Qual crime não admite Co-autoria?

Perguntado por: Daniel Rocha Magalhães  |  Última atualização: 4. Mai 2025
Pontuação: 4.8/5 (41 avaliações)

Os crimes de mão própria, por sua vez, são incompatíveis com a coautoria. Com efeito, podem ser praticados exclusivamente pela pessoa taxativamente indicada pelo tipo penal. Por corolário, ninguém mais pode com ela executar o núcleo do tipo.

É possível coautoria nos crimes omissivos?

Há duas posições em relação à coautoria em crimes omissos. Uma corrente diz que é possível a coautoria em crimes omissivos, sejam eles próprios, ou ainda impróprios.

Pode coautoria em crime culposo?

"A doutrina nacional admite a coautoria nos crimes culposos, desde que dois ou mais indivíduos, agindo vinculados subjetivamente, atuem de forma negligente, imprudente ou imperita.

É possível coautoria em crime de mão própria?

Os crimes de mão própria não admitem coautoria, sendo admitido, porém, a participação.

Quais crimes não admitem o concurso de pessoas?

Admite-se concurso de pessoas em crimes culposos? Para a doutrina brasileira, apenas a coautoria é admitida em crimes culposos. A participação não é admitida pois, nos crimes culposos, o agente possui dever objetivo de cuidado e, se ele o descumpre, na verdade, está agindo como autor, e não como partícipe.

Direito Penal: O que é autor, coautor e partícipe para o Direito Penal?

45 questões relacionadas encontradas

O que é autor Co-autor e participe de crime?

O coautor tem o mesmo grau de envolvimento do autor. No entanto, pode ter pena distinta, de acordo com o grau de participação e gravidade de seus atos para o crime. Partícipe ou participante - tem envolvimento menor, alguém que ajuda na prática do crime, mas não realiza o ato principal.

O que é autoria ignorada?

Autoria Ignorada: É a autoria atribuída quando não se descobre o autor do crime, não se confunde com a autoria de resultado incerto, pois nessa, não se sabe quem é o Autor, na de Resultado Incerto, sabe-se quem é o autor, só não sabe-se qual das condutas dos autores (Lembrando que deve ser por mais de um) foi ...

Qual a pena para Co-autoria?

Os co-autores recebem penas proporcionais aos atos pelos quais foram responsáveis (a pessoa que deu um tiro pode, por exemplo, ter uma pena menos do que seu co-autor que deu 10 tiros).

Quais são os crimes de mão própria?

Crimes de mão própria são aqueles que só podem ser cometidos diretamente pela pessoa. O falso testemunho (mentir depois de ter se comprometido a dizer a verdade em um processo) é um exemplo: só o Huguinho pode cometer o perjúrio se foi ele quem jurou dizer a verdade.

O que diz o artigo 342 do Código Penal?

O Código Penal Brasileiro traz em seu artigo 342 o crime de falso testemunho ou falsa perícia. Trata-se de condutas contra a administração da justiça e somente pode ser cometido por testemunha, perito, tradutor, contador ou intérprete (pessoas essenciais para a atividade judiciária).

É admissível a coautoria em crime de infanticídio?

Em face do nosso Direito, importantes autores entendem que a regra do art. 30, do CP, impõe a solução que admite a participação e a co-autoria. Assim, responderia por infanticídio, portanto, quem auxilia a mãe a matar o próprio filho e também executa o crime a seu pedido, por lhe faltarem forças ou coragem.

Quando ocorre a coautoria direta?

Ocorre quando uma pessoa induz ou instiga outra a, posteriormente, convencer ou auxiliar o executor a cometer o crime. É o que ocorre, por exemplo, quando A convence B a induzir C a matar D. Nesse caso, C é autor do homicídio; B é partícipe; e A é partícipe da participação.

Quem pode ser coautor?

A regra básica é que coautores são as pessoas que participaram da concepção e da escrita do trabalho. Isso quer dizer que, mesmo que outra pessoa tenha ajudado com uma resposta ou outra sobre o tema do trabalho, é necessário participar ativamente da produção do trabalho para caracterizar a coautoria.

O que é coautor sucessivo?

A co-autoria sucessiva, por sua vez, é aquela que se perfaz após o início da execução do delito. Dá-se, por exemplo, quando já iniciada a prática de uma lesão corporal, um terceiro que assistia à agressão resolve aderir aos golpes contra a vítima.

Qual a diferença de crime omissivo próprio é impróprio?

Os crimes omissivos próprios não pressupõem modalidade culposa, já os crimes omissivos impróprios pressupõem modalidade culposa.

O que é crime omissivo puro?

Os crimes omissivos podem ser próprios ou impróprios. Nos próprios, também chamados de crimes omissivos puros, o sujeito deixa de ter uma atitude cuja omissão se encontra tipificada expressamente no Código Penal. Um exemplo clássico disso é o crime de omissão de socorro, previsto no art.

O que é um crime subsidiário?

41) Crime Subsidiário: É aquele cujo tipo penal tem aplicação subsidiária, isto é, só se aplica se não for o caso de crime mais grave (periclitação da vida ou saúde de outrem – art. 132, que só ocorre se, no caso concreto, o agente não tinha a intenção de ferir ou matar). Incide o princípio da subsidiariedade.

É crime mostrar dedo do meio?

"Mostrar o dedo do meio" não é crime.

O que é peculato próprio?

O crime de peculato tem como objetivo punir o funcionário público que, em razão do cargo, tem a posse de bem público, e se apropria ou desvia o bem, em benefício próprio ou de terceiro. Está descrito no artigo 312 do Código Penal, que prevê pena de prisão de 2 a 12 anos e multa.

É possível cometer homicídio por omissão?

Para termos um homicídio comissivo por omissão ou omissivo impróprio, não basta que o sujeito ativo seja garantidor. É necessário que ele tenha atuado como dolo ou culpa na morte por omissão.

O que é autoria por convicção?

6 No mesmo sentido, e seguindo agora o conceito delineado por Correia, o autor por convicção é aquele «(...) que tem consciência do caráter proibido do ato mas, em nome de uma certa convicção política, religiosa ou social, nega a natureza criminosa do comportamento que leva a cabo, subs-tituindo a sua à valoração legal ...

O que é crime de conduta Infungivel?

Nos dizeres de Renato Brasileiro, trata-se de sinônimo do crime de mão própria, ou seja, delito de conduta infungível é aquele que exige qualidade especial do agente e não aceita delegação de conduta. Vale dizer, é impossível a co-autoria em crimes dessa classificação.

Quais são os tipos de autoria?

INTRODUÇÃO. O conceito de autoria em Direito Penal é entendido a partir de três teorias: a subjetiva causal ou extensiva, a formal objetiva ou restritiva e a objetiva subjetiva ou do domínio do fato.

O que é prova da materialidade do crime?

A materialidade de um crime refere-se à comprovação objetiva e concreta da existência de um delito. Em termos jurídicos, pode ser considerada a manifestação física do crime, o conjunto de provas tangíveis que demonstram que o crime ocorreu.

Artigo anterior
Quais os melhores filmes de comédia 2020?
Artigo seguinte
A batata foi descoberta por?