Qual é a alimentação dos platelmintos?

Perguntado por: Raúl Campos de Macedo  |  Última atualização: 21. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (37 avaliações)

Os platelmintos podem ser carnívoros ou herbívoros, com algumas espécies parasitas apresentando hábitos onívoros, já que se alimentam da matéria orgânica consumida pelo hospedeiro em que estão. Platelmintos de vida livre se alimentam geralmente de pequenos vermes e organismos invertebrados.

Qual é a alimentação do platelmintos?

Sistema digestivo

Partindo desde a alimentação herbívora à carnívora, os platelmintos possuem diversos tipos de alimentação. No caso dos vermes a alimentação ocorre de acordo com a parte do corpo do hospedeiro que estão. Os animais de vida livre se alimentam de pequenos organismos e vermes de pequeno porte.

Como é feita a digestão dos platelmintos?

Quando o sistema digestivo está presente nos platelmintos, possui uma única abertura, constituindo boca, faringe e intestino, que termina em fundo cego (caso das planárias e esquistossomos). ... As espécies menores possuem um intestino simples com formato de um saco com uma faringe simples ou bulbosa.

O que comem as planárias?

Em laboratório, planárias geralmente são alimentadas com pedaços de invertebrados. A alimentação, duas vezes por semana, com fígado, foi por nós empregada uma vez que é também adequada, conforme dados da literatura (Galtsoff, 1959), para manter animais em laboratório.

O que comem as planárias platelmintos Tricládidos e como digerem o alimento?

A dieta é baseada em outros invertebrados terrestres e rastejantes, como caracóis-de-jardim (Bradybaena similaris), minhocas (gêneros da família Enchitraeidae) e tatuzinhos-de-jardim (isópodos terrestres). A boca da planária serve tanto para a ingestão como para a egestão do alimento, já que o ânus está ausente.

PLATELMINTOS - REINO ANIMALIA - ZOOLOGIA | Biologia com Samuel Cunha

26 questões relacionadas encontradas

O que comem as planárias e como digerem o alimento?

As planárias

Locomovem-se com ajuda de cílios e alimentam-se de moluscos, de outros vermes e de cadáveres de animais maiores, entre outros exemplos. ... O intestino da planária é bastante ramificado e atua digerindo os alimentos e distribuindo para as demais partes do corpo.

Como se alimentam os platelmintos de vida livre?

Os platelmintos podem ser carnívoros ou herbívoros, com algumas espécies parasitas apresentando hábitos onívoros, já que se alimentam da matéria orgânica consumida pelo hospedeiro em que estão. Platelmintos de vida livre se alimentam geralmente de pequenos vermes e organismos invertebrados.

O que a planária causa no ser humano?

Alimenta-se de outros invertebrados, podendo, por isso, ser útil na extinção de pragas provocadas por micro-organismos, como fungos, por exemplo. Não causa doença ao homem.

Qual a doença que a planária transmite?

Uma doença é provocada por platelmintos, a esquistossomose é conhecida como Barriga d'água e também chamada de Bilharzíase, é uma doença que pode afetar a bexiga urinária, o fígado e outros órgãos. Ela é provocada pela infecção por meio de vermes parasitas de água doce, em alguns países tropicais e subtropicais.

É verdade que as planárias são parasitas?

Conhecidas popularmente como planárias, a classe Turbellaria (turbelários) é composta por espécies de vida livre (isto é, não são parasitas).

Como é o sistema digestivo dos moluscos?

O sistema digestório dos moluscos é do tipo completo, ou seja, eles possuem boca e ânus, além de esôfago, estômago e intestino. ... No estômago existe uma região glandular que secreta enzimas digestivas. Após o estômago há um intestino longo e enrolado que, por fim, desemboca no ânus.

Como é o sistema digestório dos cnidários?

Alimentação dos cnidários

Eles não apresentam sistema digestório, sendo a digestão iniciada no interior da cavidade gastrovascular e completada nas células que revestem essa cavidade (células gastrodérmicas). Temos nesses animais, portanto, uma digestão extracelular e intracelular.

