Qual a substância da dor?

Perguntado por: Raúl Edgar de Magalhães  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (31 avaliações)

As substâncias químicas que ativam os receptores polimodais são várias, dentre elas estão os mediadores inflamatórios como: prostaglandinas, leucotrienos, bradicininas, serotonina, substância P e histamina.

Qual a química da dor?

Função das prostaglandinas na inflamação e hiperalgesia

Foi demonstrado em estudos de Ferreira (1979) que essas prostaglandinas são hiperalgésicas, isto é, substâncias que não provocam dor de modo direto, porém potencializam a resposta nociceptiva produzida por bradicinina e histamina.

Quais substâncias são mediadoras da dor?

Entre os mediadores mais importantes na medula espinal estão o glutamato e as prostaglandinas. Atualmente, a consciência da experiência de sensação da dor é entendida como uma função cortical. O impulso nervoso sobe pela medula e atinge a parte basal do cérebro, onde faz a segunda sinapse (relê talâmico).

Qual é a fisiologia da dor?

Fisiologia da dor

Os mecanismos fisiológicos da dor envolvem conceitos de sensibilização periférica e neuroplasticidade na perpetuação da dor, com ação através de mediadores bioquímicos nas vias nociceptivas. Pode-se estabelecer correlações entre inflamação, dor e status psicológico.

Qual é o neurotransmissor da dor?

Neurotransmissores: encefalinas, serotonina, noradrenalina.

SUBSTÂNCIA ESCONDIDA NO ABACAXI QUE É USADA PARA TRATAR DORES ARTICULARES

23 questões relacionadas encontradas

Quais os tipos de receptores da dor?

Os receptores específicos para a dor estão localizados nas terminações de fibras nervosas Ad e C 10,11 e, quando ativados, sofrem alterações na sua membrana, permitindo a deflagração de potenciais de ação.

Como a dor é processada?

Pesquisas neuropsicológicas e de neuroimagem demonstraram que o componente afetivo ou desagradável da dor física é processado, em parte, pelo dACC e pela IA, enquanto o componente sensorial da dor é processado pelos córtex somatossensoriais primário e secundário (S1, S2) e ínsula posterior (Eisenberg, 2012).

Como sentimos dor explique brevemente a fisiologia da dor?

A dor é uma sensação que se manifesta quando algo de errado ocorre em nosso organismo por meio de estímulos enviados pelos nervos ao cérebro e esse, por sua vez, envia os estímulos ao córtex motor para que esse libere alguma reação. A reação liberada pelo córtex motor é enviada para o local da dor por meio dos nervos.

O que é a teoria da comporta da dor?

A teoria das Comportas da dor (TCD) consiste na modulação da dor através das fibras nervosas, podendo ampliar ou reduzir a condução de informações ao sistema Nervoso Central (SNC) e explica, em parte, como as correntes elétricas promovem analgesia.

Como a dor pode ser classificada?

A dor pode ser classificada em quatro tipos de acordo com a fisiopatologia: nociceptiva, inflamatória, neuropática e funcional. Tanto a dor nociceptiva quanto a inflamatória podem ser diferenciadas em somática ou visceral.

Quais são os mediadores inflamatórios?

  • Mediadores Químicos da Inflamação. Autora: Marjorie Azevedo Jales. ...
  • AMINAS VASOATIVAS. Incluem a histamina e a serotonina, sendo elas armazenadas pré-formadas nas células. ...
  • PROTEÍNAS PLASMÁTICAS. ...
  • METABÓLITOS DO ÁCIDO ARAQUIDÔNICO. ...
  • FATOR ATIVADOR DE PLAQUETAS (PAF) ...
  • CITOCINAS. ...
  • QUIMIOCINAS. ...
  • ÓXIDO NÍTRICO.

Quais são os mediadores?

Os mediadores de origem celular são provenientes da degranulação dos granulócitos, como dos neutrófilos, mastócitos, basófilos e eosinófilos. Também, o mediador químico pode ser derivado dos fosfolipídios de membrana dessas células, ou de outras, como das células endoteliais e plaquetas.

Quais são as substâncias Pró-inflamatórias?

