Qual as propriedades do cimento?

Perguntado por: Tatiana Neto Guerreiro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (14 avaliações)

O concreto é um composto, muito empregado na construção civil, que utiliza o cimento como um dos seus principais componentes, que confere a ele as propriedades de rigidez e aglutinação necessárias. Além do cimento, outros materiais presentes na composição do concreto são água, areia e pedra.

Quais são os principais componentes do cimento?

O cimento é composto principalmente do material clínquer – uma mistura de calcário, argila e componentes químicos – e diferenciado conforme a adição de outros materiais, como: gesso, que aumenta o tempo de pega; escória, que aumenta a durabilidade na presença de sulfato, mas, quando em grandes quantidades, pode ...

Qual a função do cimento?

O cimento é usado para consolidação de concretos, assentamento de blocos e elaboração de massa para reboco.

O que é feito o cimento?

– “O cimento é fabricado a partir da mistura e queima (cozimento) em alto forno, das matérias primas calcário e argila. Após serem trituradas e misturadas, eles passam por esse processo de cozimento e se transformam em um pó chamado farinha cru.

Qual a composição química do cimento Portland?

Ao adotar-se C = CaO, S = SiO2, A = Al2O3, F = Fe2O3, M = MgO, S = SO3, C = CO2 e H = H2O, pode-se expressar os principais constituintes do cimento Portland como: • Silicato tri cálcico: C3S; • Silicato dicálcico: C2S; • Aluminato tricálcico: C3A; • Ferroaluminato tetracálcico: C4AF; Sulfato de cálcio: C S .

ENTENDENDO OS TIPOS DE CIMENTO E SUAS APLICAÇÕES

24 questões relacionadas encontradas

Qual a função do cimento na dosagem do concreto?

“Conhecer exatamente o montante de cimento a ser adicionado na mistura é importante porque a resistência dependerá da relação água/cimento, ou seja, quanto menos água e mais cimento, mais resistente será o concreto”, explica o engenheiro Luiz de Brito Prado Vieira, consultor técnico de P&D e Qualidade da Votorantim ...

Qual a importância do cimento no concreto?

A importância do cimento para a obra

Basicamente, ele consiste em uma espécie de pó, bem fino, que apresenta propriedades aglomerantes, ligantes ou aglutinantes. O cimento serve como base para criar uma massa que terá a função de unir outras matérias-primas, ajudando a formar a estrutura de uma obra.

O que o cimento faz na pele?

O cimento exerce um efeito abrasivo sobre a camada córnea da pele. As lesões são claramente visíveis: vermelhidão (eritema), inchaço (edema), eczema, bolhas, fissuras e necrose do tecido.

Quais são os principais constituintes do cimento e após a dosagem?

São as principais matérias-primas:- cal, sílica, alumínio e ferro, participando o cal com 63-67% , a sílica com 20-24%, a alumina e o óxido de ferro com 7-11%.

O que fazer quando o cimento queima a pele?

Se suas mãos ou pés estiverem feridos ou irritados após contato com o cimento faça o seguinte: Lave-os com água corrente em abundância. Caso apresente coceira, ardência ou qualquer irritação na região de contato procure o serviço médico.

Como proteger a pele do cimento?

Cimento nas mãos pode causar dermatoses, que são doenças de pele cujos sintomas vão de irritação a inflamação na pele. Por isso, é fundamental o uso de EPI's durante o trabalho. Mas se, por algum motivo, você teve contato com o concreto, lave imediatamente a área atingida, além das luvas e roupas, se for o caso.

Qual a problemática no uso do cimento?

O cimento exerce um efeito abrasivo sobre a camada córnea da pele, provocando lesões como: vermelhidão, inchaço, bolhas e fissuras. Os cuidados devem ser redobrados com a sensibilidade dos olhos pois o cimento pode causar irritações conjuntivas e até mesmo lesões mais graves e irreversíveis como a cegueira.

