Qual a resolução que aprova o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem?

Perguntado por: Eduarda Soraia Cardoso de Gonçalves  |  Última atualização: 28. Januar 2022
Pontuação: 4.8/5 (54 avaliações)

RESOLUÇÃO COFEN 311/2007 Aprova a Reformulação do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem.

Quando foi criado o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem?

O primeiro Código Internacional de Ética de Enfermagem foi aprovado pelo Conselho de Representantes Nacionais (CRN), do Conselho Internacional de Enfermeiras (CIE), em 10 de julho de 1953.

Qual a resolução que atualizou o novo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem e qual a lei que regulamenta o exercício da profissão da Enfermagem no país?

COFEN; Resolução COFEN nº 564/2017 que aprova a reformulação do código de ética dos profissionais de enfermagem.

É direito dos profissionais de Enfermagem de acordo com o Código de Ética Profissional?

O profissional de enfermagem respeita a vida, a dignidade e os direitos humanos, em todas as suas dimensões. O profissional de enfermagem exerce suas atividades com competência para a promoção do ser humano na sua integralidade, de acordo com os princípios da ética e da bioética.

Quais os direitos dos profissionais de enfermagem?

Os principais direitos do profissional de enfermagem
  • exercer sua função em todo o território nacional, com amparo legal e reconhecimento da profissão autônoma;
  • ser tratado segundo os pressupostos e princípios legais, éticos e dos direitos humanos conforme a raiz da Constituição;

Novo Código de Ética da Enfermagem ❤ Comparação das Resoluções

35 questões relacionadas encontradas

É direito do profissional de enfermagem recorrer ao Conselho Regional de Enfermagem quando impedido de cumprir o presente código é a Lei do exercício profissional?

Art. 9º - Recorrer ao Conselho Regional de Enfermagem, quando impedido de cumprir o presente Código e a Lei do Exercício Profissional. ... Parágrafo único - Ao cliente sob sua responsabilidade, deve ser garantida a continuidade da assistência de Enfermagem. Art.

Quais os princípios que fundamentaram a aprovação e edição da última revisão do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem?

O Código de Ética do Profissional de Enfermagem – CEPE teve como referência os postulados da Declaração Universal dos Direitos do Homem promulgada pela Assembleia Geral das Nações Unidas (1948) e adotada pela convenção de Genebra da Cruz vermelha (1949), contidas no código de ética do conselho internacional de ...

O que é infração Ética na Enfermagem?

Art. 104 Considera-se infração ética e disciplinar a ação, omissão ou conivência que implique em desobediência e/ou inobservância às disposições do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, bem como a inobservância das normas do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem.

Qual órgão é responsável em fiscalizar o exercício de Enfermagem?

A Lei 5.905/73 define em seu artigo 2º: O Conselho Federal e os Conselhos Regionais são "órgãos disciplinadores do exercício da profissão de enfermeiro e das demais profissões compreendidas nos serviços de Enfermagem".

Quando foi criado o CEPE?

Em 1993, a Enfermagem Brasileira, sob a coordenação do COFEN, atualizou o Código que passou a se denominar, desde então, Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (CEPE), o qual foi aprovado pelas Resoluções COFEN 160 e 161/1993.

Quais são os princípios fundamentais do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem?

O Profissional de Enfermagem atua na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, com autonomia e em consonância com os preceitos éticos e legais, respeitando a vida, a dignidade e os direitos humanos, em todas as suas dimensões. ...

Quando surgiu o Código de Ética Profissional?

Foi em São Paulo que se organizou o primeiro Código de Ética Profissional em toda a América do Sul. Ele foi aprovado pelo Instituto dos Advogados de São Paulo, em agosto de 1921. ... Em 1931, com a criação da OAB, atribui-se ao Conselho Federal a competência para votar e alterar o Código de Ética Profissional.

Quais são os órgãos disciplinadores dos serviços da Enfermagem e qual o papel destes?

O Conselho Federal e os Conselhos Regionais são órgãos disciplina -dores do exercício da profissão de enfermeiro e das demais profissões compreendidas nos serviços de enfermagem.

