Qual a relação entre currículo escolar e construção cultural?

Perguntado por: Rodrigo Edgar de Ribeiro  |  Última atualização: 17. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (40 avaliações)

O currículo, nessa pers- pectiva, passa a ser considerado artefato social e cultural, deixando de se preocupar, apenas, com a organização do conhecimento a ser transmitido aos alunos. A ideologia, cultura e poder, de acordo com essa nova visão, passa a fazer parte da construção do currículo.

Qual a relação do currículo escolar com a cultura?

Quando se entende um currículo como um conjunto de práticas por meio das quais significados são produzidos e compartilhados em um grupo, a cultura evidencia-se no respeito e no acolhimento das manifestações culturais dos estudantes, por mais desprestigiadas que sejam.

Por que os conceitos de escola currículo e cultura estão interligados?

Conhecimento, cultura e currículo se relacionam inteiramente, pois os atos de ensinar e aprender ocorre em todo lugar, e na escola as diversidades culturais devem ser discutidas para que os educandos possam aplicar os conhecimentos obtidos também fora da sala de aula, a realidade de cada indivíduo possibilita a ...

Qual o papel da cultura e da diversidade cultural na constituição do currículo escolar?

Compreender e saber lidar com o fenômeno da diversidade cultural é um fator fundamental que pode evitar a discriminação e a exclusão escolar e social. ... O diálogo intercultural se propõe a contemplar as relações e trocas entre as diferentes culturas.

O que é um currículo cultural?

O currículo cultural é uma arena de disseminação de sentidos, de polissemia, de produção de identida- des voltadas para a análise, interpretação, questionamento e diálogo entre e a partir das culturas.

01/05 Currículo Escolar: Tudo o que você precisa saber! (O que a banca cobra no concurso)

17 questões relacionadas encontradas

Como elaborar um currículo cultural?

Veja como fazer um currículo artístico.
...
Para colocar a formação no currículo artístico, siga este molde:
  1. Nome do curso e do grau conferido (se for o caso);
  2. Nome da instituição;
  3. Data de conclusão;
  4. Data de início.

O que é currículo conhecimento e cultura?

A série Currículo: conhecimento e cultura propõe uma reflexão sobre o currículo escolar, tendo como pressuposto a diversidade da sociedade contemporânea. Ao longo da série, são pro- blematizadas questões que envolvem desde a construção e a organização do currículo até sua vivência nas escolas.

O quê da cultura deve ser selecionado para fazer parte do currículo escolar?

Coloca-se como estratégia, quatro pontos fundamentais para obtenção de sucesso na elaboração de um currículo que contemple a diversidade cultural: 1) formação de professores; 2) planejamento de currículos; 3) desenvolvimento de materiais apropriados e, 4) a análise e revisão crítica das práticas vigentes.

Como a diversidade sociocultural brasileira deve ser tratada no currículo?

Para respeitar a diversidade sociocultural, ainda escalonada na valorização e prestígio escolar, é preciso conceituar o currículo para além dos conteúdos e entende-lo como “experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento em meio a relações sociais e que contribuem para a construção das identidades dos ...

Qual a relação entre cultura conhecimento e diversidade?

As diferenças culturais são essenciais em todas as sociedades, pois são as diferenças que fazem a diferença, é a diversidade que oferece oportunidade de conhecer o outro, de respeitar, entender, analisar e estudar os conhecimentos culturais passados, na busca de enriquecer as diversas culturas do presente.

Qual é a relação entre currículo escola e sociedade?

Se estabelece mediações entre as diversas definições que assume o Currículo na Sociedade e na escola, propondo resgatar o papel social do professor, alunos e técnicos. Se concebe o Currículo como um conjunto de conhecimentos científicos e culturais, que deve ser situado em seu tempo histórico.

O que é currículo e suas relações com a cultura poder e sociedade?

O currículo é um instrumento político que se vincula à ideologia, à estrutura social, à cultura e ao poder. A cultura é o conteúdo da educação, sua essência e sua defesa, e currículo é a opção realizada dentro dessa cultura.

Qual a importância entre cultura trabalho e educação?

