Qual a vida útil de um colchão?

Perguntado por: Salomé Catarina Teixeira de Leal  |  Última atualização: 8. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (33 avaliações)

A vida útil de um colchão é aproximadamente 10 anos. A vida útil exata de um colchão depende de vários fatores, nomeadamente o tipo de material, a qualidade dos mesmos e o uso do colchão.

Quanto tempo tem validade um colchão?

Sabia que um colchão dura, em média, de 7 a 10 anos? Pois é! Alguns têm até menos tempo, como os colchões de espuma, que devem ser trocados entre 5 e 8 anos.

Como saber a validade de um colchão?

Os colchões são feitos para durar até 10 anos, mas a OMS recomenda que eles sejam trocados após cerca de 5 anos de uso. Alguns sinais podem indicar se já está na hora de trocar sua colchão: se você está se revirando demais enquanto dorme e se percebe que não se sente revigorado ao acordar são alguns deles.

Como saber se o colchão está ruim?

Sinais de desgaste do colchão
  1. O colchão perdeu a validade. ...
  2. O colchão está pouco firme. ...
  3. O colchão demora a retomar a posição original. ...
  4. O preenchimento do colchão está deslocado. ...
  5. O colchão desencadeia crises alérgicas. ...
  6. O colchão causa dores lombares. ...
  7. Tamanho e densidade. ...
  8. Tipo de material.

Quanto tempo dura um colchão de molas ensacadas?

5. Seu colchão já passou da validade. Em geral, os fabricantes recomendam que os colchões de espuma sejam trocados a cada 5 anos, e os de mola, a cada 10.

Como a forma de utilizacao impacta a vida util de um colchao

21 questões relacionadas encontradas

Quanto tempo dura colchão de mola?

– COLCHÃO DE MOLAS INTERNAS – A maioria dos colchões com molas internas são construídos com camadas de conforto à base de espuma e bobinas de aço, sem bolso no núcleo de suporte. São mais suscetíveis à flacidez, porém, normalmente, duram de cinco anos (no molejo tradicional Bonnell) até 10 anos (demais molejos).

Qual tipo de colchão dura mais?

Durabilidade. Um colchão de espuma de alta densidade, dura em média 2 a 3 anos. Após esse período, ele vai apresentar sinais de uso e deverá ser substituído, ou seu corpo começará a sofrer as consequências da deformação da espuma. Já o colchão de molas tem uma durabilidade maior.

Quando está na hora de trocar o colchão?

Apesar de serem feitos para durar até 10 anos, a recomendação é que a troca do colchão seja feita entre 5 e 7 anos. E o uso “inadequado” pode encurtar esse prazo.

O que um colchão velho pode causar?

Um colchão velho pode causar diversas doenças na coluna, como a cifose (corcunda), lordose (arco lombar curvado) ou a escoliose (que entorta a estrutura da coluna). E é bom prestar atenção, já que os colchões se deterioram aos poucos e o corpo vai se adaptando ao novo molde.

O que fazer para melhorar o colchão?

Um truque é colocar madeira compensada diretamente sob o colchão, entre o colchão e o colchão de molas ou a estrutura da cama, se você não tiver um colchão de molas. Fazer isso essencialmente adiciona uma camada de base de suporte ao seu colchão que pode adicionar alguma firmeza.

Qual a validade de um colchão de molas Bonnel e ensacadas?

Porém, se o seu colchão faz barulho durante a noite quando você se vira de um lado para o outro, talvez tenha chegado a hora de trocá-lo. Entretanto, no quesito durabilidade as molas bonnel podem chegar a até 10 anos.

Como devolver um colchão que não gostei?

O prazo para a reclamação de defeitos e problemas é de 90 dias. “Se deu defeito e como o colchão é um bem durável, o prazo é de 90 dias para reclamar, a partir da data da compra. Tem que considerar também o certificado de garantia. Como ele reclama desde o início, não querem resolver o problema dele.

Faz mal dormir com 2 colchões?