Quais são as atribuições da ABEn?

A ABEn tem como finalidades:

Promover o desenvolvimento técnico, científico, cultural e político dos profissionais de enfermagem no país, pautado em princípios éticos; ... Integrar-se aos processos sociais, políticos e técnicos, que visem assegurar o acesso universal equânime aos serviços de saúde.

É um órgão de execução decisão e normatização suplementar consiste em deliberar sobre inscrições e seu cancelamento?

Competências do Conselho Regional de Enfermagem (Coren) - órgão de execução, decisão e normatização suplementar: •Deliberar sobre inscrições no Conselho e seu cancelamento; •Disciplinar e fiscalizar o exercício profissional, observando as diretrizes gerais do Cofen; •Executar as instruções e resoluções do Cofen; • ...

O que é uma infração ética?

Infração ética é a conduta contrária aos Códigos de Ética, passível de punição. Apesar de o termo “ética” ser bastante abrangente, no âmbito da atuação da Comissão de Ética, ele refere-se apenas às condutas dos agentes públicos relacionados à moral administrativa.

Quais são as infrações éticas?

Considera-se Infração Ética a ação, omissão ou conivência que implique em desobediência e/ou inobservância às disposições do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem. Art. 114. Considera-se infração disciplinar a inobservância das normas dos Conselhos Federal e Regional de Enfermagem.

Quais as principais infrações éticas cometidas pelos profissionais da enfermagem?

As infrações encontradas foram de dois tipos: erros no preparo e administração de medicamentos, associados à imprudência, imperícia e negligência e as relações interprofissionais.

Qual a resolução que aprova o novo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem e em qual ano foi aprovada esta resolução?

Pensando no aprimoramento do comportamento ético na saúde, o Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) sancionou a Resolução n°564/2017, que aprova o Novo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (CEPE).

O que é o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem CEPE e quando foi aprovada e editada?

O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem - CEPE reúne normas, direitos, deveres e princípios pertinentes à conduta dos profissionais da área. ... No documento também são explanados os direitos dos enfermeiros, como o de se recusar a executar atividades que não sejam de sua competência legal.

Quando houve a reformulação do Código de Ética da Enfermagem E o que podemos encontrar nesta resolução?

Entrou em vigor nesta quinta-feira (5/4), a Resolução Cofen 564/2017, que aprova o novo Código de Ética da Enfermagem brasileira. ... “O novo Código de Ética reflete a complexidade da atuação profissional nos tempos atuais”, ressaltou o presidente do Cofen, Manoel Neri.

Quais casos o profissional de enfermagem poderá quebrar o sigilo sobre uma assistência?

A quebra do sigilo pode acontecer devido ao próprio consentimento do cliente ou seu representante legal, por dever legal, ou mesmo pela existência de uma “justa causa”. Além disso, ocultar fato de que se tem ciência, mas que deveria ser revelado, pode igualmente infringir a justiça e o direito comunitário.

O que é humanização na assistência de enfermagem?

O conceito de humanização na enfermagem deve ir além da assistência e das intervenções clínicas em si. Ele demanda uma visão holística do paciente e dos seus aspectos individuais, por meio de um tratamento globalizado e voltado à integralidade do indivíduo enquanto ser humano.

Quando o enfermeiro pode negar atendimento?

O código de ética dos profissionais de Enfermagem cita que é vedado aos profissionais de enfermagem negar assistência a pacientes em situação de urgência e emergência e que devemos nos posicionar contra faltas decorrentes seja por imperícia, imprudência ou negligência.

O que o Coren e Cofen fazem pelos profissionais de Enfermagem?

Em resumo, os Corens, ou Conselhos Regionais de Enfermagem, têm praticamente os mesmos objetivos do Cofen, que é o Conselho Federal de Enfermagem – porém, com um alcance regional. Eles são entidades autônomas de interesse público com a função de fiscalizar o exercício profissional da enfermagem.

Artigo anterior
Qual é a função do vizir?
Artigo seguinte
Como escrever com letra diferente no whatsapp?