Qual é a causa do hipertireoidismo?

Perguntado por: César Matias de Correia  |  Última atualização: 12. April 2025
Pontuação: 4.6/5 (17 avaliações)

Causas: O desencadeamento do hipertireoidismo pode ocorrer devido ao excesso de iodo presente em alguns medicamentos, ao surgimento de nódulos na glândula, ao funcionamento mais acelerado da tireoide ou à ingestão dos hormônios da tireoide.

O que leva uma pessoa a ter hipertireoidismo?

O hipertireoidismo em idosos muitas vezes resulta da doença de Graves. Quase tão frequentemente, o hipertireoidismo é causado pelo crescimento gradual de muitos pequenos nódulos na tireoide (nódulos tóxicos da tireoide). Alguns medicamentos podem causar também hipertireoidismo.

Quais os riscos de quem tem hipertireoidismo?

Se não tratado, o hipertireoidismo pode levar a outros problemas de saúde mais graves, que podem envolver o coração e os ossos. No coração, os sintomas podem variar entre batimentos cardíacos acelerados, irregulares e insuficiência cardíaca congestiva. Já nos ossos, o paciente pode desenvolver osteoporose.

Quais os piores sintomas do hipertireoidismo?

Queda de cabelo e/ou fraqueza do couro cabeludo. Rápido crescimento das unhas, com tendência à descamação das mesmas. Fraqueza nos músculos, especialmente nos braços e coxas. Intestino solto.

O que fazer para melhorar o hipertireoidismo?

Deve-se evitar alimentos ricos em sal, gorduras saturadas e carboidratos simples e limitar o consumo de soja e seus derivados, uma vez que estes interferem na atividade hormonal da tireoide. Recomenda-se remover completamente da dieta o álcool, o tabaco e a cafeína.

HIPERTIREOIDISMO - Causas, Sintomas, Prevenção...

22 questões relacionadas encontradas

O que não se deve comer quando se tem hipertireoidismo?

Alguns alimentos que podem causar o ganho de peso ou prejudicar a produção de hormônios na tireoide, devendo ser evitados, são:
  • Alimentos ricos em açúcar, como bolos, doces, refrigerantes, sorvete, biscoitos;
  • Cereais refinados, como pão branco, macarrão branco, arroz branco;

Qual a melhor vitamina para quem tem hipertireoidismo?

Cálcio e vitamina D

Para algumas pessoas com hipertiroidismo tem-se verificado alguns distúrbios na massa óssea. O hipertiroidismo não controlado e após anos sem tratamento, pode originar osteopenia e osteoporose. Nesse sentido, pode ser vantajoso reforçar a alimentação com alimentos que tenham estes nutrientes.

Como fazer a tireoide voltar ao normal?

​Para manter a tireoide regulada é importante manter uma dieta equilibrada com alimentos fonte de fibras, iodo, selênio, zinco e cobre, que são nutrientes necessários para o bom funcionamento desta glândula e que podem ser encontrados em alimentos como peixes, frutos do mar, cereais integrais, ovos e frutos secos.

Como são as crises de hipertireoidismo?

Os principais sintomas do hipertireoidismo são a agitação, queda de cabelo, insônia, calor, fraqueza muscular, perda de peso, entre outros. Os sintomas de hipertireoidismo surgem quando a glândula tireoide funciona de maneira acelerada, produzindo uma quantidade excessiva de hormônios.

É possível reverter o hipertireoidismo?

Você já sabe que o hipertireoidismo tem cura, mas, infelizmente, o hipotireoidismo não. Trata-se de uma doença crônica. No entanto, é possível controlar o problema por meio de medicamentos que repõem os hormônios T3 e T4.

Quem tem hipertireoidismo tem uma vida normal?

O hipertiroidismo pode ter o que se chama de cura por pessoas que não são médicos. As taxas de hormônios voltam ao normal e não precisa mais de tratamento. A doença pode ter períodos de cura intercalados com os de atividade. Muitos doentes ficam bem em algum tempo.

Qual é o tipo de tireoide mais grave?

O hipertireoidismo é a condição que leva a tireóide a produzir hormônios excessivamente. Esta é uma das doenças da tireoide mais graves e pode induzir a problemas no coração e nos ossos. Ele afeta, sobretudo, a mulheres de 20 a 40 anos, mas também pode se instalar em homens e idosos.

O que é mais grave hipotireoidismo ou hipertireoidismo?

