Qual a relação entre a escuta o registro e o professor de educação infantil?
Perguntado por: Eva Matos de Vaz | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.8/5 (10 avaliações)
Ao utilizar o registro como um recurso que vai auxiliar para reviver o vivido, aguça-se a escuta das crianças e o olhar atento durante à ação pedagógica. Assim, o professor deixa de ser o centro da ação dando lugar à criança, ouvindo, observando e estabelecendo uma relação dialógica, o que provoca novos desafios.
Qual a importância da escuta na educação infantil?
Essa escuta sensível e afetuosa, abre espaço e promove o protagonismo da criança. Possibilita que ela tenha voz e cria condições para ela se expressar espontaneamente em seu ambiente. Vejam bem, não se trata de corrigir ou ceder às vontades da criança e sim, de observar e ouvir suas infinitas maneiras de se expressar.
Qual é a importância da escuta atenta na relação professor-aluno?
Escutar permite entender o que o outro pensa. A escuta atenta é um dos poucos instrumentos disponíveis para avaliar se o que estamos propondo faz sentido para a turma. Ao abrir espaço para que os alunos se coloquem, compartilhamos com eles a responsabilidade pela aula.
Como a Pedagogia da escuta considera o ato de escutar?
Escutar, nesse sentido, é dar vez e voz aos alunos que se encontram no processo de ensino-aprendizagem, caracterizando assim, uma escuta sensível. Esse tipo de escuta acontece entre a criança que fala e o adulto que ouve, possibilitando uma maior aproximação entre eles.
O que é escuta ativa do professor?
Vamos falar sobre a “escuta ativa”. O termo diz respeito à conduta de educação que enfatiza a compreensão do outro por meio da comunicação baseada no respeito. Dessa forma, dando a oportunidade da criança expor seus sentimentos e expressar considerações sobre algo sem o atropelo da fala do adulto.
Paulo Fochi - A escuta da criança e as contribuições para nosso aprendizado sobre a infância
Como desenvolver uma escuta ativa?
- Demonstre interesse. Demonstre interesse pelo que a pessoa tem a dizer, ouvindo e fazendo contato visual. ...
- Tenha empatia. ...
- Tenha foco. ...
- Faça perguntas. ...
- Utilize a linguagem corporal. ...
- Evite distrações. ...
- Não julgue.
Como realizar escuta ativa?
- Mantenha o foco no momento do diálogo. ...
- Interprete a linguagem verbal e não verbal do interlocutor. ...
- Mantenha a mente aberta para evitar julgamentos. ...
- Dê o tempo necessário para a comunicação. ...
- Deixe a outra pessoa à vontade para se expressar sem interromper.
Quais os eixos da Pedagogia da escuta?
No dia a dia, a pedagogia malaguzziana segue alguns eixos principais, como a documentação pedagógica, a valorização do processo de pesquisa protagonizado pela criança, a arte e a criatividade.
O que representa o processo da escuta?
Escutar, nesse sentido, é dar vez e voz aos alunos que se encontram no processo de ensino-aprendizagem, caracterizando assim, uma escuta sensível. Esse tipo de escuta acontece entre a criança que fala e o adulto que ouve, possibilitando uma maior aproximação entre eles.
O que representa para você o processo da escuta?
Abrir-se para a escuta significa abrir-se para entender o que as crianças expressam – na maior parte das vezes não verbalmente – e em situações espontâneas: quando brincam livremente, quando fazem escolhas, quando rejeitam alguma proposta, etc. O Brasil tem alguns veículos voltados especificamente para a criança.
O que é uma escuta atenta?
A escuta atenta é a prática de ouvir com atenção, interpretando e assimilando as ideias que foram apresentadas por meio das palavras. Isso requer energia e é preciso resistir para responder imediatamente ao outro.
Como a escuta ativa pode me ajudar nas atividades escolares?
reconfigura a compreensão da aprendizagem, das relações internas e externas nas instâncias institucionais, da compreensão histórico-cultural das exigências de uma educação mais digna para todos e da compreensão da importância da instituição escolar no processo de humanização (Zanette, 2017, p.
