Onde a ação deve ser proposta?

Perguntado por: Iara Doriana de Araújo  |  Última atualização: 11. Juli 2024
Pontuação: 5/5 (27 avaliações)

49, caput, do Novo CPC. (1) Quando se tratar de ação em que o réu seja réu ausente, a ação deverá ser proposta, então, no foro de seu último domicílio.

Onde propor a ação?

Como ajuizar a ação? A ação pode ser ajuizada pessoalmente pelo interessado (jus postulandi) ou por meio de um advogado. Apesar de ser possível o ajuizamento pelo próprio autor, recomenda-se que a pessoa sempre tenha a assistência jurídica de um advogado de sua confiança ou do sindicato da sua categoria.

Onde a ação civil deve ser proposta?

Art. 2º As ações previstas nesta Lei serão propostas no foro do local onde ocorrer o dano, cujo juízo terá competência funcional para processar e julgar a causa. Art. 3º A ação civil poderá ter por objeto a condenação em dinheiro ou o cumprimento de obrigação de fazer ou não fazer.

Onde deve ser proposta a ação de obrigação de fazer?

A ação deve ser proposta pelo próprio CONSUMIDOR, vedada qualquer procuração para terceiros, nos termos do Art. 10, da Lei 9.099/95.

Como saber onde ajuizar a ação?

Conforme o Art. 4º da Lei nº 9.099/95, tem-se que a competência em relação ao lugar é relativa. Assim, a regra é: competência em razão do foro do domicílio do Réu, ou, a critério do (a) Autor (a), ou, local em que o Réu exerça suas atividades.

Competência para Ação de Consumo: onde deve ser proposta ação de direito do consumidor?

33 questões relacionadas encontradas

Como saber qual o juízo competente?

Qual será a vara competente, Vara comum ou Juizado Especial? Primeiro, denomina-se a competência federal ou estadual. Depois, verifica-se acerca de ser juizado especial federal ou vara comum (e, dentro dos juizados, há uma divisão entre juizado estadual e federal, com suas respectivas leis).

O que é o foro competente?

Também conhecida como competência de foro, refere-se aos limites territoriais de atuação de cada órgão.

Qual foro competente para ação?

A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) confirmou, por unanimidade, o entendimento de que o foro competente para apreciar ações de reparação de dano sofrido em razão de delito é aquele onde reside o autor da ação indenizatória ou o local onde o fato ocorreu.

O que diz a Súmula 383 STJ?

A competência para processar e julgar as ações conexas de interesse de menor é, em princípio, do foro do domicílio do detentor de sua guarda.

Como saber o foro competente pelo endereço?

O Tribunal de Justiça de São Paulo disponibiliza, em seu portal na internet, um serviço de consulta de competência territorial na Capital. Basta digitar o nome da rua (logradouro) ou o CEP na ferramenta de busca no endereço www.tjsp.jus.br/app/CompetenciaTerritorial para localizar os foros da cidade de São Paulo.

O que diz o artigo 42 do CPC?

42. As causas cíveis serão processadas e decididas pelo juiz nos limites de sua competência, ressalvado às partes o direito de instituir juízo arbitral, na forma da lei.

O que diz o artigo 53 CPC?

Caso não haja filho incapaz será o último domicilio do casal e as partes não residirem no antigo domicílio, será competente o domicílio do réu. Anteriormente, a regra de competência se baseava na residência da mulher.

Quando o autor pode escolher o foro?

Autor da ação pode escolher foro em disputa sobre violação de direito intelectual. Nos casos em que se discute violação de direito intelectual, com consequente pedido indenizatório, a parte autora da ação tem a opção de escolher entre o foro de seu domicílio e o local do fato.

O que diz a Súmula 33 do STJ?

- Não pode o Juiz apreciar de ofício a sua incompetência relativa. - Sendo relativa a competência do foro da mulher para a ação de separação judicial, não pode o Juiz do domicílio do marido, onde por este ajuizada a causa, declinar de sua competência sem argüição da mulher.

Pode entrar com processo em outra cidade?

651 da CLT não impede o ajuizamento da ação no foro do domicílio do empregado.

Qual o lugar em que são praticados os atos processuais?

Os atos processuais realizar-se-ão ordinariamente na sede do juízo, ou, excepcionalmente, em outro lugar em razão de deferência, de interesse da justiça, da natureza do ato ou de obstáculo arguido pelo interessado e acolhido pelo juiz.

O que diz a Súmula 608 do STJ?

608/STJ. Assegura-se ao usuário, ex-empregado, o direito de manutenção previsto no art. 30 da Lei n. 9.656/1998, na hipótese de plano coletivo contratado por uma associação, em benefício de seus associados, mas custeado parcialmente pela empregadora.

O que diz a Súmula 392 do STJ?

A Fazenda Pública pode substituir a certidão de dívida ativa (CDA) até a prolação da sentença de embargos, quando se tratar de correção de erro material ou formal, vedada a modificação do sujeito passivo da execução.

O que diz a Súmula 235 do STJ?

A conexão não implica na reunião de processos, quando não se tratar de competência relativa - art. 102 do CPC. A competência absoluta da Justiça Federal, fixada na Constituição, é improrrogável por conexão, não podendo abranger causa em que a União, autarquia, fundação ou Empresa Pública Federal não for parte.

É competente o Juizado do Foro?

A Lei dos Juizados Especiais estabelece que é competente para ações de pequenas causas o juizado do foro do domicílio ou filial do réu ou; do lugar onde a obrigação deva ser satisfeita; ou, nas ações para reparação de dano de qualquer natureza, do domicílio do autor ou do local do fato.

Qual foro competente CPC?

É competente o foro de domicílio do réu para as causas em que seja autor Estado ou o Distrito Federal.

Qual o foro competente no Juizado Especial Cível?

A regra geral é que a ação no Juizado Especial Cível será proposta no foro do domicílio do réu, considerado este como o local onde se estabelece residência com ânimo definitivo (art. 31, do Código Civil).

O que é o foro de um processo?

Foro: a depender da fonte e da utilização, podemos encontrar que é sinônimo de fórum; que se refere a própria jurisdição, o âmbito do poder de julgar. Em nosso Código de Processo Civil, é utilizado para indicar qual lugar tem a competência para julgar tal processo.

É competente o Juizado do foro do domicílio do requerido?

9.099 /95, é competente, para as causas previstas nesta Lei, o Juizado do foro: I - do domicílio do réu ou, a critério do autor, do local onde aquele exerça atividades profissionais ou econômicas ou mantenha estabelecimento, filial, agência, sucursal ou escritório. Nos termos do art.

Qual a diferença entre foro e juízo?

Diferença de foro e juízo: Foro é a competência territorial, o lugar da infração e juízo é o órgão jurisdicional. Ex: homicídio doloso praticado no Centro do Rio de Janeiro, foro competente comarca da capital e juízo competente Tribunal do Júri.

Artigo anterior
Qual o valor da pressão mínima?
Artigo seguinte
O que pode substituir o maçarico na cozinha?