Qual o pensamento de Piaget sobre a educação?

Perguntado por: Samuel Machado Nogueira  |  Última atualização: 4. November 2024
Pontuação: 4.4/5 (2 avaliações)

Segundo Piaget (1977) cada vez que ensinamos prematuramente a uma criança alguma coisa que poderia ter descoberto por si mesma, esta criança foi impedida de inventar e, consequentemente, de entender completamente. o objeto de conhecimento, e os novos esquemas se formam a partir de outros, anteriormente adquiridos.

Quais são os principais conceitos da teoria de Piaget para a educação?

Piaget defende que o indivíduo se desenvolve a partir da ação sobre o meio em que está inserido, priorizando, a princípio, os fatores biológicos que podem influenciar seu desenvolvimento mental. Dando ênfase em seus estudos ao caráter construtivo.

Qual é o pensamento de Piaget?

Segundo Piaget, o pensamento aparece antes da linguagem, que apenas é uma das suas formas de expressão. A formação do pensamento depende, basicamente, da coordenação dos esquemas sensorimotores e não da linguagem.

Qual a ideia de Piaget sobre aprendizagem?

Concluiu-se que para a perspectiva piagetiana aprender é construir ou reconstruir conhecimento e não copiá-lo do real e isso se dá através dos esquemas de assimilação de um sujeito e da coordenação dos mesmos em estruturas de conhecimento. Palavras-chave: aprendizagem, construção do conhecimento, teoria piagetiana.

Qual é o papel da educação na teoria piagetiana?

O papel da escola, segundo Piaget, é promover o desenvolvimento cognitivo das crianças através de experiências novas e desafiadoras. A escola deve incentivar a criatividade e a curiosidade das crianças, permitindo que elas aprendam por meio de suas próprias descobertas e reflexões.

TEORIAS DA APRENDIZAGEM (PARTE3) FASES DO DESENVOLVIMENTO SEGUNDO JEAN PIAGET

33 questões relacionadas encontradas

O que a teoria de Piaget defende?

Principal representante da psicologia da aprendizagem, que centra suas investigações nas estruturas cognitivas, Jean Piaget defendia a ideia de que o conhecimento não existe: aquilo a que se dá este nome é um conjunto de capacidades intelectuais hierarquicamente classificadas que requerem uma visão científica mais ...

O que diz Piaget sobre a alfabetização?

O processo de alfabetização no Brasil tem como principal teórico Jean Piaget, que fala sobre as dificuldades que há em se entender o foco central do construtivismo. Sua obra sobre Epistemologia Genética, baseia-se na inteligência e desconstrução do conhecimento, seja individual ou coletivo.

Quais são as três estruturas que Piaget define?

Esquemas cognitivos - são as estruturas mentais capazes de assimilar, reconhecer, interpretar e classificar os dados do ambiente - conhecimentos adquiridos. Assimilação - entrada e processamento de estímulos externos aos esquemas (mudança quantitativa - modificação de conteúdo). Acomodação- reorganização interna.

Quais as principais características da teoria de Piaget?

Piaget apresentou egocentrismo, centração, inabilidade de acompanhar transformações e ausência de reversibilidade como sendo as principais características do pensamento pré-operacional. Estas características no início do estágio agem como atenuantes ao desenvolvimento do pensamento lógico.

O que diz Piaget sobre o desenvolvimento infantil?

Segundo Piaget (1977) cada vez que ensinamos prematuramente a uma criança alguma coisa que poderia ter descoberto por si mesma, esta criança foi impedida de inventar e, consequentemente, de entender completamente. o objeto de conhecimento, e os novos esquemas se formam a partir de outros, anteriormente adquiridos.

Quais são as 4 fases de desenvolvimento de acordo com a teoria de Piaget?

Na presente pesquisa abordou-se as fases de desenvolvimento segundo Jean Piaget, voltadas a maturação biológica, as quais se remetem a quatro estágios: sensório motor (do nascimento até aproximadamente os 2 anos), pré-operacional (dois a sete anos), operacional concreto (sete aos 12 anos) e operações formais (a partir ...