Quais estratégias podem contribuir para exercermos a escuta dos estudantes?
Entre algumas estratégias utilizadas na escuta ativa dos estudantes, Simone destaca duas: a criação de murais virtuais e o uso de três passos na hora de realizar uma devolutiva ao aluno: “vejo, penso e pergunto”.
O que é escuta da criança?
Em que consiste a escuta das crianças e como esse conceito se concretiza na prática? Escutar crianças tem a ver com o adulto se conectar com suas realidades, vivências, necessidades e interesses. Sobretudo para conhecê-las e compreender como e o que estão expressando no mundo.
Como trabalhar a escuta ativa na educação infantil?
- 1- Esteja presente nos momentos de brincadeira. ...
- 2- Ouça o que a criança tem a dizer a apenas ajude-a a se expressar. ...
- 3- Permita que a criança faça desenhos e brincadeiras livres. ...
- 4- Não fique atropelando a fala da criança.
Por que é necessário saber ouvir?
O ato de ouvir é quase tão importante quanto "o que está sendo ouvido", o que nos garante assimilar as informações para aprender e, efetivamente, corresponder ao que foi transmitido. Ouvir atentamente encoraja as pessoas a conversar e cria uma atmosfera muito mais agradável.
Quais são os tipos de escuta?
- Nível 1: Escuta interna – É “ouvir para poder falar”. ...
- Nível 2: Escuta focada – É “ouvir para escutar”. ...
- Nível 3: Escuta global – É “ouvir para compreender”, a forma mais profunda de escuta.
Quais são os princípios da escuta ativa?
Basicamente, são 3 os princípios da escuta ativa: Empatia (através do compartilhamento de experiências semelhantes e espelhamento) Perguntas investigativas (que podem se basear em metodologias como BANT e SPIN Selling) Validação do entendimento (parafraseando o que foi ouvido).
O que a escuta ativa requer de nós?
Diante disso, o que você deve fazer é ouvir na essência para manter o foco, já que a escuta ativa diz respeito a interpretar a linguagem verbal e não verbal do interlocutor. Neste sentido, é importante que você trabalhe para compreender de forma eficaz aquilo que a pessoa está dizendo e transmitindo.
Como trabalhar a escuta?
- Criar e contar histórias.
- Leituras compartilhadas.
- Atividades ao ar livre.
- Explorar outros tipos de linguagem.
- Explore a tecnologia.
Quais os princípios da abordagem Pikler?
Estes princípios são: a valorização do vínculo entre cuidador (e/ou mãe) e o bebê; o reconhecimento e o respeito à individualidade dos bebês; a promoção da autonomia através da liberdade de movimentos, do brincar livre; e o respeito ao tempo e espaço necessário ao desenvolvimento sadio.
Como podemos promover esse espaço de escuta na prática?
Para colocar a escuta em um espaço estruturante, recomenda-se que a escola explicite essa intencionalidade e busque consensos entre seus diversos atores sobre o porquê dessa proposta. Paula pontua que são esperadas resistências por parte dos que não veem sentido na prática, em um primeiro momento.
Como ter uma escuta empática?
- 1) Observar a situação com neutralidade. O primeiro passo é não fazer julgamentos. ...
- 2) Lidar com os sentimentos. ...
- 3) Entender as necessidades do outro. ...
- 4) Fazer os pedidos corretamente.
Como fazer escuta empática?
- Crie um espaço confortável para a conversa. Conceder à outra pessoa um lugar seguro para a conversa pode aumentar a tendência a confiar em você. ...
- Reconheça os sentimentos da outra pessoa. ...
- Preste atenção à linguagem corporal. ...
- Deixe-se guiar na conversa. ...
- Espere para falar. ...
- Encoraje.
Qual a melhor definição de fresas?
Como podemos adquirir doenças transmitidas pela água?