Qual é a caracterização da Bahia feita pelo poeta Gregório de Matos?

Perguntado por: Érika Antunes  |  Última atualização: 1. August 2024
Pontuação: 4.3/5 (16 avaliações)

Em “A cidade da Bahia” , as características rítmicas sonânticas também estão presentes: “dessemelhante/abundante”, “estado/empenhado”, "mercante/negociante", "entrado trocado” as duas últimas estrofes também são interpoladas “excelente/repente”, “abelhudo/sisuda”, "Brichote/capote”.

Como Gregório de Matos descreve a cidade da Bahia?

Descrevo que era Realmente Naquele Tempo a Cidade da Bahia

A cada canto um grande conselheiro, Que nos quer governar cabana e vinha; Não sabem governar sua cozinha, E podem governar o mundo inteiro.

Como se caracteriza o poema de Gregório de Matos?

CARACTERÍSTICAS LITERÁRIAS

A poesia de Gregório de Matos é religiosa e lírica [ver Antologia]. Absolutamente conforme com a estética do Barroco, abusa de figuras de linguagem; faz uso do estilo cultista e conceitista, através de jogos de palavras e raciocínios sutis.

Porque Gregório de Matos crítica a Bahia?

Veja-se que aqui Gregório de Matos associa diretamente a Bahia à metáfora do “corpo da república”. É preciso lembrar, nesse sentido, que a cidade de Salvador (“a cidade da Bahia”) foi a capital política do Brasil durante grande parte do período colonial (entre 1549 e 1763).

O que se retrata o poema a cidade da Bahia?

“À cidade da Bahia” – Este poema faz parte das obras satíricas do autor e faz uma crítica em relação à administração da estrutura colonial e a exploração da Bahia pelos comerciantes estrangeiros.

O POETA DESCREVE A BAHIA + CARACTERÍSTICAS DO BARROCO - GREGÓRIO DE MATOS - OBRA DO PAS 1 DA UNB

25 questões relacionadas encontradas

O que caracteriza o poema?

A palavra “poema” vem do verbo grego “poiéo”, que quer dizer “fazer, criar ou compor”. Dessa forma, o poema é definido como um gênero textual e literário que tem como finalidade expressar sentimentos, emoções e pensamentos de quem escreve. A estrutura básica de um poema contém versos, estrofes, rimas e ritmo.

Qual era o objetivo de Gregório de Matos?

Apelidado de Boca do Inferno, Gregório de Matos foi um poeta brasileiro famoso por seus versos satíricos que atentavam contra a sociedade colonial baiana do século XVII.

Qual foi o principal obra de Gregório de Matos?

Sua obra inclui poesia lírica, sacra, satírica e erótica. Ganhou maior destaque por suas produções satíricas, ganhando o apelido de “Boca do Inferno” e também “Boca de Brasa”.

Qual era o estilo literário de Gregório de Matos?

O poeta pertence ao movimento barroco e ficou conhecido pela poesia satírica. Sua poesia passa por diferentes fases, em uma delas o autor dá muita importância aos temas religiosos e de salvação espiritual. Em sua fase satírica, faz críticas à Igreja Católica e ao governador da Bahia.

Por que Gregório de Matos é conhecido como Boca do Inferno?

Com sua “lira maldizente”, Gregório viveu uma vida tão tumultuada que foi descrita como “espantosa” por um de seus biógrafos. Seus versos o levaram a ter muitos inimigos importantes. O Boca do Inferno desafiava, inclusive, seus leitores. Ainda em Aos Vícios, ele critica os que calam, duvidando de suas boas intenções.

Qual é o apelido dado ao poeta Gregório Matos?

Gregório de Matos é um dos maiores poetas da poesia barroca. Boca do Inferno foi um apelido dado pelas críticas que ele fez à Igreja Católica. Sua obra é marcada pela sátira e muito moderna para a época.

Quem foi Gregório de Matos e como era conhecido?

Historicamente o primeiro grande poeta do Brasil, do período Barroco, Gregório de Matos Guerra nasceu em 1633, na cidade de Salvador, na Bahia, e sua obra, principalmente a satírica, faz alusão a duas de suas maiores referências: Brasil e Portugal.

Quais as críticas são feitas à sociedade baiana?

Os versos de Gregório de Matos fazem críticas à sociedade baiana do século XVII, destacando a hipocrisia, a corrupção e a decadência moral da elite colonial. Essas críticas ainda são relevantes no século XXI, pois problemas como a corrupção e a falta de ética persistem na sociedade contemporânea.

O que Gregório de Matos produziu?

O poeta produziu poesia lírico-filosófica, sacra e satírica. Além desses três tipos, há a poesia erótica ou pornográfica. Suas sátiras atacavam o governo, a nobreza e o clero.

Qual a importância de Gregório de Matos na literatura?

Gregório de Matos Guerra, poeta baiano do século XIX, é considerado o primeiro poeta genuinamente brasileiro de nossa literatura. Famoso por seu tom ácido, despertou a ira dos que eram criticados em seus poemas.

Quais são as três principais temáticas da poesia de Gregório?

A temática religiosa, a satírica e a amorosa. Gregório de Matos fazia poemas criticando e satirizando pessoas influentes da Bahia.

Qual a poesia mais famosa de Gregório de Matos?

A poesia satírica de Gregório de Matos é a mais conhecida de sua produção.

Porque Gregório de Matos voltou ao Brasil?

O poeta barroco Gregório de Matos Guerra (1633-1696) nasceu em Salvador, mas estudou em Coimbra, tendo permanecido em Portugal até 1681, quando voltou ao Brasil, provavelmente em razão de desavenças causadas por seus poemas satíricos. Em 1674, propõe a criação de uma universidade em sua cidade de origem.

Qual é o objetivo do gênero textual poema?

É elaborado para despertar sensações no leitor através de brincadeiras sonoras ou visuais com as palavras. A leitura de um poema, além de ser uma fonte de informação, é realizada pelo prazer de refletir e descobrir as ideias e sentimentos dos autores e perceber as emoções que provocam no leitor.

Qual é a origem do poema?

Na Grécia Antiga, os gêneros literários – gêneros épico, lírico e dramático – eram todos considerados poemas. Entre esses textos inaugurais estão os poemas de Homero nas obras Odisseia e Ilíada, os primeiros grandes textos épicos da cultura ocidental.

Qual o objetivo de se trabalhar poema?

O exercício poético desenvolve uma percepção mais rica da realidade, aumenta a familiaridade com a linguagem mais elaborada da literatura e enriquece a sensibilidade. Aprender a escutar, ler, compreender, interpretar, declamar e produzir poemas.

Como se chama a pessoa que escreve poemas?

A gramática normativa registra a palavra poetisa para referir-se às escritoras do gênero poético, contudo podemos utilizar duas variações, poeta ou poetisa.

Artigo anterior
Como definir sepse?
Artigo seguinte
O que aconteceria se os seres humanos fossem extintos?