Como os resíduos podem ser classificados quanto à sua origem?

Perguntado por: Leonardo Nogueira de Simões  |  Última atualização: 8. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (43 avaliações)

Os resíduos podem ser classificados quanto: à natureza física, a composição química, aos riscos potenciais ao meio ambiente e ainda quanto à origem. A legislação vigente de classificação de resíduos é aplicada, por exemplo, aos resíduos industriais, de saúde, de construção civil e os radioativos.

Como são classificados os resíduos?

Classificação dos Resíduos:

a) resíduos classe I - Perigosos; b) resíduos classe II – Não perigosos; – resíduos classe II A – Não inertes. – resíduos classe II B – Inertes.

Qual a origem dos resíduos?

Domiciliar: Originado nas atividades diárias das residências, constituído por restos de alimentos, produtos deteriorados, jornais e revistas, embalagens, papel higiênico, fraldas descartáveis e diversos outros itens.

Quais são os 3 tipos de resíduos?

Tipos de resíduos: entenda como é feita a classificação
  • Os diferentes tipos de resíduos.
  • Resíduos urbanos.
  • Resíduos industriais.
  • Resíduos de construção civil.
  • Resíduos de serviços de saúde.
  • Resíduos agrícolas.

Quais os tipos de resíduos que existem?

5 tipos de resíduos sólidos que você precisa entender
  • Resíduos Sólidos Urbanos. Resíduos sólidos urbanos são provenientes de residências, da limpeza pública urbana, dos comércios e de prestadores de serviços. ...
  • Resíduos Industriais. ...
  • Resíduos Hospitalares. ...
  • Resíduos de Construção Civil. ...
  • Resíduos Nucleares.

Resíduos Sólidos: Classificação quanto à Origem. EP4

38 questões relacionadas encontradas

O que são resíduos e quais os tipos?

Resíduos sólidos e líquidos podem ser de dois tipos, de acordo com sua composição química: resíduos orgânicos, provenientes de matéria viva (por exemplo, restos de alimento, restos de plantas ornamentais, fezes, etc) e resíduos inorgânicos, de origem não viva e derivados especialmente de materiais como o plástico, o ...

Quais as origens dos resíduos sólidos e sua classificação?

Os resíduos podem ser classificados quanto: à natureza física, a composição química, aos riscos potenciais ao meio ambiente e ainda quanto à origem. A legislação vigente de classificação de resíduos é aplicada, por exemplo, aos resíduos industriais, de saúde, de construção civil e os radioativos.

Como a NBR 10004 2004 classifica os resíduos sólidos?

Segundo a norma, os resíduos sólidos são definidos como: Resíduos nos estados sólido e semissólido, que resultam de atividades de origem industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de serviços e de varrição.

O que é produção de resíduos?

Resíduos são as partes que sobram de processos derivados das atividades humanas e animal e de processos produtivos como a matéria orgânica, o lixo doméstico, os efluentes industriais e os gases liberados em processos industriais ou por motores.

Quais são os resíduos classe 1 e 2?

Todo resíduo/lixo que apresenta inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade e patogenicidade é caracterizado como perigoso. Logo, faz parte dos resíduos de classe I. Os resíduos de classe II, por sua vez, não apresentam periculosidade.

Quais os resíduos são classificados como perigosos?

São considerados resíduos perigosos:
  • restos de tinta (são inflamáveis, podem ser tóxicas);
  • material hospitalar (são patogênicos);
  • produtos químicos (podem ser tóxicos, reativos ou corrosivos);
  • produtos radioativos;
  • lâmpadas fluorescentes;

Qual a classificação de resíduos de acordo com a RDC 222 18 da Anvisa?

LV. resíduos de serviços de saúde do Grupo B: resíduos contendo produtos químicos que podem apresentar risco à saúde pública ou ao meio ambiente, dependendo de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxicidade, elencados no Anexo I desta Resolução; LVI.

Porque a produção de resíduos é um problema?

O problema é quando descartados sem nenhum tratamento podem afetar o meio ambiente - o solo, a água e/ou o ar - e a saúde humana. ... Essa deposição de resíduos perigosos no solo e nos vegetais prejudica a flora e fauna, além de ser responsável por reduzir a produção agrícola.

