Qual a sua concepção de corpo?

Perguntado por: Cristiano Guilherme Monteiro Gonçalves Rodrigues  |  Última atualização: 8. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (8 avaliações)

A concepção de corpo não se separa da corporeidade. A corporeidade é o estado ou qualidade de ser corpóreo, de ser material, seria toda e qualquer organização de ordem material e de ordem cultural. Todavia, corporeidade é o que constitui um corpo, realidade existencial e humana (SANTIN, 2008, p. 103).

Qual a concepção de corpo na atualidade e como ela influencia nas aulas de Educação Física?

O movimento e, conseqüentemente, o corpo, constituem a matéria-prima da Educação Física. O curso de graduação é um espaço importante para a construção da fundamentação teórico-prática que subsidiará a atuação do professor. ... Tradicionalmente, o corpo tem sido visto na Educação Física de forma fragmentada.

Como o corpo é visto nos dias de hoje?

O corpo já não é mais visto como um instrumento, como uma máquina, como uma estrutura que já nasce pronta, fixada. Cada vez mais o corpo é visto como algo que se revela aberto a mudanças, como um processo vivo, em constante transformação.

Qual a concepção sobre o corpo humano na Antiguidade e Idade Média?

Trazendo numa perspectiva medieval, o corpo é representado de várias maneiras, visto desde a exaltação, até a humilhação e veneração, exercendo, portanto, papéis diferentes nos moldes da sociedade medieval. Durante quase toda a Idade Média, o corpo foi visto pela Igreja como algo pecaminoso.

Como era a concepção de corpo na Pré-história?

Na pré-história, nossos antepassados, moradores das cavernas, preocupavam-se apenas em sobreviver, sendo o corpo a arma de melhor embate, tanto na busca por comida (a caça) quanto para lhes possibilitar mais um dia de vida, ao obter forças suficientes para correr dos incontáveis predadores.

Concepção do corpo humano

19 questões relacionadas encontradas

Como o corpo humano era visto na antiguidade?

Desde a Grécia Antiga, o corpo é encarado como um santuário. Os Jogos Olímpicos representavam essa visão, com toda a beleza de corpos atléticos e vigorosos. Ficava clara a concepção de que um corpo bonito e saudável era sinônimo de beleza e virilidade.

Como era o corpo o físico do homem Pré-histórico?

Mais evoluído, o homem de Cro-Magnon andava totalmente na vertical, possuía um cérebro maior, nariz mais fino, queixo mais pronunciado e a estrutura esquelética muito parecida com a do homem atual. Com maior capacidade, deslocou-se por todo o mundo e passou a constituir os primeiros assentamentos.

Como eram vistos o corpo e alma do homem medieval?

Na Idade Média, sob o ponto de vista moral da religião cristã, depois do pecado original cometido por Adão e Eva, o corpo humano passou a ser visto como depravado, responsável pela perdição da alma. ... era condenado por enclausurar a alma, impedindo-a de galgar os céus.

Como eram tratadas as atividades ao corpo na Idade Média?

As proibições e privações eram muitas, e praticamente tudo relacionado ao corpo era considerado heresia, pecado. Por isso, o corpo era escondido. Nem mesmo poderia aparecer em pinturas ou esculturas se não estivesse encoberto.

Como era visto o corpo na idade moderna?

Retornando ao conceito de corpo belo da Grécia, na era moderna o corpo passa a ser visto como refinado, esbelto. Havia disciplina e controle sob o corpo e cuidados relacionados à sua manutenção.

Quais são as influências da Educação Física no corpo?

Uma boa construção da imagem corporal é um fator importante na aquisição de outras qualidades e de determinados níveis sociais, também em grupo urbanos. De certa forma um bom autoconceito de imagem corporal ajuda no equilíbrio emocional influenciando diretamente na autoestima.

Qual a relação do corpo com a Educação Física?

O CORPO NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO FÍSICA

O corpo é central não só na esfera da Educação Física, mas no contexto das mais variadas ciências e campos epistemológicos, pois o existir humano se dá através do corpo – o corpo é o meio pelo qual nos utilizamos para experimentar o mundo, para existir no mundo.

Qual o sentido do corpo para a Educação Física?

