Quais as complicações para o feto de uma pielonefrite no período gestacional?

Perguntado por: Flávio Raúl Azevedo de Alves  |  Última atualização: 24. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (72 avaliações)

E para o feto podem ocorrer complicações com mais severidade: crescimento intra-uterino restrito, retardado mental, parto prematuro, óbito intra-uterino, infecção e/ou morte neonatal.

O que é Enterococcus faecalis e quando uma grávida pega o que acontece?

Estreptococo do grupo B é uma bactéria que pode causar infecções graves em mulheres grávidas e recém-nascidos. Ele é um dos muitos tipos de bactérias estreptococos, algumas vezes chamado de "strepto".

O que é pielonefrite na gestação?

A pielonefrite é uma das complicações clinicas da infecção do trato urinário e rins e possuiu uma incidência de 0,5 a 2% em gestantes 3, sendo umas das complicações clinicas mais sérias da gravidez2.

Quais modificações tornam a gestante mais susceptível a pielonefrite?

Fatores de risco para pielonefrite na gravidez incluem multiparidade, diabetes mellitus, malformações do trato urinário, baixo nível socioeconômico e BA (JOLLEY et al., 2012), cistite e cálculo (FIADJOE et al., 2010).

Quais são as principais alterações do trato urinário durante e pós a gestação?

Os sintomas mais conhecidos são: disúria, polaciúria e dor supra-púbica. Nestes casos, o profissional deve questionar se a gestante tem febre, dor lombar ou outros sintomas sistêmicos que possam sugerir uma infecção generalizada (sepse). Se a resposta for não, o provável diagnóstico será uma cistite.

Quais os riscos da infecção urinária para a gestante? | Momento Papo de Mãe

15 questões relacionadas encontradas

Quais são as principais alterações e adaptações maternas?

As mudanças que ocorrem no organismo materno são decorrentes de reações ao concepto, alterações hormonais, modificações bioquímicas, e modificações anatômicas e mecânicas geradas pelo crescimento do feto ao longo da gravidez.

O que é gestação e quais suas alterações?

A gravidez provoca muitas alterações no corpo da mulher. A maioria delas desaparece após o parto. Essas alterações causam alguns sintomas, que são normais. Porém, determinados distúrbios, tais como diabetes gestacional.

São efeitos da gravidez sobre a doença renal Pré-existente?

Ter uma doença renal crônica antes de engravidar aumenta o risco de o feto não crescer tanto quanto esperado (pequeno para a idade gestacional. O recém-nascido... leia mais ) ou de ser natimorto. Complicações da gravidez são problemas que ocorrem apenas durante a gestação.

Qual fator predispõe a ocorrência de ITU infecção do trato urinário em gestantes?

Alguns fatores podem favorecer as causas de infecção urinária ser mais frequente durante a gravidez, como o aumento da circulação sanguínea na região pélvica, causando o aumento da umidade, o que facilita a passagem das bactérias do ânus para a uretra.

Qual o principal agente etiológico das infecções urinárias na gestação?

A infecção do trato urinário. leia mais (ITU) é comum durante a gestação, aparentemente em decorrência de estase urinária, que resulta de dilatação ureteral de causa hormonal, de hipoperistaltismo ureteral também de causa hormonal e da pressão do útero em expansão sobre os ureteres.

O que a pielonefrite pode causar?

A pielonefrite é uma inflamação nos rins que normalmente acontece quando bactérias presentes no trato urinário sobem pelos ureteres e chegam aos rins, provocando inflamação e levando ao aparecimento de alguns sintomas como dor na região lombar, vontade constante de urinar, febre, mal-estar e dor pélvica.

Quanto tempo demora a passar a pielonefrite?

O tratamento completo demora de 14 a 21 dias e o indicado é que o paciente fique de repouso de 1 a 2 semanas para se recuperar da doença, que causa cansaço, fadiga e costuma deixar as pessoas debilitadas.

O que fazer para melhorar o sexo na gravidez?

Tente novas posições sexuais

Algumas sugestões de posições confortáveis são: sexo em pé, de conchinha, na posição cachorrinho, sentada ou na posição tradicional adaptada (com elevação do quadril da mulher com o auxílio de almofadas).

