Qual a utilidade do cruzamento teste em genética?

Perguntado por: Marco Correia de Anjos  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (70 avaliações)

Na genética, o cruzamento teste ou retrocruzamento , concebido por Gregor Mendel, é feito para determinar se um indivíduo exibindo um caráter biológico dominante é homozigoto ou heterozigoto para aquele caráter. Simplificadamente, cruzamentos testes determinam o genótipo de um indivíduo com um fenótipo dominante.

Qual a importância dos cruzamentos em genética?

O cruzamento é sem dúvida uma forma de se conseguir melhoria genética e incrementos de produção e de produtividade. Contudo, isso não elimina a necessidade, e muito menos diminui a importância da seleção como método de melhoramento genético a ser realizado concomitantemente.

Qual a situação em que é utilizado o cruzamento teste?

O cruzamento teste é usado quando se deseja saber o genótipo de um indivíduo com fenótipo dominante (ele pode ser AA ou Aa). Para isso, cruza-se com um indivíduo com fenótipo recessivo (aa).

Como fazer um cruzamento?

Realizar o cruzamento é bastante simples, pois basta juntar os possíveis gametas em cada um dos quadrados em branco. Sendo assim, em cada um dos quadrados, teremos dois alelos da característica estudada: um proveniente de um indivíduo e outro proveniente do outro.

Qual a importância da genética quantitativa?

A teoria da genética quantitativa é a base para o melhoramento genético tradicional, fundamentado na seleção dos melhores indivíduos, utilizando para isso informações fenotípicas do próprio animal e de seus parentes. ... Essa abordagem tem assegurado ganho genético contínuo em todas as características de produção em aves.

O que é Cruzamento Teste?

20 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de cruzamento?

Basicamente os cruzamentos podem ser classificados em três sistemas: i) cruzamento simples; ii) cruzamento contínuo; e iii) cruzamento rotacionado ou alternado.

Qual o papel dos cruzamentos no ganho de produtividade?

O uso do cruzamento industrial permite melhorar os índices produtivos, tais como ganho de peso e peso de carcaça, e antecipar a idade ao abate. Os cruzamentos com raças continentais devem ser abatidos com peso superior, para que tenham o acabamento de gordura ideal. Portanto, permanecem por mais tempo no confinamento.

Qual o objetivo de se realizar um cruzamento industrial?

O objetivo do cruzamento industrial é realizar melhoramento genético de forma rápida, obtendo, portanto, o melhor do pai e o melhor da mãe. A escolha das raças, obviamente, dependerá muito do seu objetivo na pecuária.

Qual o objetivo do cruzamento industrial?

O cruzamento industrial permite: a) aproveitar os efeitos da heterose; b) utilizar as diferenças genéticas existentes entre raças puras; c) aproveitar os efeitos favoráveis da combinação de características nos animais cruzados, resultantes na seqüência em que os animais são usados nos cruzamentos (complementaridade);

Quais as vantagens de um cruzamento industrial?

Cruzamento terminal - também chamado cruzamento industrial, possibilita uso máximo da heterose e da complementariedade. Além disto, viabiliza grande flexibilidade na escolha da raça terminal, o que garante rápidos ajustes a demandas de mercado ou a imposições do sistema de produção.

O que é cruzamento triplo ou Tricross?

Cruzamento triplo ou "tricross"

Consiste na utilização de uma segunda raça européia, geralmente a Pardo-Suíça, a Jersey ou Simental, nos cruzamentos com animais Holandês X Zebu, obtendo-se animais denominados "tricross", mantendo-se um bom nível de heterose.

O que é cruza F1?

F1 significa Filhos da 1ª geração. Emprega-se em melhoramento genético para designar os produtos da primeira geração do acasalamento entre animais de duas raças diferentes. Ou seja são animais conhecidos comercialmente como “meio sangue” ou animais de “cruzamento industrial”.

Quais os três tipos de heterose?

A heterose tem 3 componentes: individual (acontece quando a descendência é cruzada), materna (quando a mãe é cruzada) e paterna (quando o pai é cruzado).

Qual a importância da genética quantitativa no desenvolvimento do melhoramento genético?

A genética quantitativa e a genética molecular constituem alicerces de fundamental importância para o melhoramento dos animais domésticos. A genética quantitativa estuda a herança das diferenças entre os indivíduos, as quais são os recursos da seleção natural e artificial (Falconer e Mackay, 1996).

Qual a importância do estudo da genética quantitativa para a agricultura?

A importância do melhoramento genético de plantas. O grande objetivo de obter cultivares melhoradas é garantir a segurança alimentar, seja por produzir uma quantidade de alimentos suficiente para toda a população, seja por desenvolver culturas que necessitam de menos defensivos agrícolas para se manter.

O que é característica quantitativa?

As características quantitativas são as que exibem variações contínuas (às vezes descontínuas) e são parcialmente de origem não genética; ou seja, são grandemente afetadas pelo ambiente. Exemplos: Produção de grãos, leite, resistência a algumas doenças, altura, peso, etc...

O que é cachorro F1?

Geração F1

Estes cães são o resultado da criação de dois cães de raça pura. Metade de cada cachorro é da raça da mãe e a outra metade é da raça do pai. Exemplo: um Labradoodle cuja mãe é uma Labrador de raça pura e o pai um P oodle de raça pura .

O que é fêmea F1?

Assim, se um touro Senepol é acasalado com um grupo de vacas Nelore, os filhos são chamados de F1 (meio sangue nelore/senepol). Se os fêmeas F1 forem acasaladas com um touro Senepol os filhos serão F2 3/4 de sangue Senepol, 1/4 de sangue Nelore.

Qual é o significado de F1?

Fórmula 1 (também F1; em inglês: Formula One) é a mais popular modalidade de automobilismo do mundo. É a categoria mais avançada do esporte a motor e é regulamentada pela Federação Internacional de Automobilismo.

Como fazer cruzamento Tricross?

O ideal (no tricross) é você usar um europeu. Então você pega uma raça europeia, pode ser o Charolês ou Simental, como cruzamento terminal. Se quiser fazer um tricross padrão, você usa uma raça materna europeia, como Angus, faz a meio-sangue Angus e aí você faz um tricross sobre ela.

O que é zebuínos?

Esses animais de dupla aptidão são fruto do cruzamento entre o Guzerá, Gir e Nelore. São explorados tanto para produção de carne, quanto para produção de leite (a partir de cruzamentos com raças leiteiras). Possuem como principais características a precocidade e conversão alimentar.

Qual o melhor cruzamento para gado de corte?

Para fazendas com excelente gerenciamento (controle rigoroso do custo de produção) e sistemas intensivos de produção podem ser indicados o cruzamento do zebu com raças taurinas mais precoces e mais exigentes como o abeerden angus ou o tricruzamento envolvendo uma terceira raça como o caracu, o senepol ou o bonsmara.

O que é gado de cruzamento industrial?

Cruzamento realizado entre espécies taurinas e zebuínas, visando obter um animal de melhor rendimento para o fim a que se destina, produção de carne ou leite.

Qual a melhor raça para cruzamento industrial?

Segundo Pedro, cruzamento de Nelore com Simental é melhor para quem vende bezerro na desmama, pelo fato da raça Simental ser maior. Para quem vende boi terminado, Nelore com Angus é um cruzamento mais eficiente, já que produz uma carne melhor.

Artigo anterior
É perigoso pular de paraquedas?
Artigo seguinte
Quais são os cinco maiores produtores de açúcar do mundo?