O corpo, para a Educação Física, significa a união do ser cognitivo com o ser movimento. ... A corporeidade vem se constituindo num dos mais interessantes temas de reflexão na área da educação, em especial da Educação Física.

Como era visto o corpo no cristianismo?

A noção do corpo no mundo ocidental é concebida pelo cristianismo. O modelo cristão propõe um princípio dualista, pois ele representa, de um lado, a aproximação do divino e, por outro, a aproximação da matéria do pecado. A carne é pesada e o espírito, leve.

Como o corpo era visto no século XIX?

O século XIX teve seus próprios critérios de beleza. Partes do corpo, sexualmente atrativas, designavam, entre tantas jovens casadoiras, as mais desejadas. ... Do corpo inteiramente coberto da mulher o que sobrava eram as extremidades. Mãos e pés eram os que mais atraiam olhares e atenções masculinas.

Como era visto o corpo para os gregos?

O corpo era visto como elemento de glorificação e de interesse do Estado. ... Para os gregos, cada idade tinha a sua própria beleza e o estético, o físico e o intelecto faziam parte de uma busca para a perfeição, sendo que o corpo belo era tão importante quanto uma mente brilhante.

O que era ser um homem medieval?

Os homens medievais sabiam que já eram "outros homens", diferentes dos da Antiguidade. Queriam o poder, a ciência, a arte e a filosofia dos antigos adaptada ao seu mundo. Fazer renascer a produção intelectual da Antiguidade não significava retornar ao mundo antigo, significava criar a partir dos antigos.

Como o corpo é visto na sociedade contemporânea?

Na sociedade contemporânea, o corpo tem se configurado cada vez mais como um dos principais espaços simbólicos na construção dos modos de subjetividade de nossa época. ... Isto porque as questões que envolvem o corpo são susceptíveis a qualquer influência social, cultural, política e científica.

Como era as atividades físicas na Pré-História?

Talvez, a postura bípede seja a característica mais importante do ser humano e, particularmente, para o estudo das atividades físicas/exercícios físicos. Tudo começou quando o homem primitivo sentiu a necessidade de lutar, fugir ou caçar para sobreviver.

Como era a educação física na Pré-História?

Realizavam longas caminhadas, lutavam, corriam, nadavam, arremessavam objetos e tinham como principal fonte econômica à caça e a pesca. A dança era uma das atividades físicas mais significativas, onde eles expressavam os sentimentos de tristeza e alegria, exibiam suas qualidades físicas e também a sua religiosidade.

Como eram as roupas que os homens usavam no período da Pré-História?

Pré-História (do surgimento dos primeiros seres humanos até 3.500 a.C.) Com o predomínio da caça e pesca, as roupas eram feitas do couro dos animais. A partir da invenção do tear (aparelho que permite fazer tecidos), no fim desta era, as peles de animais deram lugar a roupas de tecido.

Como era a representação do corpo humano no renascimento?

Na pintura de Leonardo da Vinci, apoiada nas suas considerações sobre arte e natureza, o corpo humano é pensado como fenômeno em permanente relação e metamorfose com o ambiente e a natureza… ... Nessa dimensão expressionista de sua arte aponta-se o conflito e a tensão permanente entre corpo e alma, matéria e forma.

Por que a Educação Física está atrelada ao domínio do corpo?

A conotação atual do conceito de Educação Física é a de que esta é uma área que trabalha não apenas o corpo em movimento, mas que trabalha a partir do corpo em movimento. ... É por isso que Medina afirma que a Educação Física trabalha corpo e mente.

Por que nós somos um corpo ou um ser corporal?

O ser humano é um ser corporal que dispõe de vários “órgãos” que são necessários para realizar as atividades que garantem a sua sobrevivência no mundo tais como respirar, alimentar-se, transpirar (suar), pensar, movimentar-se, etc. O conjunto de órgãos do ser corporal é chamado de “organismo”.

Qual a influência da Educação Física no desenvolvimento da linguagem corporal?

Desta maneira, na medida em que estudos contribuem de forma relevante para melhor percepção da linguagem corporal, não somente nas aulas de Educação Física, pode-se evidenciar que essa linguagem do corpo humano se torna uma aliada na educação profissional, à aquisição de habilidades associadas ao conhecimento de ...

Artigo anterior
Quanto é 9 dezenas?
Artigo seguinte
Qual signo se veste melhor?