Qual CST usar para venda de sucata?
Perguntado por: Pedro Pinheiro de Almeida | Última atualização: 29. März 2022Pontuação: 4.8/5 (4 avaliações)
Para os produtos enquadrados como sucata aplica-se o CFOP 5.101 ou 5.102, conforme a origem do produto, nesse sentido a orientação contida no Manual da DIPAM – versão 3 que faz expressa referência à Resposta à Consulta 531/2001. Quanto ao CST, havendo a aplicação do diferimento será utilizado o código 51.
Qual o CST de PIS e Cofins para venda de sucata?
5.949 - (Operações Internas, se decorrente de materiais que tenham sido adquiridos para o uso e consumo).
Qual o CFOP correto para venda de sucata?
Tratando-se de venda de sucata, de material adquirido de terceiro, o CFOP será o 5.102 (operação interna)/6.102 (operação interestadual).
Qual NCM utilizar para venda de sucata?
NCM 7204 - Desperdícios e resíduos, e sucata, de ferro fundido, ferro ou aço; desperdícios e resíduos, em lingotes, de ferro ou aço.
Como tributar venda de sucata?
Comprando sucata no Simples Nacional
Emitir uma nota fiscal, relativa a cada aquisição de mercadoria; Escriturar no livro Registro de Entrada; Recolher o devido ICMS, de acordo com o Guia de Recolhimento Especial do seu Estado, até o último dia do segundo mês subsequente ao da operação.
Operação de aquisição Sucata com diferimento CST 51
Tem PIS e Cofins sobre venda de sucata?
Segundo os artigos n° 47 e n° 48 da Lei n° 11.196/2005 (Lei do Bem), há suspensão de PIS/COFINS para a venda de desperdícios, resíduos ou aparas.
Como contabilizar a venda de sucata?
Se o objetivo da sua empresa for venda de sucatas, deverá lançar em Receitas Operacionais. Se não for, mas a sucata em questão é residuo de produção da empresa, deverá ser lançados em Outras Receitas Operacionis. Se no entanto, sua empresa não tem nada a ver com sucata, deverá ser lançado em Receitas não operacionais.
Como emitir nota fiscal de compra de sucata?
O estabelecimento industrial, ao receber sucata, nas operações internas, deverá emitir nota fiscal de entrada para cada aquisição e escriturá-la no Livro Registro de Entradas, com crédito, ser for o caso.
Qual NCM de sucata de alumínio?
NCM 7602.00.00 Desperdícios e resíduos, e sucata, de alumínio.
Como tirar nota fiscal de reciclagem?
Para emitir nota fiscal eletrônica pata transporte de resíduos o emissor vai precisar de um software emissor oferecido gratuitamente pela SEFAZ, ou uma versão própria adquirida pela empresa.
O que é o CFOP 5101?
O CFOP (Código fiscal da operação) 5101 refere-se à venda de produção do estabelecimento. Ou seja, produtos industrializados no estabelecimento.
O que é o CFOP 5949?
5949 - Outra saída de mercadoria ou prestação de serviço não especificado Classificam-se neste código as outras saídas de mercadorias ou prestações de serviços que não tenham sido especificados nos códigos anteriores.
Como escriturar compra de sucata?
- emitir nota fiscal, relativamente a cada entrada ou a cada aquisição de mercadoria;
- escriturar a operação no Livro Registro de Entradas, utilizando as colunas sob os títulos "ICMS - Valores Fiscais - Operações ou Prestações com Crédito do Imposto", quando admitido;
Quais aquisições de imobilizado possuem crédito de PIS e Cofins?
...
São considerados por depreciação os seguintes bens:
- Benfeitorias em imóveis próprios;
- Edificações da atividade;
- Máquinas e equipamentos;
- Móveis e utensílios; e.
- Veículos.
Como consultar NCM?
Para descobrir o código NCM de uma mercadoria, consulte a NCM On-line do Sistema Classif do Portal Único do Comércio Exterior (Pucomex). A consulta na NCM On-line pode ser feita através de pesquisa por código ou palavras e pela navegação na árvore da NCM.
Onde consultar tabela NCM?
A consulta NCM de um produto pode ser realizada no site da Receita Federal do Brasil no sistema de Tabelas Aduaneiras. Nesta consulta você acesso à todas as informações cadastradas e disponibilizadas pelo Governo Federal, dessa forma você pode encontrar a melhor classificação fiscal para sua mercadoria.
O que pode ser considerado como sucata?
Todas as sobras de um processo de produção ou itens inutilizados para sua finalidade principal, pode ser considerado sucata industrial. O lixo eletrônico ou e-lixo, são exemplos fundamentais do que chamamos de sucata eletrônica, uma das categorias mais rentáveis do mercado de sucateiros.
Qual o lucro de uma sucata?
Em essência, a margem de lucro dos ferros-velhos está entre 20% e 70% e inclui todos os fatores envolvidos em levar os juncos até o pátio, processar o lixo e transportá-lo.
Quais os tipos de produtos são considerados sucata?
São denominados como resíduos de sucatas todo tipo de material descartado que seja passível de reutilização ou reciclagem. Esse material pode ser metálico, como: ferro, aço, cobre, alumínio, zinco, magnésio, etc.. Ou não metálico, como: papel, vidro, plástico, borracha, etc..
Como é contabilizada a sucata?
As sucatas vendidas são contabilizadas como Receitas Operacionais. Os custos do re-processamento normal – que pode ocorrer em qualquer fase do processo de produção – são alocados especificamente ao aço que está sendo re-processado, aumentando, desta forma, o seu custo médio.
Como contabilizar uma venda de um subprodutos?
No caso dos resíduos que formam subprodutos, como uma primeira forma de contabilização considera-se a receita originada de sua venda como redução do custo de produção da empresa.
Como contabilizar produtos em elaboração?
Os produtos acabados e os produtos em elaboração devem ser avaliados pelo custo de produção. São computados como custos de produção os gastos com matérias-primas aplicadas na fabricação, embalagens e mão de obra direta, além dos custos indiretos de fabricação.
O que incide sobre PIS e Cofins?
Seu recolhimento é mensal e, enquanto no passado recaiam sobre o faturamento – assim entendido como o resultado da venda de mercadorias, da prestação de serviços ou da combinação de ambas –, hoje, incidem sobre a totalidade das receitas do contribuinte.
Como se escreve sucata?
Significado de Sucata
substantivo feminino Ferro inútil; ferro que serviu em máquinas e que se aproveita para ser refundido; ferro-velho. Qualquer peça metálica imprestável. Depósito desse tipo de material.
Qual a diferença de sucata e reciclagem?
A sucata por definição, é qualquer material, resíduo ou produto descartado que já não tem mais finalidade para a função no qual foi designado. ... Já a reciclagem é o nome dado ao processo posterior da coleta de sucata.
Como o Pucci resetou o universo?
Quais são as causas do crescimento da população mundial?