Qual é a diferença entre lixo e resíduo?

O que é resíduo? Diferentemente do lixo, podemos considerar que o resíduo é tudo aquilo que ainda pode ser reciclado e reutilizado. Assim, esse tipo de material deve ser separado do lixo, fazendo com que seja direcionado para um lugar onde possa ser tratado para os seus devidos fins.

Como evitar a produção de resíduos?

Sete dicas para reduzir a geração de resíduos em casa
  1. EVITE O DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS. ...
  2. FIQUE ATENTO AO PLÁSTICO. ...
  3. CRIE NOVOS USOS PARA OS UTENSÍLIOS. ...
  4. MENOS DESCARTÁVEIS E EMBALAGENS. ...
  5. MANTENHA O GUARDA-ROUPA SUSTENTÁVEL. ...
  6. VIDA LONGA AOS BRINQUEDOS. ...
  7. COMPOSTE OS RESÍDUOS ORGÂNICOS.

Quais são as maneiras que os resíduos sólidos urbanos podem ser classificados?

- Plásticos: Garrafas, garrafões, frascos, embalagens, boiões, etc; - Vidro: Garrafas, frascos, copos, etc; - Metais: Latas; - Outros: Roupas, óleos de cozinha e óleos de motor, resíduos informáticos etc.

Quais os tipos de resíduos existentes e como devem ser descartados?

Segundo a lei federal 12.305/2010 que conciliou a criação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, existem vários grupos de resíduos existentes, mas os três tipos principais e que são mais comuns são os rejeitos, resíduos sólidos e líquidos, e dentre as diretrizes impostas na PNRS, cada um deve ter seu devido descarte ...

Quais são os problemas causados pelo lixo?

Lixo e seu impactos ambientais
  • Materiais não renováveis. Um dos maiores problemas é o consumo de energia e materiais que são usados para fazer embalagens e produtos que depois descartamos. ...
  • A contaminação da água. ...
  • Contaminação de solo. ...
  • A poluição do ar. ...
  • Outro efeitos.

Que problema uma montanha de resíduos pode causar as pessoas e ao meio ambiente?

Os impactos da má gestão dos resíduos sólidos causam poluição atmosférica, poluição hídrica, poluição do solo e poluição visual, e, além disso, dependendo do tipo de resíduos, podem causar doenças para população, ocasionando o dano a saúde das pessoas.

Quais são os problemas que o lixo causa?

As causas para tantos problemas com o lixo são muitas: comportamentos errados, falta de estrutura ou pouca conscientização são alguns dos fatores. Mas nas redes as causas citadas foram apenas o lixo jogado na rua (39,6%) e nas praias (60,4%).

Quais são os resíduos do Grupo A?

Grupo A – Resíduos potencialmente infectantes

São resíduos que possuam presença de agentes biológicos e que apresentem risco de infecção. Ex.: bolsas de sangue contaminado.

O que é RDC nº 222 e quais ações ela descreve?

RESOLUÇÃO RDC Nº. 222, DE 28 DE MARÇO DE 2018. Regulamenta as Boas Práticas de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde e dá outras providências.

O que são resíduos do grupo D?

RESÍDUO COMUM GRUPO D - Os resíduos comuns são aqueles resíduos que não apresentam risco biológico, químico ou radioativo, normalmente são similares aos resíduos domiciliares. Estes resíduos são divididos em 2 grupos: não recicláveis e recicláveis.

O que são resíduos sólidos perigosos?

Os resíduos perigosos fazem parte da classe 1 e são aqueles tipos de material que apresentam riscos à saúde pública e ao meio ambiente, exigindo tratamento e disposição especiais em função de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade, entre outras.

O que são resíduos perigosos Classe 1?

A norma da ABNT considera os resíduos de Classe 1 aqueles que apresentam diferentes características de periculosidade. Essas características são as seguintes: Inflamabilidade – catalisadores gastos; solventes como acetona, acetato de etila, éter etílico, n-butanol e metanol; resíduos de solventes e outros.

Artigo anterior
Qual a melhor classificação do Brasil em Olimpíadas?
Artigo seguinte
São adjetivos pátrios?