Qual das situações onde é vedado a recusa do atendimento?
Perguntado por: Soraia Rita Guerreiro de Sousa | Última atualização: 23. Dezember 2024Pontuação: 4.4/5 (24 avaliações)
É proibido recusar atendimento ao consumidor IX – recusar a venda de bens ou a prestação de serviços, diretamente a quem se disponha a adquiri-los mediante pronto pagamento, ressalvados os casos de intermediação regulados em leis especiais.”
Quais podem ser as situações que levam a recusa no atendimento?
Entre tais situações destacam-se: falta de pagamento, comportamento inadequado e inaptidão do tratamento. Em se tratando da falta de pagamento, caso o paciente não cumpra com as obrigações financeiras e não efetue os pagamentos pelos serviços prestados, a clínica pode optar por dispensá-lo.
Quando posso me recusar a atender um paciente?
O item VII da Capítulo I (Princípios Fundamentais) do Código de Ética Médica assegura ao médico o direito de não ser "obrigado a prestar serviços (...) a quem não deseje, excetuadas as situações de ausência de outro médico, em caso de urgência ou emergência, ou quando sua recusa possa trazer danos à saúde do paciente".
É proibido recusar atendimento ao consumidor?
O artigo 39, inciso II do Código de Defesa do Consumidor, determina que é vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, recusar atendimento às demandas dos consumidores.
Quando uma empresa pode se recusar a atender um cliente?
Por outro lado, o atendimento pode ser recusado, claro, se não houver determinado produto em estoque, mão de obra suficiente para o serviço ou indisponibilidade do sistema, por exemplo. Também é possível recusar atendimento se o cliente pedir descontos que não fazem parte da política de preços da empresa.
10 Erros De Primeiros Socorros Explicados Por Um Profissional
É vedado ao fornecedor recusar atendimento às demandas dos consumidores?
O Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 39, inciso IX, considera como prática abusiva e proíbe expressamente a conduta do fornecedor que se recusa a vender bens ou prestar serviços ao consumidor que se disponha a adquiri-lo mediante pronto pagamento.
Como recusar atendimento ao cliente?
Seja educado, honesto e transparente
Afinal, não tem como dizer não ao cliente sem sinceridade. Explique os motivos que o impedem de atendê-lo, sem medo e de forma objetiva. Aliás, isso deve ser aplicado em todas as interações entre a marca e o consumidor.
O que diz o artigo 35 do Código Defesa consumidor?
O Código de Defesa do Consumidor, no artigo 35, determina que caso o vendedor se recuse a cumprir a oferta, o consumidor pode exigir o cumprimento forçado, aceitar outro produto ou serviço equivalente, ou desistir da compra, com a devolução total do valor pago, acrescidos de eventuais perdas ou prejuízos. Art. 35.
O que diz o artigo 42 da lei do consumidor?
Código de defesa do Consumidor - Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990. Art. 42. Na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça.
O que diz o artigo 40 do Código Defesa do Consumidor?
Art. 40. O fornecedor de serviço será obrigado a entregar ao consumidor orçamento prévio discriminando o valor da mão-de-obra, dos materiais e equipamentos a serem empregados, as condições de pagamento, bem como as datas de início e término dos serviços.
Pode chamar o paciente de cliente?
Não, na verdade, os termos “paciente” e “cliente” são usados para se referir a mesma pessoa. Eles ajudam a diferenciar em qual momento da jornada do consultório ela está, e, por isso, ambos são essenciais para os médicos.
Quais são os 11 direitos do paciente?
- Receber pronto atendimento em caso de emergência. ...
- Cuidados humanizados. ...
- Ser chamado pelo nome. ...
- Solicitar um acompanhante. ...
- Não ser abandonado pelo médico. ...
- Procurar uma segunda opinião. ...
- Receber documentos de saúde em letra legível.
Em quais situações o profissional de enfermagem pode se recusar a prestar atendimento?
