Qual certo consertar ou concertar?

Perguntado por: Erica Bárbara Cardoso Matos  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (11 avaliações)

Enquanto que consertar se refere ao ato de corrigir ou solucionar determinado problema, como um conserto manual de um eletrodoméstico, concertar representa tanto o ato de concordar com determinada ideia ou decisão quanto a ação de soar dos instrumentos.

Como escrever consertar corretamente?

Quando for um substantivo, a palavra conserto, grafada com 's', refere-se ao ato de consertar; reparação; compostura; arranjo; remendo. Quando for a forma verbal de consertar, significa arranjar, compor, reparar. Observe os exemplos: O conserto do carro ficou caríssimo!

O que significa a palavra concertar com C?

O uso do verbo concertar pode não ser tão comum no dia a dia, principalmente no português informal. Significa harmonizar, conciliar ou estar de acordo.

Que conserte ou que conserta?

Consertar, com s, se refere, principalmente, ao ato de reparar: consertar a televisão, consertar a geladeira, consertar a máquina de lavar,... Pode indicar também o ato de remediar uma situação desfavorável: consertar o erro, consertar a gafe, consertar o casamento,...

O que significa concerta?

1. Combinar, ajustar, conciliar. 2. Harmonizar, decidir por acordo comum.

Consertar ou concertar? Qual é a diferença?

22 questões relacionadas encontradas

O que rima com Concerta?

Rimas com concerta
  • esperta.
  • incerta.
  • oferta.
  • coberta.
  • aberta.
  • descoberta.
  • certa.
  • alerta.

O que é um sinônimo de uma palavra?

Sinônimo é uma palavra que possui o significado semelhante a outra e antônimo é uma palavra que tem significado contrário a outra. A diferença entre sinônimos e antônimos é o significado das palavras ao serem comparadas: nos sinônimos eles são aproximados e nos antônimos são opostos.

Qual é o homônimo de conserto?

Diferença entre "concerto" e "conserto"

A diferença entre conserto e concerto é ortográfica, pois essas palavras diferem na grafia, e também semântica por conta dos significados diferentes. No que diz respeito à sonoridade, não há diferenças; as palavras são homônimas homófonas.

Qual a forma certa de escrever conserta se roupas em geral?

Sim! A expressão “roupas” não é o aparente complemento do verbo, mas sim o sujeito paciente no plural. A partícula “se” é apassivadora; logo, a frase está na voz passiva sintética. Como “roupas SÃO CONSERTADAS”, devemos registrar “consertam-se roupas”.

O que a Bíblia fala sobre o concerto?

No entanto, o significado etimológico de concerto é o seguinte: «acordo entre duas ou mais pessoas para conseguir um determinado fim, pacto, ajuste ou convenção».

Qual a diferença entre consertar com se concertar com C?

Enquanto que consertar se refere ao ato de corrigir ou solucionar determinado problema, como um conserto manual de um eletrodoméstico, concertar representa tanto o ato de concordar com determinada ideia ou decisão quanto a ação de soar dos instrumentos.

Quando se usa há em uma frase?

Quando usar o "há" Devemos usar o "há" quando o verbo haver é impessoal – sem sujeito – e o seu sentido é de existir. O "há" representa uma forma do verbo haver. Se surgir dúvida entre o há ou a, deve se usar o "há" quando o verbo haver assumir o sentido de existir.

Como é que se escreve?

Significado de Palavra

substantivo feminino Unidade linguística com significado próprio e existência independente, que pode ser escrita ou falada: expressou-se por meio de palavras; o texto deve conter somente 350 palavras.

Qual o correto Vendem-se?

Vendem-se casas. Objeto no singular (casa), verbo no singular (vende-se). Objeto no plural (casas), verbo no plural (vendem-se).

Precisam se está correto?

A forma correta é precisa-se, no singular. Quando há uma indeterminação do sujeito, o correto é que o verbo seja conjugado na 3. ª pessoa do singular, independentemente do objeto indireto estar no singular ou no plural.

O que é voz passiva exemplos?

Nas orações indicativas de voz passiva, o sujeito sofre ou recebe a ação. Exemplo: O desenho foi feito pela menina. Na frase acima, "o desenho" é o sujeito que sofre/recebe a ação de ser feito.

Qual origem da palavra conserto?

Etimologia (origem da palavra conserto). A palavra conserto deriva como forma regressiva de consertar, do latim "consertare" por "conserere"; que significa atar, unir.

Porque conserto é com S?

O substantivo “conserto” significa, portanto, o ato ou efeito de consertar e, por isso, deve ser escrito com S quando expressar o sentido de “reparo” ou “remendo”.

O que é homônimo exemplos?

As palavras homônimas são classificadas em: Homógrafas: são palavras iguais na grafia e diferentes na pronúncia, por exemplo: colher (verbo) e colher (substantivo); jogo (substantivo) e jogo (verbo); denúncia (substantivo) e denuncia (verbo).

O que é o antônimo de uma palavra?

Entenda os antônimos. Os antônimos correspondem a relação de duas palavras ou mais que apresentam significados opostos. O termo originado do grego se refere a junção das palavras “anti”, que quer dizer contrário e "onymia" diz respeito a nome. Os antônimos estão presentes nas mais diferenciadas formas de conteúdo.

Quais são os tipos de sinônimos?

Existem dois tipos de Sinônimos. Os perfeitos e os imperfeitos. A diferença se encontra no significado em que são apresentados. Os sinônimos perfeitos são palavras cujos significados são idênticos.

Como se escreve a palavra de?

locução adverbial Um a um ou um por um. Cada um por sua vez; individualmente, em separado: entraram um a um. expressão Um ao outro ou uns aos outros.

Como se escreve p * * * * * * *?

p*** - Dicionário Online Priberam de Português.

Qual a forma correta de escrever mau ou mal?

“Mal” é uma palavra mais comum no nosso vocabulário do dia a dia. Vale ficar atento ainda sobre as flexões das duas palavras. “Mal”, como substantivo e no plural, torna-se “males”. “Mau”, como adjetivo no gênero feminino, vira “má” e, como plural, tem “maus” e “más”.

Artigo anterior
Como saber a data de aniversário da caderneta de poupança?
Artigo seguinte
O que significa direito à vida e à saúde?