Qual das palavras a seguir é uma conjunção adversativa logo ou é mais?

Perguntado por: Leonor Patrícia Castro de Tavares  |  Última atualização: 3. Januar 2022
Pontuação: 4.8/5 (10 avaliações)

As conjunções coordenativas adversativas ligam duas orações em que a segunda oração expressa o contraste da ideia iniciada na primeira oração. As principais conjunções adversativas são mas, porém e contudo.

Qual das palavras a seguir é uma conjunção adversativa?

2) Adversativas: ligam duas orações ou palavras, expressando ideia de contraste ou compensação. São elas: mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto, não obstante. Por exemplo: Tentei chegar mais cedo, porém não consegui.

O que é uma conjunção adversativa?

Conjunções adversativas exprimem a ideia de oposição: mas, porém, contudo, entretanto, no entanto, todavia, não obstante. Exemplos de conjunções adversativas: Não foram campeões, todavia exibiram o melhor futebol. Deveria ter estudado para a prova, mas preferi ir à festa.

Quais são as conjunções?

Conjunção é a palavra invariável que relaciona duas orações ou dois termos que exercem a mesma função sintática. Quando duas ou mais palavras desempenham o papel de conjunção recebem o nome de locução conjuntiva.

Quais são as 5 conjunções coordenativas?

Conjunções coordenativas
  • aditivas;
  • adversativas (oposição);
  • alternativas;
  • conclusivas;
  • explicativas.

Conjunções Adversativas

28 questões relacionadas encontradas

Quantas são as conjunções coordenadas e quais são?

Aditivas - expressam soma. Adversativas - expressam oposição. Alternativas - expressam alternância. Conclusivas - expressam conclusão.

Qual a conjunção de MAS?

Além de conjunção adversativa, o “mas” também pode assumir papel de conjunção aditiva em uma oração.

Como é que tipo de conjunção?

2. Conjunções Causais. Introduzem orações subordinadas que dão ideia de causa: que, porque, como, pois, visto que, já que, uma vez que.

O que é conjunção e suas classificações?

As conjunções são vocábulos gramaticais cuja função é reunir ou relacionar orações em um mesmo enunciado. ... Essa classe de palavras pode ser dividida em conjunções subordinativas e conjunções coordenativas, e cada uma dessas classificações possui suas subdivisões conforme a estrutura e o sentido determinados.

O que é preposição é um exemplo?

Preposição é toda palavra invariável que liga duas outras palavras, estabelecendo entre elas determinadas relações de sentido e de dependência. Exemplos: Casa de Luís (relação de posse); Chegou com ela(relação de companhia).

Qual a função da conjunção adversativa mas?

⇒ Adversativas: conectam dois termos ou duas orações com a mesma função, exprimindo uma relação de contraste, de oposição: mas, porém, todavia, contudo, no entanto, entretanto.

O que é uma adversativa?

Que estabelece oposição ou diferença.

Quais são as conjunções de explicação?

As conjunções coordenativas explicativas ligam duas orações em que a segunda oração expressa a explicação da ideia iniciada na primeira oração. As principais conjunções explicativas são porque, pois e que. Há, contudo, diversas outras conjunções explicativas.

Como se classificam as conjunções coordenadas?

As conjunções coordenativas têm a função de ligar termos ou orações com funções gramaticais idênticas. Elas dividem-se em aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas.

Quais são as conjunções de conclusão?

Conjunções coordenativas conclusivas

Indicam relação de conclusão. São elas: pois (posposta ao verbo), logo, portanto, então, por isso, por conseguinte, por isto, assim, etc.

O que é uma frase aditiva?

As conjunções coordenativas aditivas ligam duas orações em que a segunda oração expressa um acréscimo da ideia iniciada na primeira oração. As principais conjunções aditivas são a conjunção e, usada para indicar uma adição com sentido positivo, e a conjunção nem, usada para indicar uma adição com sentido negativo.

Qual a classificação da conjunção quando?

g) Temporais (exprimem tempo): quando, enquanto, logo que, desde que, assim que. h) Finais (exprimem finalidade): a fim de que, para que, que. i) Proporcionais (exprimem proporção): à proporção que, à medida que, quanto mais, quanto menos. j) Integrantes: que, se (quando iniciam oração subordinada substantiva).

Como se classifica a conjunção se?

A classificação do "se" enquanto conjunção subdivide-se em causal, condicional e integrante.

Qual a classificação da conjunção nem?

nem» é uma locução conjuncional coordenativa copulativa. ... Trata-se de uma conjunção coordenativa copulativa correlativa, segundo o Dicionário Terminológico [ver também a Gramática do Português (GP) da Fundação Calouste Gulbenkian, pág. 1787].

Que tipo de conjunção e portanto?

De acordo com a gramática da língua portuguesa, as conjunções são palavras que agem como ligações entre diferentes orações ou termos de mesmo valor gramatical. Neste caso, “portanto” é classificado como uma conjunção conclusiva, usado para exprimir a conclusão de um pensamento dentro de uma oração.

Quais são as conjunções aditivas?

As conjunções coordenativas aditivas são responsáveis pela união entre duas ou mais orações com a intenção de exprimir ideia de acréscimo ou adição de uma informação. Exemplos: ainda, mais, e, também, nem (e não), não só, mas também, como também, bem como, quanto (depois de tanto), além de (disso, disto, aquilo), etc.

O que é conjunções coordenativas exemplos?

As conjunções coordenativas são palavras que ligam duas orações ou termos da oração com a mesma função. ... As orações coordenadas são independentes entre si, ou seja, possuem significado singular, mesmo que ligadas pela conjunção. Veja o exemplo: A lua surgiu e as estrelas inundaram o céu de luz.

O que é explicativas exemplos?

A conjunção explicativa é um dos tipos de conjunções coordenativas. Sua principal função é a de relacionar duas orações, com uma explicando a informação contida na outra (daí o nome, “explicativa”). Algumas das conjunções coordenativas explicativas da língua portuguesa são: que, porque, pois, porquanto etc.

Porque é uma conjunção explicativa?

“Porque” é uma conjunção, ou seja, ele tem a função de ligar duas orações ou termos dentro destas. Além disso, ela pode expressar diferentes sentidos a partir dessa ligação. O “porque” pode ser uma conjunção explicativa, causal ou final.

Artigo anterior
Qual o objetivo da análise ergonômica no ambiente de trabalho?
Artigo seguinte
Quem pode ter isenção de IPI?