Qual a terminação da distribuição eletrônica do elemento iodo?

Perguntado por: Núria Isabela de Batista  |  Última atualização: 20. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (12 avaliações)

O átomo I possui distribuição eletrônica 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4 s2 3 d10 4 p6 5 s2 4 d10 5 p5.

Qual é a distribuição eletrônica do iodo?

· I (Z = 53): A ordem geométrica da distribuição eletrônica do iodo é: 1s2 / 2s2 2p6 / 3s2 3p6 3d10 / 4s2 4p6 4d10 / 5s2 5p5.

Como fazer a distribuição eletrônica do iodo?

A distribuição eletrônica do lodo é: (C). 1s2, 2s2, 2p6, 3s2 3p6, 3d10, 4s2, 4p6, 4d10, 5s2, 5p5. 17. O hidrogênio (H) tem número atômico 1, tendo sua dis tribuição eletrônica terminando em 1s1: (A) ligação apolar.

Como ocorre a distribuição eletrônica?

Em cada camada ou nível de energia, os elétrons se distribuem em subcamadas ou subníveis de energia, representados pelas letras s,p,d,f, em ordem crescente de energia. O número de subníveis que constituem cada nível de energia depende do número máximo de elétrons que cabe em cada nível.

Qual a camada de valência do iodo?

Já o elemento Iodo é um ametal (íon negativo) da família VIIA (Halogênio) que apresenta sete elétrons na camada de valência.

IODO - DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA - PROFESSOR VINÍCIUS QUÍMICA

31 questões relacionadas encontradas

Como identificar a camada de valência?

Podemos determinar a camada de valência de um átomo utilizando o número de elétrons para realizar a distribuição eletrônica no diagrama de Linus Pauling. Na distribuição eletrônica do telúrio, temos que sua camada de valência é a quinta, pois é o nível mais distante do núcleo desse átomo.

Como acontece a distribuição dos elétrons nas camadas?

Para realizar uma distribuição eletrônica em camadas, é necessário:
  1. Conhecer o número atômico do átomo que será trabalhado, pois esse número indica o número de elétrons;
  2. Respeitar o limite de elétrons de cada camada, como foi descrito acima.
  3. Seguir minuciosamente cada uma das regras propostas abaixo:

O que é a distribuição eletrônica é para que serve?

A distribuição eletrônica serve para localização dos elétrons de um átomo de acordo com o nível, a camada e o orbital que estão localizados. Cada elemento químico possui uma distribuição eletrônica própria e única.

Como é feita a distribuição eletrônica do cálcio?

O átomo Ca possui distribuição eletrônica 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4 s2. Cálcio tem várias peculiaridades que a maioria das pessoas nem sabe...

Como fazer a distribuição eletrônica dos elementos da tabela periódica?

Para realizar a distribuição eletrônica de um elemento, através do Diagrama de Linus Pauling, o primeiro passo é identificar o número atômico na tabela periódica. Em seguida, percorrer as diagonais de acordo o modelo acima. Por fim, preencher os subníveis com a quantidade máxima de elétrons por camadas e subníveis.

Qual a distribuição eletrônica do I?

O átomo I possui distribuição eletrônica 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4 s2 3 d10 4 p6 5 s2 4 d10 5 p5.

Qual elemento 1s2 2s2 2p6 3s2?

O segundo gás nobre na ordem de número atômico, o neônio, conta com dez elétrons, sendo dois na primeira camada e oito na segunda. Isto resulta na configuração 1s2 2s2 2p6.

Qual a distribuição eletrônica em camadas do átomo de iodo i53?

Primeiro fazemos a distribuição eletrônica para o átomo de iodo no estado fundamental, isto é, com 53 elétrons, que em ordem energética fica assim: 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d10 4p6 5s2 4d10 5p5. Distribuição eletrônica de 53I1- em ordem energética: 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d10 4p6 5s2 4d10 5p6.

Qual é a distribuição eletrônica do cobre?

O cobre está localizado no quarto período do grupo 11 (transição externa). Sua configuração eletrônica é 29Cu: 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d9.

O que a estrutura eletrônica descreve?

Configuração eletrônica: descreve a estrutura eletrônica de um átomo com todos os orbitais ocupados e o número de elétrons que cada orbital contém. No estado fundamental de átomos com muitos elétrons, os elétrons ocupam orbitais atômicos de modo que a energia total do átomo seja a mínima possível.

Para que serve o diagrama de Pauling?

O que é o Diagrama de Linus Pauling: Diagrama de Linus Pauling ou Diagrama de Distribuição Eletrônica consiste num modelo que auxilia na configuração dos elétrons dos átomos e dos íons através de subníveis de energia. Este método é usado na Química para determinar algumas características dos átomos.

Qual a importância da tabela periódica nos dias de hoje?

A importância

Uma das principais funcionalidades da tabela periódica é a possibilidade de prever para que serve cada elemento químico e quais compostos irão resultar nas suas combinações. Isso só acontece porque os elementos são agrupados não só pelos seus números atômicos e em ordem crescente.

Quantos elétrons pode ter em cada camada?

A camada K, localizada no primeiro nível ou período da Tabela Periódica, suporta somente 2 elétrons. A camada L, localizada no segundo período da tabela, suporta 8 elétrons.

Quantos elétrons cabem em cada camada?

Cada subnível comporta um número máximo de elétrons: subnível s: 2 elétrons. subnível p: 6 elétrons. subnível d: 10 elétrons.

Como descobrir quais são os elétrons de valência?

Caso você queira descobrir o número de elétrons de valência, basta observar o número de elétrons que tem na camada mais externa, no nível de energia mais externo. Para o sódio, por exemplo, ele tem o primeiro e o segundo nível de energia completo, e o terceiro nível seria o mais externo.

Quais são os elétrons de valência?

Os elétrons de valência são os elétrons localizados no nível de energia (ou camada) mais externo de um átomo. Por exemplo, o oxigênio tem seis elétrons de valência, dois no subnível 2s e quatro no subnível 2p.

O que é camada de valência Brainly?

Trata-se da última camada do núcleo do átomo, a qual é a primeira tanto para perder quanto para ganhar elétrons.

Artigo anterior
Como fazer uma avaliação de um colega de trabalho?
Artigo seguinte
O que é pesquisa operacional e como surgiu?