Como se pega a bactéria enterococcus faecalis?

O que causa as infecções do trato urinário?
  1. ser do sexo feminino;
  2. estar na menopausa;
  3. realizar uma higiene íntima inadequada antes e após o ato sexual;
  4. a presença de cálculos renais;
  5. uso recente de sonda vesical;
  6. histórico de procedimentos urológicos;
  7. alterações na próstata.

O que é Staphylococcus aureus na gravidez?

O Staphylococcus aureus, ou S. aureus, é uma bactéria gram-positiva presente normalmente na pele e na mucosa das pessoas, principalmente boca e nariz, sem causar danos ao organismo.

Como tratar a bactéria enterococcus faecalis?

Tratando Infecções por Enterococcus Faecalis

Por isso, é necessário combinar diferentes tipos de medicamentos que sejam ativas na parede celular. Para as infecções cutâneas, as opções mais eficazes de tratamento são por meio do uso de vancomicina, daptomicina, tedizolida, linezolida e tigeciclina.

Quais os principais fatores de risco para Itu?

Os principais fatores de risco para infecções no trato urinário (ITU) identificados foram relacionados ao uso de cateteres vesical, especialmente os de demora, práticas sexuais desprotegidas, aumento da idade, urina com pH alcalino, infecção genital, resistência a antibióticos, má higienização das regiões perianal e ...

Quais são os fatores de risco para infecção do trato urinário?

Os principais fatores derisco associados à infecção do trato urinário, na atenção à saúde, são: a condição patológica prévia; ahospitalização; indicação indevida da cateterização; os cuidados com o cateter; o tempo de permanênciado cateter; o sexo e a idade do paciente.

Porque as mulheres são mais suscetíveis a ter Itu?

Um dos fatores que contribuem para isso é a própria anatomia feminina, pois a uretra do aparelho genital feminino é mais curta e mais próxima do ânus do que a dos homens, o que possibilita a passagem de bactérias do ânus para a vagina.

Quais as complicações clínicas na gestação com relação a doença renal?

A capacidade reprodutiva diminui na presença de insuficiência renal. O grande desafio no acompanhamento de gestantes com doença renal é manter o ambiente intra-uterino favorável ao feto. Um dos prognósticos comuns nessas gestações envolve prematuridade, crescimento restrito e retardo mental.

Como identificar problema renal na gravidez?

A dor nos rins na gravidez é um sintoma comum e que pode ter diversas causas, desde cálculos renais, infecção urinária, problemas na coluna vertebral ou cansaço muscular. No entanto, ador nos rins no final da gravidez pode ainda ser sinal de início de trabalho de parto, devido às contrações.

Qual a principal causa de insuficiência renal aguda na gestação?

Insuficiência renal aguda na gestação

A insuficiência renal aguda relacionada à gestação (IRA-G) é uma causa importante de morte materno-fetal, especialmente nos países subdesenvolvidos/em desenvolvimento em que a assistência pré-natal pode ser precária. A principal causa de IRA-G nestes países é o abortamento séptico.

O que é uma gravidez?

A gravidez é um evento resultante da fecundação do ovulo (ovócito) pelo espermatozoide. Habitualmente, ocorre dentro do útero e é responsável pela geração de um novo ser. Este é um momento de grandes transformações para a mulher, para seu (sua) parceiro (a) e para toda a família.

Quais são os sintomas de gravidez?

Quais os primeiros sintomas da gravidez?
  • Corrimento marrom ou corrimento de nidação.
  • Enjoos;
  • Vômitos;
  • Sensibilidade nas mamas;

Quais são as adaptações fisiológicas durante a gestação?

Observa-se aumento no suprimento de sangue renal desde o início da gravidez. Os rins aumentam de peso e tamanho, sofrem dilatação da pélvis renal, aumento da taxa de filtração glomerular no primeiro trimestre e aumento da função dos túbulos. Nestes há retenção gradual de sódio e água.

Artigo anterior
Quais as dimensões níveis de estruturação dos componentes de representação da linguagem?
Artigo seguinte
Quanto tempo dura um pneu Pirelli P7?