O que é o hipertireoidismo

O hipertireoidismo (ou tireotoxicose) é uma doença caracterizada pelo aumento na produção dos hormônios da tireóide. É mais difícil de detectar do que o hipotireoidismo; e pode levar a complicações cardíacas como insufuciência, arritmia e taquicardia.

O que a tireoide faz no corpo?

A tireoide interfere diretamente no corpo humano — questões como humor, memória, fertilidade, crescimento e desenvolvimento das crianças. Isso porque ela é responsável pela regulação do metabolismo, através da produção dos hormônios T3 e T4.

Quem tem problema de tireoide sente muito frio?

Sua sensibilidade à temperatura pode ser um sinal de hipotireoidismo. A circulação lenta pode deixar você com frio quando está perfeitamente quente e todos ao seu redor se sentem bem. O oposto vale para o hipertireoidismo: você pode ser super sensível a qualquer calor e suar mais do que os outros.

Quem tem hipertireoidismo sente tontura?

Quem tem hipertiroidismo é comum sentir tontura falta de ar e dor no peito? Boa noite. Se estiver descontrolado o tratamento ou ainda sem tratamento, pode ser sim um dos sintomas, no entanto, outras patologias podem cursar com os mesmos sintomas. Sugiro avaliação médica.

Quando o hipertireoidismo é preocupante?

Exame de TSH

<4,5 μUI/mL: níveis normais de TSH no sangue, com baixa probabilidade de hipotireoidismo. de 4,5 a 10 μUI/mL: alteração no nível de TSH no sangue, podendo indicar um caso de hipotireodismo. >10 μUI/mL: nível alto de TSH, com grandes chances de hipotireoidismo.

Quais são os tipos de hipertireoidismo?

Quais são os tipos de hipertireoidismo? Existe o hipertireoidismo subclínico e o clínico. No primeiro, a quantidade de TSH fica menor no sangue, mas os níveis de T4 ainda ficam normais. O subclínico é a fase inicial e é bem mais brando.

Quando é considerado hipertireoidismo?

Qual a diferença entre hipotireoidismo e hipertireoidismo? Hipertireoidismo é quando a tireoide produz mais hormônios do que deveria. Já o hipotireoidismo é quando a tireoide produz menos hormônios do que deveria.

Qual é a fruta que é bom para tireoide?

Maçãs, peras, ameixas e frutas cítricas são abundantes em pectinas, que ajudam a desintoxicar o mercúrio – um dos principais metais que estão ligados a problemas de tireoide. Sementes de abóbora, sementes de girassol e nozes são ricas fontes de zinco. Níveis baixos de zinco são associados a problemas de tireoide.

Qual o remédio que prejudica a tireoide?

Algumas medicações agem diminuindo a produção dele – e, consequentemente, a produção dos hormônios tireoideanos T3 e T4 – como os corticoides (prednisona, dexametasona, hidrocortisona, betametasona, entre outros), os agonistas da dopamina (como cabergolina, anfetaminas, bupropiona, etc) .

Quais são os alimentos que prejudicam a tireoide?

Doces. Biscoitos, brioches, croissants, chocolate e outros tipos de doces também entram para o grupo dos alimentos que prejudicam a tireoide. Segundo uma pesquisa, doces estão no podium de alimentos que aumentam o risco de câncer da tireoide, especialmente em mulheres e adultos com sobrepeso.

Qual o remédio mais usado para hipertireoidismo?

Os medicamentos como a levotiroxina, propiltiouracil ou metimazol são usados no tratamento de desordens da tireoide, como hipotireoidismo, hipertireoidismo ou tireoidite, já que ajudam a regular o funcionamento desta glândula e aliviar os sintomas causados por essas alterações.

Quem tem hipertireoidismo tem que tomar remédio a vida toda?

O médico Antônio Chacras explica que o tratamento de hipo ou hipertireoidismo é simples, mas é para toda vida. “O paciente sempre terá que fazer um controle da tireóide uma ou duas vezes por ano, para saber se é necessário aumentar ou diminuir a dosagem do remédio”, esclarece.

Quem tem hipertireoidismo pode comer banana?

Berinjela, banana e água de coco são alguns dos alimentos que podem ajudar na dieta da pessoa que possui esse distúrbio.

Artigo anterior
Porque o termo biscoito?
Artigo seguinte
São características do músculo estriado cardíaco?