Quais são os quatro fatores de Piaget?

Quatro fatores e suas interações são necessários para o desenvolvimento: maturação, experiência ativa, interação social e equilibração.

Em que a teoria cognitiva de Piaget é baseada?

Em que a teoria cognitiva de Piaget é baseada? Ela lida principalmente com o processo de construção das estruturas necessárias para adquirir e utilizar o conhecimento, que se dá durante a infância e a adolescência.

Quem é o pai da teoria construtivista?

Jean Piaget: conheça a história do criador da teoria Construtivista.

Quais são as 4 fases do desenvolvimento?

Quais são as 4 fases do desenvolvimento?
  • Fase 1 - Sensório-motor (nascimento até cerca de 2 anos) ...
  • Fase 2 - Pré-operatório (2 a 7 anos de idade) ...
  • Fase 3 - Operatório concreto (de 7 a 11 anos) ...
  • Fase 4 - Operatório formal (a partir de 11 anos) ...
  • Desenvolvimento cognitivo. ...
  • Desenvolvimento afetivo. ...

Qual a principal diferença entre as teorias de Piaget e Vygotsky?

Piaget dá grande ênfase ao egocentrismo e o considera como ponto intermediário entre o pensamento autístico e o pensamento orientado. Já Vygotsky, dá grande ênfase ao social, sendo este a fala mais primitiva das crianças, que, posteriormente se subdividirá em discurso egocêntrico e comunicativo.

Qual o nome da teoria do desenvolvimento de Piaget?

Jean William Fritz Piaget (1896-1980) foi um biólogo, psicólogo e epistemólogo suíço, considerado um dos mais importantes pensadores do século XX, e autor da Teoria Construtivista.

Qual a frase mais famosa de Jean Piaget?

“O principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que outras gerações fizeram.”

O que o Piaget fala sobre família e escola?

G Piaget propõe uma escola onde pais e professores auxiliem na educação das crianças, de forma que se torne paralelo o papel de ambos; Promovendo um respeito mutuo, assim garantindo um vinculo onde estes podem se comunicar sem receios.

O que Paulo Freire fala sobre a Educação Infantil?

Pensar Freire na Educação Infantil é compreender que a educação é permanente vida, não apenas preparar para viver, mas, em uma constante leitura do mundo, cada vez mais crítica. Palavras-chave: Educação Infantil; Paulo Freire; Leitura do mundo.

O que Paulo Freire fala sobre a importância da família na escola?

O que família e escola julgavam suficiente no que tange à educação, já não é. O ideal é que pais, professores e comunidade estreitem seus laços e torne a educação um processo coletivo. Mas não cabe aos professores educar os pais. Seu alvo é o aluno, independente da história familiar que carrega e o influencia.

Quais são os conceitos básicos da Educação Infantil?

A Educação Infantil é considerada uma das mais importantes etapas da formação das crianças, pois é onde elas começam a existir fora do convívio familiar, o que envolve lidar com diferenças, o desenvolvimento da personalidade e da autonomia, a criação de laços de amizade e as descobertas em diferentes áreas do ...

Quais são os três esquemas cognitivos de acordo com Piaget?

Segundo Piaget, o desenvolvimento se dá em quatro períodos: sensório-motor (até 2 anos), pré-operatório (de 3 a 7 anos), operatório concreto (de 8 a 11 anos) e operatório formal (a partir de 12 anos).

O que o Vygotsky defende?

O aprendizado não é passivo, mas ativo! De acordo com Vygotsky, a formação da criança se dá numa relação direta entre o sujeito e a sociedade a seu redor – ou seja, o homem modifica o ambiente e o ambiente modifica o homem. Mais tarde, essa teoria passou a ser conhecida como socioconstrutivismo ou sociointeracionismo.

Artigo anterior
Como funciona o conectivo lógico condicional?
Artigo seguinte
Que dia tomar banho de 7 ervas?