Mediadores químicos da inflamação são compostos derivados do hospedeiro que são secretados por células ativadas e servem para ativar ou aumentar aspectos específicos da inflamação. Estes compostos são ditos pró-inflamatórios, significando que eles promovem ou retroalimentam o processo de inflamação.

Como se dá a transmissão da dor?

A dor tem inicio com a estimulação dos nociceptores que, através das fibras nervosas mielinizadas (tipo Aδ) ou amielinizadas (tipo C), transferem esse estimulo ao sistema nervoso central, onde ocorre à consciência da dor e a reposta do organismo a esse estímulo.

O que seria a dor?

A dor é uma sensação desagradável que pode limitar as habilidades e capacidades de uma pessoa para seguir uma rotina diária. Geralmente, atua como um sinal de alarme precoce para o alertar de que algo não está bem com o seu corpo.

O que é dor mecânica ou inflamatória?

A dor de caráter mecânico é desencadeada pela atividade/exercício e melhora com o repouso. A dor inflamatória ou não mecânica pode aparecer ou piorar com o repouso e melhorar com o movimento, e o indivíduo pode apresentar dor noturna, ao acordar e dor acompanhada de rigidez matinal.

O que é a teoria do portão da dor?

Ela afirma que as fibras cutâneas grandes e pequenas interagem em um estágio inicial no sistema nervoso, ao nível das "células-portão" da medula espinhal, as quais, por sua vez, regulam a transmissão da dor para ambos os sistemas sensoriais e motivacionais.

Qual é a função da teoria comporta ou do portão da dor na percepção nociceptiva?

O portão regula o influxo de impulsos nociceptivos, mesmo antes de se criar uma percepção à dor. A variação na passagem dos potenciais de ação (nociceptivas) que o portão produz é determinada pela atividade das fibras grossas (A-alfa e A-beta) e finas (A-delta e C), e também por influências cognitivas.

O que é o portão da dor?

A teoria do portão deixa entender que processos psicológicos podem ter uma influência sobre a percepção da dor e a reação consecutiva, atuando no mecanismo espinhal do portão. Dois mecanismos podem explicar a irradiação dolorosa: Propagação da dor em regiões adjacentes do corpo.

Como descrever a dor?

De acordo com a Associação Internacional para o Estudo da Dor, a dor é “uma experiência sensorial e emocional desagradável, associada ao dano tecidual real ou potencial, ou descrita em termos de tais danos”.

Quais são os receptores centrais e periféricos que controlam a dor?

Receptores mecânicos de alto-limiar: detectam pressão; Receptores mecanotermais de baixo-limiar: detectam pressão e calor; Receptores polimodais: detectam pressão, calor e fatores químicos.

Quais são os tipos de receptores sensoriais?

No corpo humano existem vários tipos especializados de receptores sensoriais, entre os quais:
  • terminações nervosas livres.
  • discos de Merkel.
  • receptores dos folículos pilosos.
  • corpúsculos de Pacini- pressâo.
  • corpúsculos de Meissner.
  • corpúsculos de Krause(frio) e Rufinni(dor)
  • fusos neuromusculares.

Quais são os tipos de dor?

Os Tipos mais Comuns de Dor
  • Dor nociceptiva: normalmente, resultado de lesão do tecido. ...
  • Dor inflamatória: uma inflamação anormal causada por uma resposta inadequada do sistema imunológico do corpo. ...
  • Dor neuropática: dor causada por irritação do nervo. ...
  • Dor funcional: sem origem óbvia, mas com quadros de dor.

Quais são as citocinas inflamatórias?

As principais citocinas pró-inflamatórias são IL-1, IL-2, IL-12, IL-18, IFN-γ e TNF-α. Uma peculiaridade das citocinas é que elas podem ter ações variáveis no organismo.

Quais são as células que participam do processo inflamatório?

A resposta celular na inflamação aguda é mediada por neutrófilos, basófilos, mastócitos, eosinófilos, macrófagos, células dendríticas e epiteliais.

Artigo anterior
Como saber se a lente do óculos de sol é boa?
Artigo seguinte
Como agradecer em Umbanda?