Outro colchão não é firme o bastante para impedir que o de cima ceda com o tempo, e nem estável o suficiente para ser usado em uma armação de cama. E mais, repousar um colchão tradicional em cima de outro põe ambos em risco de acumular umidade, o que pode levar ao crescimento de mofo, destruindo-os.

Qual o melhor colchão para quem tem problemas de coluna?

Um colchão de espuma é a opção ideal para pessoas que apresentam dores nas costas ou outros problemas na coluna. Isso porque ele apresenta uma densidade progressiva, o que significa que o colchão é firme o suficiente para sustentar e distribuir o peso de uma pessoa por toda a espuma.

O que fazer quando o colchão da dor nas costas?

Dormir muitas horas seguidas

Caso esse problema ocorra, é aconselhável levantar-se e realizar uma série de alongamentos que evitem as dores nas costas. Além disso, vale a pena trocar o colchão, seja porque já tem mais de 5 anos de uso ou porque não apresenta mais as condições ideais para um sono saudável.

Que modelo de colchão não afunda?

Colchão de molas

As do tipo bonnel, por exemplo, são bem mais firmes porque são engatadas numa estrutura de aço, assim, o colchão não afunda com o tempo.

O que é melhor colchão de mola ou de espuma?

- O colchão de espuma é mais firme que o de mola, que é considerado mais confortável, ao responder melhor aos movimentos e às pressões que o corpo faz durante a noite. - Pessoas com problemas de postura ou dores nas costas vão ter mais benefícios com o modelo de espuma, pois ele permite maior sustentação à coluna.

Qual colchão e mais duro D33 ou D45?

No D33, são 33 kg de matéria prima por metro cúbico de espuma, para suportar até 90 kg, e no D45, 45 kg de matéria prima por metro cúbico de espuma, para suportar até 130 kg. D45 para casais e pessoas até 130 kg, colchão extra-firme. Há diferença, também, na qualidade da espuma, dentro da mesma densidade.

Porque colchão de mola afunda?

Apesar do nome, colchões de mola nem sempre têm molas, mas sim suportes de metal e madeira dura que formam uma base sólida para o colchão. Se estes suportes estiverem quebrados ou danificados no centro, o meio do colchão pode afundar.

Como saber se a mola do colchão quebrou?

Outro sinal claro de desgaste do colchão é quando ele começa a perder firmeza. Isso acontece quando as molas estão quebrando, a espuma afundando ou as fibras estão comprimidas. Com áreas de deterioração de poucos centímetros você já consegue perceber que a estabilidade de seu colchão não é mais a mesma.

Pode virar o colchão de mola?

Normalmente, o colchão de molas costuma ter um lado certo, então não precisa virar e colocar a face de cima para baixo Já os colchões de espuma, que são mais comuns, precisam ser virados a cada dois meses, mais ou menos.

Qual é a melhor marca de colchão?

Top 10 Melhores marcas de colchão
  • Colchão Ortobom.
  • Colchão Castor.
  • Colchão Orthocrin.
  • Colchão Herval.
  • Colchão Sealy.
  • Colchão Minaspuma.
  • F.A Colchões.
  • Colchão Orthoflex.

Pode devolver o produto por arrependimento?

DIREITO DE TROCAS E DE ARREPENDIMENTO

O CDC garante ao consumidor o prazo de 7 (sete) dias para exercer seu direito ao arrependimento. Assim, o produto ou serviço deve ter a contratação cancelada e eventual produto deve ser devolvido ao fornecedor.

Qual é o prazo de arrependimento é motivo?

Segundo o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, o consumidor pode desistir do produto ou serviço adquirido dentro do prazo de sete dias a partir do recebimento do produto ou assinatura do contrato, seja qual for o motivo: compra por impulso, erro na finalização da transação, inexperiência em comprar on-line ou ...

Artigo anterior
O que é bom para vasos e varizes?
Artigo seguinte
Como amolecer a ração para filhote?