Qual a situação tributária na nota fiscal de devolução de produtos?

Perguntado por: Laura Victória Pinho Anjos  |  Última atualização: 11. Dezember 2024
Pontuação: 4.7/5 (5 avaliações)

Ao emitir uma nota de devolução, você deverá utilizar o mesmo código de CST da nota fiscal de origem: “070”. Além disso, use a alíquota de 12% de ICMS.

Qual a situação tributária de uma nota de devolução?

Se na nota fiscal original o IPI integrar na base de cálculo de ICMS, o mesmo deve ocorrer na nota de devolução informando o campo Nota para consumidor final como Sim. Se o imposto não estiver somando na base do ICMS, o mesmo campo deve constar como Não na Conta Azul.

O que deve constar na nota fiscal de devolução?

Ao preencher a nota, o destinatário deve selecionar o campo “NF de devolução” no campo “Finalidade”. Ademais, é necessário registrar o número, série e a data da nota fiscal original, além do motivo da devolução.

Qual a natureza da operação para devolução de mercadoria?

A operação de Devolução existe para registrar a invalidação de uma compra ou venda. Desse modo, ela garante a não incidência dos impostos cobrados na operação original, bem como o transporte de volta do produto ao emissor/vendedor.

Qual CST IPI para devolução?

*Quando houver IPI a ser devolvido, deve-se utilizar a CST de IPI 99, caso contrário, utilizar 53. Dados Adicionais: Devolução referente NF...., emitida em .../.../......, por motivo de _________. Valor que compõem despesas acessórias refere-se ao ICMS ST R$____.

ST - SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA ICMS - COMO EMITIR NOTA FISCAL COM ST VENDA MESMO ESTADO #39

39 questões relacionadas encontradas

Como fica o IPI na nota de devolução?

O valor do IPI devolvido não será destacado na Danfe. Você pode visualizar o valor somente no XML da nota fiscal, na tag: IPI.

Como destacar ICMS e IPI na devolução?

Fazer a indicação no campo “Informações Complementares”, ou no corpo da Nota Fiscal Modelo 1, 1-A, ou Avulsa, da base de cálculo, informando o imposto e o número da nota fiscal de compra da mercadoria devolvida.

Quais são os 4 tipos de devolução?

  • Introdução. Os arts. ...
  • Devolução Efetuada por não Contribuinte. ...
  • Devolução Efetuada por Contribuinte. ...
  • Retorno de Mercadoria não Entregue ao Destinatário.

Qual CST usar em nota de devolução Simples Nacional?

CST 99 – “Outras saídas”, para empresa optante do Simples Nacional, e contribuintes do IPI.

Como fica o ICMS na devolução de compra?

O contribuinte do ICMS deve emitir a Nota Fiscal referente à devolução parcial da mercadoria, com destaque do ICMS, e deverá estornar proporcionalmente o crédito do imposto da operação anterior referente à parcela da mercadoria devolvida.

Como fazer uma nota fiscal de devolução de mercadoria?

Como emitir nota fiscal de devolução de mercadorias?
  1. Informe a finalidade do documento a ser gerado;
  2. Escolha por “nota de saída”;
  3. Nas Notas Referenciadas, insira a chave de acesso da NF de compra;
  4. Faça o preenchimento das informações do fornecedor;
  5. Faça o preenchimento das informações do produto;

Precisa destacar ICMS na nota de devolução?

Normas fiscais referentes à devolução

Em ambas as situações vistas acima, seja com devolução com nota fiscal emitida pelo destinatário ou devolução com a mesma nota fiscal, a empresa que estiver fazendo a devolução também deverá informar o IPI e destacar o ICMS relativo às mercadorias devolvidas.

Como funciona a devolução de um produto?

De acordo com o artigo 49, o consumidor pode desistir do produto ou serviço no período de sete dias. Lembrando que essa desistência pode acontecer por qualquer motivo. Sendo assim, mesmo que o produto não tenha nenhum tipo de avaria ou mau funcionamento, o cliente pode desistir da compra sem sofrer nenhuma penalização.

Precisa destacar PIS e Cofins na nota de devolução?

A tributação de PIS e COFINS na devolução de compra não tem qualquer relação com a tributação de PIS e COFINS na NF-e do fornecedor, a única questão relevante é o regime de tributação da sua empresa.

O que significa CST 090 na nota fiscal?

CST 090 – Nacional com tributação “outras” de ICMS, entenda o que significa. O CST 090 é um código utilizado no âmbito do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para identificar operações com origem nacional e cuja tributação se classifica como “outras”.

O que é CST 200 na nota fiscal?

O Significado do CST 200

O CST (Código de Situação Tributária) é um conjunto de códigos que indicam a forma de tributação de determinada operação. O CST 200 é utilizado quando a mercadoria ou serviço é de origem estrangeira e foi adquirida no mercado interno, estando sujeita à tributação integral pelo ICMS.

Qual a diferença do Csosn 400 e 900?

300: 40 (Isenta), 41 (Não tributada); 400: (Isenta), 50 (Suspensão); 500: 60 (ICMS pago anteriormente por substituição tributária); 900: 00 (Tributada Integralmente), 20 (Com redução de Base de Cálculo), 51 (Diferimento), 90 (Outras).

Qual Csosn usar para devolução 5202?

Natureza de operação: Devolução de mercadoria CFOP: 5202 (interna) / 6202 (interestadual) CSOSN: 900 (Outras operações) Dados Adicionais: Devolução total/parcial (conforme o caso) das mercadorias adquiridas no dia 01/11/2016 do fornecedor XYZ Ltda.

Qual Csosn utilizar na devolução?

@kleverson-silva), bom dia! Simples nacional na devolução de compra utiliza o CSOSN 400. Saída que não gera receita deverá ter a nota fiscal emitida com o CSOSN 400.

Quais são as regras de devolução?

O Código de Defesa do Consumidor estipula um prazo máximo de 30 dias para troca de produtos que apresentem defeito de fabricação, se a mercadoria foi um bem de consumo não durável. Se o produto for bem durável, como eletrodomésticos, o prazo é de 90 dias.

Qual é o CFOP de devolução de mercadoria?

O CFOP de devolução para ele é o 5202, que indica devolução de compra para comercialização, caso a operação aconteça dentro do mesmo estado.

Qual a diferença entre devolução e retorno de mercadoria?

A principal diferença entre notas de devolução e de retorno é que enquanto a nota de retorno é utilizada após a emissão de uma nota de remessa, a nota de devolução é usada depois da emissão de uma nota fiscal de venda ou de compra.

Quando incide IPI e ICMS?

O IPI integra a base de cálculo do ICMS sempre que a operação, embora realizada entre contribuintes, tiver por objeto produto destinado ao Ativo Imobilizado ou a uso ou consumo do adquirente, bem como quando se tratar de operação realizada por estabelecimento equiparado a industrial.

Quando devo destacar o ICMS na nota fiscal?

No XML assinado e utilizado para emissão do documento fiscal, o ICMS será destacado em todos os campos necessários (detalhado por produto e nos totais do documento fiscal).

Como saber o imposto que preciso destacar na nota fiscal?

O cálculo desse impostos é realizado por teto de lucros. Por exemplo, para lucros até R$20 mil reais por mês a alíquota é de 15%. Já para os lucros mensais superiores a esse limite, a taxa é de 10% sobre o valor excedente.

Artigo anterior
Qual o juros do título de capitalização?
Artigo seguinte
Como emitir CTPS física?