Acredita-se que a cultura, o trabalho e a educação sejam inseparáveis, pois se completam, visto que através do trabalho criam-se as relações sociais, que são exemplos de comportamento obtidos através das instituições das quais se faz parte.

Qual a importância do currículo para a escola?

Ele é muito importante no processo de aprendizado, pois serve como guia para o trabalho dos educadores. O currículo inclui tudo o que será ensinado, não apenas a teoria. E, sim, os aspectos humanos e sociais, como comportamentos e valores que os estudantes vão aprender em cada aula.

Qual é o papel da cultura na nossa vida?

A cultura está relacionada diretamente à geração do conhecimento e ao exercício do pensamento, que são valores essenciais para o desenvolvimento da sociedade. Assim, a cultura é importante na formação pessoal, moral e intelectual do indivíduo e no desenvolvimento da sua capacidade de relacionar-se com o próximo.

Qual foi o primeiro currículo de formação cultural do Brasil?

O currículo dos índios.

Por que a diversidade cultural é importante no currículo escolar Você deve relacionar os conceitos estudados com o currículo vivido na escola hoje?

Conforme exposto podemos considerar que a cultura tem um importante papel no processo de aprendizagem, pois ela permite não só a socialização, mas discussão de diferentes saberes no ambiente escolar, através do conteúdo cultural podemos exemplificar vários temas,nas diferentes disciplinas do currículo escolar.

Como a diversidade é contemplada no currículo?

Há uma diversidade de currículos no contexto social, cabendo cada um refletir sobre a sua imensurável importância para o desenvolvimento de cada setor. ... Essa diversidade cultural deve ser entendida como a construção ou preservação histórica, social e cultural das diferenças.

Como a diversidade à pluralidade e o multiculturalismo podem ser contemplados no currículo escolar?

O multiculturalismo na escola pode ser entendido como possibilidade de inclusão de todos à educação, independente das diversidades e dos grupos minoritários, geralmente excluídos e marginalizados. Um currículo ampliado abrangerá as necessidades dos grupos minoritários e reconhecerá a singularidade dos indivíduos.

O que são atividades culturais na escola?

Atividades artísticas e culturais como a música, além de serem prazerosas, estimulam áreas do cérebro que permitem o desenvolvimento de outras formas de linguagem. São atividades que aguçam a sensibilidade do aluno, melhoram sua capacidade de concentração bem como sua memória.

Quais os elementos que caracterizam uma cultura escolar?

Os principais elementos que desenhariam essa cultura seriam os atores (famílias, professores, gestores e alunos), os discursos e as linguagens (modos de conversação e comunicação), as instituições (organização escolar e o sistema educativo) e as práticas (pautas de comportamento que chegam a se consolidar durante um ...

Quais práticas culturais devemos trabalhar com os alunos na escola?

Os alunos deverão realizar estudos sobre a culinária típica, danças, festas populares, manifestações religiosas, de forma que o potencial de cada grupo seja explorado ao máximo.

O que é um currículo?

Dito de forma resumida, o currículo é a organização do conhecimento escolar. Essa organização do currículo se tornou necessária porque, com o surgimento da escolarização em massa, precisou-se de uma padronização do conhecimento a ser ensinado, ou seja, que as exigências do conteúdo fossem as mesmas.

Será que o currículo deve estar relacionado com a cultura o conhecimento e o desenvolvimento humano?

Conhecimento, cultura e currículo se relacionam inteiramente, pois os atos de ensinar e aprender ocorre em todo lugar, e na escola as diversidades culturais devem ser discutidas para que os educandos possam aplicar os conhecimentos obtidos também fora da sala de aula, a realidade de cada indivíduo possibilita a ...

O que defende Moreira e Candau?

Na discussão sobre a problemática que acompanha as indagações curriculares Moreira e Candau (2008) defendem que são indispensáveis conhecimentos escolares que facilitem ao aluno uma compreensão da realidade em que está inserido, que possibilitem uma ação consciente no mundo e que promovam a ampliação de seu universo ...

Artigo anterior
Qual habilidade para trabalhar?
Artigo seguinte
O que é a aprendizagem para a vida?