Como é formado o sistema excretor dos platelmintos?

O sistema excretor dos platelmintos apresenta-se com protonefrídias, que possuem células terminais multiciliadas chamadas de células-flama (ou solenócitos), responsáveis pela eliminação do excesso de água e os resíduos metabólicos para o exterior do organismo, por meio de um sistema de canais.

Qual é a função dos platelmintos?

Os platelmintos parasitas são muito conhecidos por provocarem doenças no homem, sendo esse o caso do esquistossomo e da tênia. Na maioria das espécies parasitas, observa-se uma cobertura no corpo que ajuda a proteger esses animais no interior do hospedeiro.

Qual as doenças causadas por platelmintos?

  • Doenças causadas por platelmintos.
  • 1-Esquistossomose ou Barriga d´água (CICLO HETEROXÊNICO)
  • 2- Teníase (solitária): CICLO HETEROXÊNICO.
  • Carne com cisticerco (larva)
  • Filo Platyhelminthes.
  • Classe Cestoda. Verminose. •Teníase.
  • Carne com cisticerco (larva)
  • CISTICERCOSE.

Qual pertence ao filo dos platelmintos?

Planária, tênia e esquistossomo são os representantes mais conhecidos do Filo dos Platelmintos (Platyhelminthes). São animais invertebrados de corpo alongado e mole, achatados dorsoventralmente.

Como uma pessoa pode se contrair a doença teníase?

Geralmente, a teníase é adquirida pelo consumo de carnes de porco ou de boi contaminadas com as larvas da tênia, que se alojam no intestino delgado e evoluem para a forma adulta.

Como é causada a cisticercose?

É uma doença parasitária causada pela ingestão dos ovos da tênia, presente nas fezes do indivíduo com teniose.

Como se prevenir da doença platelmintos?

Tratamento e Prevenção
  1. Lavar as mãos com frequência;
  2. Lavar adequadamente os alimentos, principalmente os que serão consumidos crus, como frutas e legumes;
  3. Manter as unhas sempre cortadas e limpas;
  4. Evitar andar descalço;
  5. Beber água filtrada ou fervida;
  6. Evitar o consumo de carne crua.

Por que uma pessoa que tem solitária come muito?

Causas. A teníase é provocada por dois diferentes vermes intestinais, que possuem um aspecto de uma longa fita, podendo medir até 10 metros de comprimento - e, muitas vezes, passam despercebidos pelo portador. Essa parasitose é muito relacionada à falta de saneamento básico e mal cozimento de carnes.

Como uma planária respira?

Não possuem sistema respiratório, e as trocas gasosas são feitas pela epiderme, por difusão. Este tipo de respiração recebe o nome de tegumentar ou cutânea e ocorre nas espécies de vida livre, pois as parasitas fazem respiração anaeróbia.

Para que serve a planária?

O corpo é achatado dorsiventralmente e possui a boca localizada na região ventral do corpo. ... A boca da planária serve tanto para ingerir os alimentos como para eliminar as fezes, já que o ânus está ausente.

Onde os platelmintos que vivem livremente podem ser encontrados?

Nem todo platelminto é parasita. Existem vá- rias espécies que vivem livremente e podem ser encontradas na água do mar, na água doce ou no solo úmido. Um exemplo de platelminto de vida livre é a planária. Nas planárias, os ocelos não formam imagens, mas percebem a luminosidade do ambiente.

Onde e como vivem as planárias?

Esses animais buscam refúgios úmidos e com pouca luminosidade, como troncos e galhos caídos. As planárias aquáticas vivem sobre o fundo de córregos ou lagoas e em ambientes costeiros – em mares ou oceanos. ... As planárias podem ser utilizadas como indicadoras das características do ambiente onde vivem.

Como se dá o processo regeneração das planárias?

A planária é um ser com elevada capacidade de regeneração. ... Este tipo de divisão ocorre devido á reprodução assexuada que se traduz numa regeneração de pequenos fragmentos do animal, que é designada por fragmentação.

Artigo anterior
O que é simbolismo na educação infantil?
Artigo seguinte
Quantos óvulos Temos por mês?