Qual é a ação penal cabível na apropriação indébita?

Perguntado por: Sara Joana Azevedo Leal Pacheco  |  Última atualização: 24. Februar 2022
Pontuação: 4.9/5 (64 avaliações)

A apropriação indébita é processada mediante ação penal pública incondicionada.

Quando cabe apropriação indébita?

Apropriação indébita é o crime previsto no artigo 168 do Código Penal Brasileiro que consiste no apoderamento de coisa alheia móvel, sem o consentimento do proprietário. O criminoso recebe o bem por empréstimo ou em confiança, e passa a agir como se fosse o dono.

Qual é a ação penal cabível no furto?

O crime de furto é de ação penal pública incondicionada, desta forma, é irrelevante para a instauração que a vítima tenha se queixado da subtração da coisa junto à autoridade policial.

Como provar a apropriação indébita?

A materialidade e a autoria do crime de apropriação indébita e estelionato encontram-se devidamente comprovados por meio do auto de reconhecimento de pessoa, dos documentos acostados pela lesada, além da prova oral.

Pode ser objeto do crime de apropriação indébita tanto o bem móvel quanto o bem imóvel?

apenas tem como objeto material a coisa alheia móvel, sendo impossível falar-se em apropriação indébita de imóvel. não admite a figura privilegiada, ao contrário do furto.

Apropriação Indébita - art. 168 do CP

28 questões relacionadas encontradas

Quais os crimes contra o patrimônio que exige resultado material?

Furto, furto de coisa comum, roubo, extorsão, extorsão mediante sequestro (sequestro relâmpago), extorsão Indireta
  • 155. Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel: ...
  • 156. Subtrair o condômino, coerdeiro ou sócio, para si ou para outrem, a quem legitimamente a detém, a coisa comum: ...
  • 159.

Quando se consuma o crime de apropriação indébita e no que ele se difere do crime de estelionato?

-Distinção: difere-se do estelionato pois na apropriação o dolo somente surge após ter o agente a posse da coisa, recebida licitamente enquanto no segundo ele se revela antes visando o agente o recebimento dela.

O que é apropriação indébita exemplos?

Veja um exemplo: uma pessoa fica com a guarda temporária de um objeto que deve ser devolvido ao dono depois de um tempo, como no caso de um objeto que foi emprestado. Mas ela não demonstra a intenção de fazer a devolução e fica com o objeto para si. Essa é uma conduta de apropriação indébita.

O que é apropriação indébita majorada?

Apropriação indébita majorada. Posse de valores em razão do emprego. ... - Comete o crime de apropriação indébita aquele que se apropria de um malote de dinheiro entregue aos seus cuidados e não o repassa a quem de direito.

O que é apropriação indébita qualificada?

A apropriação indébita qualificada, pela proposta, acontece quando alguém guarda para si coisa alheia para comercializar ou obter vantagem econômica com ela. Seria o caso de um juiz vender um carro apreendido pela Justiça. A pena prevista no texto para o crime é de reclusão de dois a oito anos e multa.

Quais são os crimes de ação penal pública incondicionada?

Ante a falta de iniciativa do legislador, em 1984 o STF emitiu a Súmula 608: No crime de estupro, praticado mediante violência real, a ação penal é pública incondicionada. Ou seja: quando houver lesões graves, gravíssimas ou morte da vítima (art.

Como funciona a ação penal pública incondicionada?

A ação penal pública incondicionada é a ação penal pública cujo exercício não se subordina a qualquer requisito. Não depende, portanto, de prévia manifestação de qualquer pessoa para ser iniciada. É mesmo irrelevante a manifestação do ofendido.

Por que o furto não é de ação penal pública condicionada à representação?

Ação penal por furto não mais será ação pública incondicionada. A mudança significa que o criminoso somente será processado no caso de a vítima representar perante a autoridade policial. “É uma proposta moderna que redefine o crime de furto no Brasil”, afirmou. ...