O que acontece se colocar cimento demais no concreto?

Porém, tanto seu excesso quanto sua falta podem prejudicar o concreto. Quando ela é adicionada além do recomendado, cria vazios que deixa o concreto bem menos resistente, possibilitando o aparecimento de fissuras.

Qual o cimento ideal para concreto?

Para as fundações, o indicado é o cimento portland de alto-forno (CP III). Menos poroso e mais durável, pode ficar exposto a esgoto e chuva ácida. No caso de uso em concreto com agregados reativos, peças de grandes volumes e obras em ambientes agressivos, o melhor é o cimento portland pozolânico (CP IV).

Porque o cimento é utilizado na construção civil?

Ele é muito utilizado na indústria de pré-moldados (para diminuir o tempo de desenforma das peças e aumentar a produtividade), em concreto protendido, pisos industriais e argamassas armadas.

Como os compostos do cimento influenciam nas propriedades do concreto?

As propriedades de um material à base de cimento estão relacionadas com sua porosidade, a qual depende da densidade de empacotamento das partículas e do grau de hidratação do cimento, porém as influências de ambos os parâmetros são opostas: para uma distribuição granulométrica mais aberta, a densidade de empacotamento ...

O que é a dosagem do concreto?

Entende-se por estudo de dosagem dos concretos de cimento Portland os procedimentos necessários à obtenção da melhor proporção entre os materiais constitutivos do concreto, também conhecido por traço.

Quais os 4 principais compostos químicos que compõe o cimento Portland?

O clinquer de cimento Portland é constituído por:
  • Óxido de cálcio (CaO) - 60 a 70%;
  • Sílica (SiO2) - 20 a 25%;
  • Alumina (Al2O3) - 2 a 9%;
  • Óxido de ferro III (Fe2O3) - 1 a 6%;
  • Óxido de magnésio (MgO) - 0 a 2%.

São propriedades químicas do cimento Portland?

Os componentes principais, cuja determinação é feita a partir de uma análise química, são: cal (CaO), sílica (SiO2), alumina (Al2O3), óxido de ferro (Fe2O3), magnésia (MgO), álcalis (Na2O e K2O) e sulfatos (SO3).

Quais os tipos de cimento Portland?

Tipos de cimento Portland
  • Cimento Portland Comum (CP I) ...
  • Cimento Portland Composto (CP II) ...
  • Cimento Portland de Alto-Forno (CP III)
  • Cimento Portland Pozolânico (CP IV)
  • Cimento Portland de Alta Resistência Inicial (CP V-ARI)
  • Cimento Portland Resistente a Sulfatos (RS)
  • Cimento Portland de Baixo Calor de Hidratação (BC)

Quais os impactos ambientais causados pela produção do cimento?

As cimenteiras são responsáveis por cerca de 5% da emissão global de dióxido de carbono (CO2), de fonte antrópica, liberado anualmente na atmosfera. Estima-se que, na produção de uma tonelada de clínquer, seja produzida uma tonelada de CO2, contribuindo em grande parte para o aumento do efeito estufa, segundo estudo.

O que o cimento causa no meio ambiente?

As plantas de fabricação de cimento estão entre as maiores fontes de emissão de poluentes atmosféricos perigosos, dos quais se destacam dio- xinas e metais tóxicos, como mercúrio, chumbo, cádmio, arsênio, antimônio e cromo; produtos de combustão incompleta e os ácidos halogenados.

O que o cimento causa ao meio ambiente?

Como a fabricação do cimento impacta o meio ambiente? O cimento é produzido a partir da queima de minerais a uma temperatura de, aproximadamente, 1.450°C. Isso produz uma quantidade de gases de efeito estufa que, somada à produção mundial de cimento, corresponde a, aproximadamente, 5% de todas as emissões globais.

Artigo anterior
É bom acender incenso à noite?
Artigo seguinte
Quais são as raízes da concentração fundiária no Brasil?