razão.

Qual o sentido da conjunção ou?

ou, ou...ou, ora... ora, já... já, quer... As conjunções, assim como as preposições, não exercem função sintática na oração, apenas ligam termos de mesma função sintática ou orações, por isso, são consideradas conectivos.

Qual o sentido da conjunção como?

A conjunção é usada como conectivo (elemento de ligação) entre orações ou palavras de mesma função sintática. ... A conjunção subordinativa “como” é um exemplo, pois pode estabelecer diferentes efeitos de sentido e apresentar-se em três orações subordinadas.

Qual o sentido da conjunção e?

Estabelecem relação de adição entre as orações ou os termos conectados. Como exemplos de conjunções aditivas, temos “e” (para sentido positivo), “nem” (para sentido negativo), entre outros.

O que é uma conjunção de conclusão?

Conjunções coordenativas conclusivas

Indicam relação de conclusão. São elas: pois (posposta ao verbo), logo, portanto, então, por isso, por conseguinte, por isto, assim, etc.

Qual das palavras a seguir é uma conjunção adversativa logo ou é mais?

As conjunções coordenativas adversativas ligam duas orações em que a segunda oração expressa o contraste da ideia iniciada na primeira oração. As principais conjunções adversativas são mas, porém e contudo.

Artigo anterior
O que comer à noite quando está de dieta?
Artigo seguinte
O que é bom para limpar as cordas do violão?