Quais são as espécies de apropriação indébita?

Há duas espécies de apropriação indébita, sendo elas: a) Apropriação indébita propriamente dita: o agente diz que fez a inversão do título da posse, como por exemplo, no caso de venda da coisa; b) Negativa de devolução: o agente se nega a devolver a coisa.

O que é apropriação da cultura?

Mas, então, o que seria a 'apropriação cultural'? Basicamente, é a ação de adotar elementos de uma cultura da qual você não faz parte. Além disso, para que a gente não fique na superfície da questão, precisamos lembrar que esta apropriação envolve uma relação de poder.

Qual a diferença de apropriação indébita e furto?

Não há subtração. A diferença entre furto e apropriação indébita fica bem clara quando analisamos os dois dispositivos. No furto, a coisa alheia móvel é subtraída, ou seja, a rés não está com o agente ativo, diferente da apropriação indébita em que o agente ativo já possui a posse ou detenção da coisa.

Quais são os pontos comuns entre os delitos de estelionato e apropriação indébita?

Enquanto no crime de estelionato a disponibilidade fática sobre a res é obtida com o próprio crime, na apropriação indébita essa disponibilidade física precede ao crime. No estelionato, há uma obtenção fraudulenta; na apropriação indébita, uma arbitrária inversão da natureza da posse.

Para que tenha lugar a receptação o crime antecedente deve ser obrigatoriamente de natureza patrimonial?

A receptação é crime contra o patrimônio, mas não tem como requisito que o delito antecedente também seja crime desse título (furto, roubo etc.).

É possível se falar em furto ainda que o sujeito passivo não seja identificado?

a) É possível se falar em furto ainda que o sujeito passivo não seja identificado. ... c) Furtar coisa alheia móvel para o uso do agente é tipificado no art 155 CP. d) O agente que faz desaparecer coisa sem obter lucro ou vantagem econômica é fato atípico, respondendo por ilícito civil.

Quais os tipos de crimes contra o patrimônio?

Tipos de crimes contra o patrimônio
  • roubo;
  • furto;
  • furto qualificado;
  • extorsão;
  • extorsão mediante sequestro;
  • dano;
  • dano qualificado;
  • apropriação indébita;

Quais são os crimes contra o patrimônio?

Os crimes contra o patrimônio possuem diversas classificações e os mais comuns são furto, roubo, receptação de mercadoria roubada e dano à propriedade alheia. As penas previstas variam de acordo com o tipo de crime cometido, os valores envolvidos e os prejuízos causados à vítima.

Quais são crimes contra o patrimônio?

Os Crimes contra o patrimônio estão previstos no Título II do Código Penal. Inicialmente, vale lembrar que é considerado crime contra o patrimônio toda ação que atente contra bens de uma pessoa ou organização. Desse modo, é objeto do crime qualquer coisa que tenha valor patrimonial.

O que é o furto de coisa comum?

FURTO DE COISA COMUM. Aproveitando o ensejo, o artigo 156 prevê o delito de furto de coisa comum: subtrair o condômino, co-herdeiro ou sócio, para si ou para outrem, a quem legitimamente a detém, coisa comum: pena – detenção, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, ou multa.

O que é ação penal pública condicionada à representação?

A ação penal pública condicionada é aquela que, embora deva ser ajuizada pelo MP, depende da representação da vítima, ou seja, a vítima tem que querer que o autor do crime seja denunciado. Nestes crimes, o inquérito policial pode se iniciar: Representação do ofendido ou de seu representante legal.

Qual o prazo para denunciar um furto?

O artigo 46, primeira parte, do Código de Processo Penal dispõe que o prazo para oferecimento da denúncia, estando o réu preso, será de 5 dias, contado da data em que o órgão do Ministério Público receber os autos do inquérito policial, e de 15 dias, se o réu estiver solto ou afiançado.

Artigo anterior
Quais são os 4 tipos de variação linguística?
Artigo seguinte
Quais lesões a musculação pode causar?