Quais são os tipos de meios de cultura?

Perguntado por: Fábio Esteves Pacheco  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (51 avaliações)

Quais são os tipos de meios de cultura?
  • Meio de cultura enriquecido. ...
  • Meio de cultura seletivo. ...
  • Meio de cultura diferencial. ...
  • Meio de cultura de transporte. ...
  • Meio de cultura de triagem. ...
  • Meio de cultura de identificação. ...
  • Meio de cultura de contagem. ...
  • Meio de cultura de estocagem e manutenção.

Quais os tipos de meios de cultura?

Os meios de cultura são classificados de acordo com seu estado físico, podendo ser sólido, quando possui agentes solidificantes como o ágar; semissólido, quando a consistência de ágar e/ou gelatina é intermediária, ou líquido, quando não possui solidificantes, caracterizando-se como caldo.

Quais os meios de cultura utilizados na microbiologia?

Principais meios de cultura utilizados e suas aplicações
  • Agar Nutriente.
  • Agar CLED – Cystine Lactose Electrolyte Deficient.
  • Agar Mueller Hinton.

Quais são os principais componentes de um meio de cultura?

Os principais componentes de um meio de cultura são fontes de carbono, energia (açúcares), nitrogênio, fósforo e sais minerais.

O que são meios de cultura sintético e não sintético?

Em microbiologia, os meios de cultura para o cultivo de bactérias são conhecidos como "meios artificiais" ou "meios sintéticos", porque não ocorrem de forma natural, ou seja, eles são preparados em laboratório. É o tipo de meio de cultura onde todos os constituintes são conhecidos.

Tipos de Meios de Cultura Empregados na Microbiologia Clínica | Cultura de Bactérias e Fungos

26 questões relacionadas encontradas

O que são meios sintéticos?

Meio de cultura sintético:

São classificados como meio de cultura sintético o ambiente nutritivo onde se sabe exatamente qual é a composição química. Esse método é muito comum em análises de laboratório, pois esse meio acaba suprindo as exigências nutritivas do organismo, permitindo o seu crescimento espontâneo.

Qual é a diferença entre meios sintéticos e meios complexos?

Um meio quimicamente definido é aquele no qual todos os constituintes são conhecidos. Um meio complexo é aquele no qual a exata constituição não é conhecida e podem conter extratos moídos ou digeridos de animais, peixes, leveduras e vegetais, que fornecem os nutrientes, as vitaminas e os minerais necessários.

Qual a principal função de um meio de cultura?

Os meios de cultura são insumos preparados em laboratórios que fornecem os nutrientes para o crescimento e desenvolvimento de microrganismos (como bactérias e fungos) fora do seu habitat natural.

Como é feito o meio de cultura?

Um meio de cultura pode ser sintético, com componentes definidos quimicamente, ou complexo, quando são adicionadas substâncias provenientes da natureza (extrato de carne, peptona, sangue, entre outras). Quanto ao estado físico, pode ser líquido (caldo) ou sólido (caldo com 1,5% a 2% de ágar).

Qual o componente mais utilizado para a solidificação de meios de cultura?

O principal agente gelificante utilizado em meios de cultura sólidos é o ágar. Os meios de cultura são produtos preparados em laboratórios que fornecem os nutrientes para o crescimento e desenvolvimento de micro-organismos (como bactérias e fungos) fora do seu habitat natural.

O que é uma cultura em microbiologia?

Cultura microbiológica é um método de multiplicação de microorganismos, quando estes são deixados reproduzindo-se em um meio cultural pré-determinado, sob condições laboratoriais controladas. Culturas microbiológicas são usadas para determinar o gênero de um organismo e sua abundância na amostra testada, ou ambos.

Quais são os meios de cultura para fungos?

A função do meio com nutrientes Ágar Sabouraud é o cultivo e crescimento qualitativo de fungos, como filamentoses, leveduras, espécies de cândidas e fungos associados a infecções artificiais.

Quais são os meios de culturas utilizados na indústria farmacêutica?

Vamos aqui fazer uma breve listagem dos principais Meios de Culturas utilizados no Laboratório para facilitar a rotina de compras:
  • Agar baird parker.
  • Agar BHI.
  • Agar CLED.
  • Agar manitol.
  • Agar MRS.
  • Agar nutriente.
  • Agar sabouraud.
  • Agar sangue.

