Qual ação penal no crime de injúria?

Perguntado por: Benedita Maria Maia de Batista  |  Última atualização: 17. Juni 2025
Pontuação: 4.9/5 (65 avaliações)

Injúria – O crime está previsto no artigo 140 do Código Penal, e ocorre quando uma pessoa profere a outra um xingamento, contendo algo desonroso ou ofensivo, atingindo a sua dignidade, honra e moral. Ao contrário da calúnia e difamação, no crime de injúria não é necessário que terceiros tomem ciência da ofensa.

Qual ação penal para o crime de injúria?

A Promotoria de Direitos Humanos, através da Promotora de Justiça signatária, no exercício do cargo de 3ª.

Qual a ação penal do crime de injúria preconceituosa art 140 3º CP )?

Ação Penal Pública condicionada a representação

No caso da injúria qualificada (art. 140, § 3º, do CP), a ação será pública e condicionada a representação (art. 145, parágrafo único, do CP).

Como entrar com ação de injúria?

O processo judicial de calúnia, injúria ou difamação se inicia a partir da notícia do crime levada à autoridade policial. A vítima poderá realizar a notícia do crime comparecendo a uma delegacia próxima para registro da ocorrência ou procurar um advogado que ajuizará uma ação de natureza criminal.

O que é processo por injúria?

Injuriar– é atribuirpalavras ou qualidades ofensivas a alguém, expor defeitos ou opinião que desqualifique a pessoa, atingindo sua honra e moral.

🚨AO VIVO: Alexandre de Moraes estaria DESESPERADO com Elon Musk e RECUADO SEM SABER O QUE FAZER !

45 questões relacionadas encontradas

Qual o prazo para processar alguém por injúria?

Um detalhe importante é que a vítima tem o prazo máximo de até seis meses para exercer o seu direito de queixa contra o seu ofensor, começando a contar aquele prazo a partir da data do conhecimento de quem foi a pessoa que cometeu o crime de calúnia, injúria ou difamação.

Como provar o crime de injúria?

A resposta é aparentemente simples: é necessário além do boletim de ocorrência, a existência de testemunhas (preferencialmente três ou mais) que tenham presenciado o fato, bem como print de conversa ou mesmo filmagens do ato ilícito praticado.

Quando a injúria não é crime?

Não constituem injúria ou difamação punível: I - A ofensa irrogada em juízo na discussão da causa, pela parte ou por seu procurador; II - a opinião desfavorável da crítica literária, artística ou científica, salvo quando inequívoca a intenção de injuriar ou difamar; III - o conceito desfavorável emitido por funcionário ...

Quais são os tipos de injúria?

Beltrana cometeu o crime de injúria e Fulana é a vítima. A injúria pode ser cometida de forma verbal, escrita ou, até mesmo, física. A injúria física tem pena maior e caracteriza-se quando o meio utilizado for considerado aviltante (humilhante).

Qual a indenização por injúria?

A indenização por injúria, difamação ou calúnia consistirá na reparação do dano que delas resulte ao ofendido. Se o ofendido não puder provar prejuízo material, caberá ao juiz fixar, equitativamente, o valor da indenização, na conformidade das circunstâncias do caso.

O que é retorsão imediata no crime de injúria?

(Art. 107, IX do CP) Retorsão imediata: aqui o injuriador apenas revidou a ofensa da vítima de forma imediata. Também se trata de perdão judicial.

O que é crime de injúria qualificada?

A utilização intencional de termos pejorativos para ofender a vítima em razão da religião professada, na presença de outras pessoas, configura o crime de injúria qualificada por preconceito religioso e dá ensejo à indenização por dano moral.

O que é injúria preconceituosa?

O crime de injúria preconceituosa pune o agente que, na prática do delito, usa elementos ligados à religião ou à condição de pessoa idosa ou com deficiência, com a finalidade de atingir a honra subjetiva da vítima, bem juridicamente protegido pelo crime, previsto no artigo 140, § 3º, do Código Penal.

É possível o perdão judicial no crime de injúria?

Perdão judicial

Ocorre quando a vítima, antes da injúria, tomou atitude provocativa injusta qualquer, como a prática de um delito, por exemplo.

Quais são os 3 crimes contra a honra?

Trata-se dos crimes de calúnia, difamação e injúria. O mais grave é o crime de calúnia, que é imputar falsamente a alguém a prática de um ato criminoso (a pena é de detenção de seis meses a dois anos). Já a difamação consiste em atribuir a alguém fato que ofende a sua reputação (detenção de três meses a um ano).

Qual a diferença entre calúnia difamação e injúria?

Caluniar - atribuir falsamente um crime. Difamar - atribuir fato que seja negativo mas que não seja crime. Injuriar - atribuir palavras ou qualidades negativas a pessoa como xingamentos e ofensas as características dela, inclusive por sua opinião.

O que é injúria e exemplos?

Então, chamar uma pessoa de “ladrão”, “corrupto” ou “mentiroso”, por exemplo, é cometer injúria, já que são características contrárias ao que ela acredita possuir e abala a sua autoestima; já o decoro, faz menção aos atributos físicos e intelectuais de alguém.

Qual a diferença entre injúria e injúria real?

O que é injúria? Ao ler as expressões “injúria” e “injúria racial”, é possível entender que a diferença entre ambas é apenas o que está evidente, ou seja, a primeira seria uma injúria “normal” e a segunda, uma injúria praticada com base em algo relacionado à raça do ofendido.

O que é animus injuriandi?

Usar para fazer referência à intenção consciente e deliberada de ofender alguém na sua dignidade ou decoro.

É crime expor uma pessoa?

136-A. Intimidar, ameaçar, constranger, ofender, castigar, submeter, ridicularizar, difamar, injuriar, caluniar ou expor pessoa a constrangimento físico ou moral, de forma reiterada. Pena – reclusão de 2 (dois) a 4 (quatro) anos e multa. §1.º Se o crime ocorre em ambiente escolar, a pena é aumentada da metade.

Estou sendo acusado de algo que não fiz?

Se você for acusado de um crime que não cometeu, deve começar a formular sua defesa imediatamente. Comece identificando provas que possam apoiar seu caso que comprove sua inocência e, evite oferecer qualquer coisa incriminatória à polícia, ao Ministério Público.

Tem como processar alguém por falar mal de mim?

Não há dúvidas de que a calúnia é um ato que pode trazer sérios danos à reputação da vítima e prejudicá-la tanto socialmente, como emocionalmente. Por isso, se você foi caluniado ou conhece alguém que sofreu o crime, saiba que tem amparo da Lei e, além de denunciar o acusador, pode entrar com um processo contra ele.

O que eu preciso para processar uma pessoa?

Como processar alguém? 5 passos que você deveria saber agora
  1. Primeiro passo: procure um advogado. ...
  2. Segundo passo de como processar alguém: descubra se seu direito foi lesado. ...
  3. Terceiro passo para processar alguém: prepare a documentação. ...
  4. Como processar alguém – quarto passo: tente uma solução extrajudicial.

O que acontece com uma pessoa que foi processada?

De toda forma, a pessoa que está sendo processada somente iniciará o cumprimento de pena quando a sentença condenatória não mais tiver possibilidade de recurso. De modo geral, a pessoa que está respondendo o processo em liberdade, tende a ficar nessa situação por todo processo.

Artigo anterior
Quanto que é 2 k?
Artigo seguinte
Qual é o 7 mês do ano?