Qual a via de administração que proporciona maior biodisponibilidade?

Perguntado por: Rúben Benjamim Castro  |  Última atualização: 23. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (42 avaliações)

Além disso, as vias parenterais têm maior biodisponibilidade e não estão sujeitas à biotransformação de primeira passagem ou ao meio GI agressivo. Elas também asseguram o melhor controle sobre a dose real de fármaco administrada ao organismo.

Qual via apresenta 100% de biodisponibilidade?

Assim, por definição, um medicamento administrado por via intravascular é 100% biodisponível, isto é, toda dose do fármaco administrada diretamente na corrente sanguínea e está disponível para interagir com os receptores e desencadear o efeito farmacológico (ASHFORD, 2005a).

Qual via Temos 100% de biodisponibilidade e porquê?

A administração intravenosa de medicamentos é considerada como tendo 100% de biodisponibilidade, porque eles não passam pelo estômago.

Qual a via de administração de fármacos que têm maior probabilidade de resultar em efeito de primeira passagem?

1 - Que via de administração tem maior probabilidade de submeter uma droga a um efeito de primeira passagem? Alternativa correta letra C, pois pela via oral se faz a metabolização de primeira passagem.

Qual é a via de administração mais rápida?

1) Via Parenteral

A ação é mais rápida e segura, não provocando irritação gástrica nem vômito. Pode ser utilizada para pacientes inconscientes, não há probabilidade de interferência pelos alimentos ou sucos digestivos e o fármaco não passa pelo fígado.

Biodisponibilidade

30 questões relacionadas encontradas

Porque a via intravenosa é a via mais rápida?

Quando um medicamento é administrado por via intravenosa, ele chega imediatamente à corrente sanguínea e tende a apresentar efeito mais rapidamente do que quando administrado por qualquer outra via.

Qual a melhor via de administração de medicamentos?

A administração de medicamentos por via oral é a mais utilizada, segura e econômica, além de ser bastante confortável, sem apresentação de dor, por exemplo.

Qual via de administração têm menor probabilidade de submeter o fármaco a efeito de primeira passagem?

Vias de administração alternativas podem ser usadas, como intravenosa, intramuscular, sublingual e trans dérmica. Estas vias evitam o efeito de primeira passagem pois permitem que o fármaco seja absorvido diretamente na circulação sistêmica.

Qual a via mais rápida de absorção de medicamentos?

Quando comparada com a via oral, a via sublingual permite uma entrada mais rápida do fármaco no organismo. É ideal para a rápida absorção de pequenas doses, pois a região sublingual apresenta muitos vasos sanguíneos e uma mucosa pouco espessa, o que facilita o mecanismo.

Qual via de administração tem efeito de primeira passagem?

A maioria dos fármacos administrados pela via oral e em menor proporção pela via retal sofre o efeito de primeira passagem. Isso significa que parte do fármaco é metabolizado, principalmente pelo fígado, antes de chegar à circulação sistêmica.

Quais as principais vias de eliminação de um fármaco?

A excreção dos fármacos do organismo geralmente se dá por via renal ou biliar e é facilitada devido à metabolização dos fármacos nas fases de oxidação/redução e conjugação/hidrólise, já que podem aumentar a hidrossolubilidade dos fármacos.

Como é definido a biodisponibilidade?

Biodisponibilidade: indica a velocidade e a extensão de absorção de um princípio ativo em uma forma de dosagem, a partir de sua curva concentração/tempo na circulação sistêmica ou sua excreção na urina.

Qual a importância da biodisponibilidade?

A BIODISPONIBILIDADE E SUA IMPORTÂNCIA

No momento de determinar quais serão as dosagens necessárias para que o fármaco faça afeito, a biodisponibilidade tem papel-chave. Seu estudo determina como cada medicamento deve ser consumido, aspectos de absorvência e meia-vida.

Quais são as vias de administração parenteral?

Elas podem ser divididas em dois grupos principais: enterais (via oral, sublingual e retal) e parenterais (via endovenosa, intramuscular e subcutânea, entre outros).

Qual das seguintes vias de administração é a melhor para aplicar o antídoto contra a overdose?

O Narcan deve, idealmente, ser administrado apenas por um profissional de saúde no hospital, mesmo em situações de overdose. A forma de administração que apresenta um resultado mais rápido é aplicando o remédio diretamente na veia, apresentando efeito em até 2 minutos.

Quais são as 5 vias medicamentosas?

Conheça um pouco mais sobre algumas das vias de administração de medicamentos que podem ser adotados pelo enfermeiro:
  • Via oral. ...
  • Vias de administração de medicamentos parenterais. ...
  • Via sublingual. ...
  • Via retal. ...
  • Via ocular. ...
  • Via otológica. ...
  • Via cutânea. ...
  • Via transdérmica.

Qual forma farmacêutica age mais rápido?

Sabemos, por exemplo, que uma injeção é sempre incômoda e muitas vezes dolorosa. No entanto, seu efeito é mais rápido.

Quanto tempo demora para absorver um medicamento?

Na maioria dos casos, 30 minuto são suficientes para que o medicamento seja absorvido, principalmente se ele tiver sido tomado com o estômago vazio. Porém, é possível que em algumas situações essa dose realmente seja perdida.

Qual via tem menor biodisponibilidade?

A biodisponibilidade baixa é mais comum com as formas de dosagem oral de fármacos com absorção lenta e baixa hidrossolubilidade. O tempo insuficiente de absorção no trato gastrintestinal é causa comum de biodisponibilidade baixa.

Qual a via de administração de fármacos que não possui absorção?

Vias parenterais

A via parenteral introduz o fármaco diretamente na circulação sistêmica. Ela é usada para fármacos que são pouco absorvidos no trato gastro intestinal (TGI) e para os que são instáveis no TGI (WHALEN et al., 2016).

Qual a via de administração mais lenta?

retal: método utilizado quando o paciente apresenta vômitos, se encontra inconsciente ou não consegue deglutir. A absorção é feita pela mucosa retal, sendo bem mais lenta. Em geral, os medicamentos administrados por esta via são em forma de supositórios.

Qual a diferença entre via intravenosa e endovenosa?

Preste atenção, a Via Endovenosa (EV) é também chamada de Intravenosa (IV) A administração do medicamento pode ser realizada por uma única dose até uma solução por infusão contínua. Essa via é indicada em situações de emergência.

Quais as vantagens e desvantagens da via endovenosa?

A via intravenosa tem como vantagem a obtenção rápida de efeitos, a possibilidade de administração de grandes volumes, em infusão lenta, e de substancias irritantes. Tem como desvantagem riscos de embolia, infecções por contaminação, sendo imprópria para substancias oleosas ou insolúveis (SPINOSA et al., 1999).

Quais são as vantagens e desvantagens da via parenteral?

Absorção mais rápida e completa; Maior precisão em determinar a dose desejada. Obtenção de resultados mais seguros; Possibilidade de administrar determinadas drogas que são destruídas pelos sucos digestivos.

Artigo anterior
Quais são os direitos do cidadão na abordagem policial?
Artigo seguinte
O que dar de presente para a pessoa lembrar de você?