Parágrafo único - O profissional de enfermagem poderá recusar-se a executar prescrição medicamentosa e terapêutica em caso de identificação de erro ou ilegibilidade. Art. 38 - Responsabilizar-se por falta cometida em suas atividades profissionais, independente de ter sido praticada individualmente ou em equipe.
Quais as formas de recusa?
- Desculpe-se primeiro. Isso pode parecer um conselho estranho, especialmente se você objetivamente não fez nada de errado. ...
- Não faça rodeios. ...
- Use a palavra real. ...
- Diga NÃO duas vezes, se precisar. ...
- Encaminhe-os para outra pessoa. ...
- Espelhe o pedido deles. ...
- Ofereça uma alternativa. ...
- De um retorno para eles.
Quando é possível negar a realização de um procedimento?
O paciente capaz que não apresente risco de morte iminente e esteja apto a expressar validamente a própria vontade poderá aceitar ou recusar o tratamento ou procedimento diagnóstico ou terapêutico que lhe for prescrito por profissional de saúde legalmente habilitado.
Pode um paciente se recusar a ser submetido a algum tratamento?
Por sua vez, o Código Civil estabelece, no art. 15, que o paciente não pode ser submetido a qualquer procedimento terapêutico sem o seu consentimento. A própria Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, que dispõe sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), tratou expressamente da autonomia do paciente no art.
O que diz o artigo 51 do Código de Defesa do Consumidor?
51. São nulas de pleno direito, entre outras, as cláusulas contratuais relativas ao fornecimento de produtos e serviços que: I - impossibilitem, exonerem ou atenuem a responsabilidade do fornecedor por vícios de qualquer natureza dos produtos e serviços ou impliquem renúncia ou disposição de direitos.
O que diz os artigos 42 e 71 do Código de Defesa do Consumidor?
42 do Código de Defesa do Consumidor e configura crime de consumo, nos termos do art. 71 do referido diploma legal. É direito do credor obter o pagamento da dívida após o vencimento sem a devida quitação, mas a recuperação do crédito deve ser realizada de maneira adequada e dentro de limites razoáveis.
Quais são os 4 princípios do Código de Defesa do Consumidor?
Em 15 de março de 1962, o presidente dos Estados Unidos erigiu a proteção e defesa do consumidor como Política Nacional de Estado, fixando quatro princípios básicos que foram reconhecidos pelo ordenamento jurídico pátrio, são eles: direito de ser informado, de ser ouvido, de escolha, e à segurança.
O que diz o artigo 50 do Código de Defesa do Consumidor?
A garantia legal para os bens duráveis é de 90 (noventa) dias, enquanto que para os bens não duráveis é de 30 (trinta) dias, contados do recebimento da mercadoria ou do término da execução do serviço. Art. 50 do CDC: “A garantia contratual é complementar à legal e será conferida mediante termo escrito.”
O que diz o artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor?
18, § 1º, do CDC, no caso de o vício de qualidade não ser sanado no prazo de 30 (trinta) dias, cabe ao consumidor, independentemente de justificativa, optar pela substituição do bem, pela restituição do preço, ou pelo abatimento proporcional.
O que diz o artigo 20 do Código de Defesa do Consumidor?
Artigo 20°
II - a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos; III - o abatimento proporcional do preço. § 1° A reexecução dos serviços poderá ser confiada a terceiros devidamente capacitados, por conta e risco do fornecedor.
O que diz o artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor?
Art. 39. É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, den- tre outras práticas abusivas: X - elevar sem justa causa o preço de produtos ou serviços.
Como negar um serviço?
- Explicar de forma objetiva que não poderá aceitar a proposta;
- Explicar rapidamente o motivo;
- Assumir um tom humilde e afável;
- Não criticar a empresa, funcionários ou processo seletivo como um todo;
- Colocar-se à disposição para futuras conversas;
O que diz o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor?
49. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio. Parágrafo único.
Quanto tempo posso pintar o cabelo novamente?
Como ocorre o processo de respiração anaeróbica?