Qual anexo representante comercial?
Perguntado por: Joana Macedo Oliveira | Última atualização: 30. November 2024Pontuação: 4.2/5 (52 avaliações)
A atividade de representante comercial é enquadrada no anexo V ou no anexo III do Simples Nacional e o que vai definir qual será o enquadramento é o Fator R, que considera os gastos com a folha de pagamento. Se for enquadrado no Anexo III a tributação é menor, iniciando em 6%.
Qual o anexo do representante comercial?
Neste sentido, um representante comercial se enquadra no anexo V ou no anexo III do Simples Nacional, dependendo do Fator R. Se o profissional estiver no anexo V, a tributação começa em 15,50%. Já se estiver no anexo III, inicia em 6%. Vale lembrar que a alíquota aumenta de acordo com o aumento do faturamento.
Qual a alíquota do Simples Nacional para representante comercial?
A alíquota para representação comercial é de 32%. É com base nesse valor que você deverá calcular os tributos federais, com as seguintes alíquotas: IRPJ: 15% e CSLL: 9%. Além desses, ainda há incidência do PIS, alíquota de 0,65%, COFINS, 3% e ISS, que varia dependendo do município, em geral entre 2 a 5%.
Como funciona a tributação para representante comercial?
No caso do lucro presumido, a alíquota para representação comercial é de 32%. Com base nesse valor, calcula-se os tributos federais com as alíquotas: IRPJ 15% e CSLL 9%. Além desses, também há incidência do PIS, alíquota de 0,65%, COFINS, 3% e ISS, que varia dependendo do município, em geral entre 2 a 5%.
Qual documento necessário para ser representante comercial?
A carteira do Representante Comercial é um documento funcional válido em todo o território nacional e pode ser solicitada por todos os representantes comerciais, que são pessoas físicas, pessoa jurídica e empresários individuais. A primeira via da cédula é gratuita.
SIMPLES NACIONAL PARA REPRESENTANTE COMERCIAL EM 2023.
Como fazer o registro de representante comercial?
- Cópia da identidade;
- Cópia do CPF;
- Certificado de Serviço Militar;
- Cópia do Título de Eleitor;
- Comprovante de votação das últimas eleições;
- Comprovante de Residência;
- 3 fotos 3×4;
- Prova de Quitação de Contribuições no Sindicato dos Representantes;
Quem deve se registrar no core?
Há uma dúvida frequente quanto a quem deve se registrar no Core. De acordo com a legislação, estão sujeitos ao registro no Core todo aquele que exerce a atividade de representação comercial.
Como emitir nota fiscal de serviço de representação comercial?
Para emitir uma nota fiscal, basta informar o CNPJ/CPF do cliente, o número do documento de identificação do comprador, a data da venda, a natureza da operação (venda de produto, prestação de serviço etc) e o valor da venda.
O que é preciso para ser um representante comercial autônomo?
Portanto, você precisaria abrir uma empresa individual de representação comercial e, posteriormente, registrar-se no CORE do seu estado. Ainda será necessário fazer a inscrição estadual, obter o alvará de funcionamento e definir o enquadramento tributário adequado.
Quais são as despesas de um representante comercial?
Quais são as despesas de um representante comercial? O representante comercial autônomo deve cobrir todas as despesas de seu trabalho, seja com transporte para visitas, com alimentação, ou quaisquer outros tipos de custos que venha a ter no processo de vendas. E ele também deve assumir os riscos da atividade.
Qual o melhor CNAE para representante comercial?
- 4512-9/01: representantes comerciais e agentes do comércio de veículos automotores.
- 4612-5/00: representantes comerciais e agentes do comércio de combustíveis, minerais, produtos siderúrgicos e químicos.
Qual o anexo do Simples Nacional?
O Anexo III Simples Nacional enquadra atividades que vão desde serviços de manutenção, reparos e usinagem até agências de viagem, escritórios contábeis, escolas e empresas médicas, com alíquotas que variam entre 6% e 33% de acordo com a receita bruta.
Como representante comercial pode pagar menos impostos?
Como o representante comercial pode pagar menos impostos? Já vimos acima que para obter economia no pagamento de impostos como representante comercial é preciso abrir uma empresa, ou seja, atuar como pessoa jurídica.
Qual o anexo do comércio?
O Anexo 1 do Simples concentra as atividades do setor de Comércio.
Como fica o representante comercial na reforma tributária?
O Projeto de Lei Complementar (PLP) 256/20 determina que os representantes comerciais e agentes de intermediação de negócios e serviços optantes pelo Simples serão tributados exclusivamente com base na tabela do Anexo III do Estatuto da Micro e Pequena Empresa, cujas alíquotas variam de 6% a 33% da receita bruta.
Porque representante comercial não pode ser MEI?
Representante Comercial não pode ser MEI, isso porque se trata de uma atividade econômica regulamentada. Para abrir uma empresa desse tipo pode-se optar por uma ME e escolher entre Eireli ou Sociedade Limitada Unipessoal, caso o empreendedor atue sozinho.
O que o representante comercial não pode fazer?
São vedadas na representação comercial alterações que impliquem, direta ou indiretamente, a diminuição da média dos resultados auferidos pelo representante nos últimos seis meses de vigência.
O que diz a Lei do representante comercial?
A Lei 4886, sancionada em 09 de dezembro de 1965, tem por finalidade regular a atuação dos representantes comerciais. Ela define o que é representante comercial, quem pode exercer essa atividade, estabelece as competências do Conselho regulamentador e ainda define como se dará o contrato de representação comercial.
Sou revendedor preciso emitir nota fiscal?
Emitir nota fiscal de venda online é uma prática obrigatória do vendedor, prevista na Lei Nº 8.846/94. Por isso, é importante fazer a emissão do documento obrigatório sempre no momento da operação de venda ou prestação de serviço.
Qual melhor CNPJ para representante comercial?
Para o Representante Comercial que atua sozinho, as melhores opções acabam sendo Eireli e Sociedade Limitada Unipessoal: Eireli, Empresa Individual de Responsabilidade Limitada: formada por um único sócio, ou seja, o titular da empresa.
Como lançar as notas fiscais de prestação de serviços?
- Acesse o Fiscal > aba Lançamentos > Notas de Serviço > Notas de Serviços Prestados;
- Informe a empresa, código de operação e período do lançamento (Para saber como cadastrar o Código de Operação, clique aqui);
- Clique em Novo cadastro para lançar uma nova nota;
É obrigatório ter o core?
Ter o registro ativo não é uma vantagem ou benefício, mas uma obrigatoriedade legal para garantir o exercício pleno da profissão – e, justamente por isso, reflete na valorização da categoria, fazendo com que a representação comercial seja mais forte, respeitada e reconhecida, tanto pela sociedade quanto pelo mercado de ...
É obrigado a pagar o core?
O registro no Core-PR é obrigatório para todos aqueles que exerçam a representação comercial, conforme determina o Artigo 2º da Lei 4.886/65, com as alterações da Lei 8.420/92.
O que acontece se eu não me registrar no core?
O que acontece se eu não me registrar no core? O profissional que não solicitar o cancelamento de seu registro fica sujeito à cobrança judicial das anuidades, que acumulam a cada ano, uma vez que o Conselho não foi oficialmente informado que o representante deixou de exercer a atividade.
Como abrir um arquivo docx no Word?
É possível sacar o seguro desemprego antes do domingo?