Qual deve ser a resistência dos cabos de velas?

Perguntado por: Maria Madalena Leite Machado  |  Última atualização: 14. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (39 avaliações)

O valor da resistência formada pelo níquel cromo, segundo a norma NBR 6880 é de 6 a 10 K ohms por metro. Se o resultado for igual a 1 significa que o cabo está com alta resistência acima dos 20K deve ser substituído. Cabos trincados e ressecados devem ser substituídos. ATENÇÃO: A medição é feita no eletrodo central.

Como saber se o cabo de vela está com problema?

Quais são os sinais que podem indicar problemas no cabo de ignição?
  • Dificuldade em dar partida no veículo.
  • Perda de potência e força no motor.
  • Motor falhando em marcha lenta.
  • Estouros no escapamento (pipocando)
  • Aumento do consumo de combustível.

Porque o cabo de vela derrete?

Isso acontece quando há o derretimento do eletrodo central, e pode ser causado por diversos motivos. Alguns deles são sujeira presente na câmara de combustão, válvulas com defeito, ponto de ignição desregulado ou uso de velas com temperatura acima do necessário.

Qual a resistência do cabo da bobina?

A maioria das bobinas deve ter uma resistência primária variando de 0,4 a 2 ohms e uma secundária entre 6 mil e 10 mil, mas consulte as especificações do fabricante do veículo. Se ambos estiverem fora de especificação, substitua.

Como medir a resistência da bobina?

Resistência do primário. Para fazer esse teste, você precisa localizar o enrolamento do primário da bobina de ignição – a dica é consultar o fabricante da peça – e usar um multímetro no modo ohmímetro e coloque na escala 200 Ohms. O valor apontado deve estar entre 0,2 e 1,0 Ohms.

RESISTÊNCIA DA VELA E CABO DE VELA #OragioResponde

28 questões relacionadas encontradas

Como medir a resistência de uma bobina?

Localize o enrolamento primário da sua bobina (consulte o manual do fabricante), coloque o multímetro na escala de 200 Ohms do modo Ohmímetro, teste a resistência e veja se está entre 0,2 e 1 Ohm.

Quanto tempo dura cabos de vela?

Diferentemente de outras peças, não existe uma recomendação específica sobre a quilometragem necessária para a troca dos cabos de vela. Porém, a vida útil média de um cabo varia entre 30 mil e 40 mil quilômetros, dependendo do veículo e da qualidade da peça utilizada.

Pode passar fita isolante no cabo de vela?

Como isolar o cabo de vela? Fita isolante comum não segura alta voltagem. Exite uma fita própria para este uso, chamada 23BR da 3M. Ela é uma fita de auto-fusão, que suporta calor e altas voltagens.

Qual a vida útil de um cabo de ignição NGK?

Segundo Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da NGK, a vida útil da vela é determinada pela montadora, podendo variar de 30 mil km (velas convencionais) a 100 mil km (velas de iridium), em alguns modelos. Além do material utilizado no componente, as características do motor interferem na durabilidade.

O que é solavancos do motor?

Solavancos no motor

Em geral, esses solavancos acontecem quando a transferência de força do motor para as rodas é instável, o que pode ocorrer por diversos motivos. Por exemplo: quando as velas do motor não estão fazendo uma boa ignição no combustível.

Como saber se defeito é vela de ignição ou bobina?

Outra dica para descobrir problemas no sistema de ignição é fazer um teste no escuro. Se for possível, desligue a luz da garagem, dê partida e deixe alguém mantendo uma aceleração média. Caso veja faíscas azuladas nas velas, cabos e bobinas ou escute pequenos estalos, visite uma oficina o quanto antes.

Como saber se todos os cilindros estão funcionando?

Pelo barulho do motor você pode saber se ele está funcionando corretamente ou não. Caso os cilindros ainda não estejam funcionando corretamente, a falha pode estar vindo de outra parte do sistema.

Como saber se a bobina está em curto?

Desse modo, para detectar um curto numa bobina basta termos um transformador de alta frequência com um medidor de corrente no secundário. Nas condições normais de funcionamento a energia é transferida do primário para o secundário, e isso é indicado pelo instrumento, observe a figura 2.

Como se mede uma bobina?

Como testar a bobina de ignição utilizando o multímetro? A bobina deve estar instalada e conectada. O multímetro deve ser colocado em modo voltímetro e corrente contínua. Então verifique a tensão do primário da bobina, que deve variar entre 12 a 14V.

Qual a resistência da bobina do Corsa?

Para medir a resistencia da bobina de ignição, medir resistência do primário e do secundário. secundário: 5,5 a 6,5 KOhms. Geralmente o primário tem resistencia baixa e os multimetros mantem uma resistencia residual de até 0,5 Ohms.

O que pode queimar a bobina do medidor?

Assim como um motor pode queimar as bobinas por um surto de tensão o mesmo pode ocorrer com as bobinas de um medidor de energia. É fato que também existem técnicas que permitem provocar a queima intencional na bobina dos medidores, sendo uma delas através da injeção de corrente continua.

Quais os sintomas de problema na bobina?

Principais sintomas de defeito na bobina de ignição
  • Tensão alta do alternador.
  • Potencial de massa ineficiente.
  • Velas de ignição com desgastes.
  • Cabos supressores.
  • Conexões com zinabre.
  • Módulo de ignição.
  • Curto circuito nos enrolamentos da bobina.
  • Trincas na peça.

O que acontece quando a bobina do carro está com defeito?

Quando a bobina está com defeito, a corrente chega irregular às velas, o que provoca problemas na combustão. “O veiculo pode apresentar perda de potência, barulho de batida de pino, aumento de consumo de combustível e maior emissão de poluentes”, diz Alberto Maciel, assistente técnico da MTE-THOMSON.

Quando o motor falha ou engasga perdendo o rendimento estes são indícios de?

Velas de ignição

As velas são uma das principais razões para o carro estar sem força, ou como se engasgasse nas acelerações. As peças são responsáveis por produzir a centelha que vai inflamar a mistura ar/combustível no motor. Se estiverem sujas ou gastas, o automóvel não vai render como deveria.

Porque o carro da solavanco na troca de marcha?

O “tranco” ou “soco” acontece quando a sincronia entre a pisada na embreagem e a aceleração é perdida. Se você solta o pedal da embreagem muito rapidamente, demora muito para acelerar após troca ou engata uma marcha em uma velocidade inadequada, com certeza isso vai acontecer.

Artigo anterior
O que são objetivos estratégicos táticos e operacionais?
Artigo seguinte
O que ocorre na globalização?