O que é meio de cultura definido?

Os meios de cultura ​quimicamente definidos ​são uma grande classe de classificação dos meios de cultura que se baseiam na aplicação de quantidades precisas dos compostos necessários para a cultura de determinado microrganismo, portanto suas características qualitativas e quantitativas são conhecidas.

Quais os tipos de ágar?

EXEMPLOS DE MEIOS DE CULTURA
  • ÁGAR NUTRIENTE. O Ágar Nutriente é um meio de cultura relativamente simples, de fácil preparação e barato, muito usado nos procedimentos do laboratório de Microbiologia. ...
  • ÁGAR SANGUE. ...
  • ÁGAR MANITOL.

Como se faz um meio de cultura?

O meio TSA (Tryptic Soy Agar) é um meio não selectivo onde crescem diversos tipos de bactérias heterotróficas .
  1. Preparar 500 ml de meio de cultura com a seguinte composição: ...
  2. Colocar o meio de cultura num frasco Schott de 500 ml e esterilizar na autoclave, a 121°C (1 atm), durante 15 minutos;

Como fazer um meio de cultura para bactérias?

1. Cultivando bactérias
  1. 1 pacote de gelatina incolor.
  2. 1 xícara de caldo de carne.
  3. 1 copo de água.
  4. Dissolver a gelatina incolor na água, conforme instruções do pacote. Misturar ao caldo de carne.

Quais as etapas e cuidados que devem ser tomados no preparo de meio de cultura?

A dica mais valiosa no preparo de meios de cultura que contém ágar, sem dúvida, é deixar o pó hidratando os 10 minutos antes do aquecimento! Observe aí no seu laboratório como o meio de cultura vai ficar mais homogêneo, solidificar mais rápido na placa e não vai dar grumos se você seguir esse “conselho”!

Como ocorre a esterilização dos meios de cultura?

A esterilização de um meio de cultura pode ser realizada aplicando-se calor úmido ou calor seco, irradiação a partir de raios gama ou raios-X, ou utilizando-se de determinados compostos químicos em conjunto com soluções vaporizadas ou por filtração.

O que é e para que serve a cultura?

A cultura é parte do que somos, nela está o que regula nossa convivência e nossa comunicação em sociedade. Ao tratar do conceito de cultura, a sociologia se ocupa em entender os aspectos aprendidos que o ser humano, em contato social, adquire ao longo de sua convivência.

Qual é a finalidade dos meios de cultura seletivo diferencial é enriquecido?

Meio Seletivo: são exemplos o Ágar Manitol Salgado e Agar SS, utilizados para selecionar as espécies que serão isoladas e impedir o crescimento de germes. Meio Diferencial: promove uma mudança na coloração das colônias de bactérias, possibilitando a distinção de vários gêneros e espécies de microrganismos.

Como funciona o meio de cultura MacConkey?

Diferente dos outros meios de cultura, o Ágar MacConkey é seletivo, pois apresenta combinação de sais biliares e o cristal violeta, que inibem os microrganismos gram positivos, assim reduzindo relativamente doenças causadas por bactérias ou protozoários presentes nas fezes.

O que é um meio redutor?

Meio redutor: contém reagentes que se ligam ao oxigênio dissolvido e o eliminam do meio de cultura. É usado para microorganismos anaeróbios. Meio seletivo: favorece o crescimento de determinada bactéria e inibe o de outra.

Para que serve o ágar sangue?

O meio de cultura ágar sangue de carneiro proporciona o crescimento da grande maioria das bactérias gram-positivas e gram- negativas bem como de fungos (bolores e leveduras), a partir de uma base rica e suplementada, oferecendo ótimas condições de desenvolvimento para microrganismos não fastidiosos.

O que são meios diferenciais?

Meio Diferencial: possibilita a distinção entre vários gêneros e espécies de microrganismos, por possuir substâncias que permitem uma diferenciação presuntiva, evidenciada na mudança de coloração ou na morfologia das colônias.

Artigo anterior
Como fazer uma firmeza?
Artigo seguinte
Quem trabalha no feriado recebe dobrado?