Qual a relação da história do filme Os Miseráveis com a história francesa?

Perguntado por: Vanessa Pinho de Tavares  |  Última atualização: 16. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (70 avaliações)

Além da própria Revolução Francesa, outros dois acontecimentos dão a base para o cenário que Victor Hugo explora em Os Miseráveis: A Batalha de Waterloo e, principalmente, os Motins de Paris de 1832.

Como o filme Os Miseráveis retrata a situação da França no século XIX e o papel dos movimentos sociais naquele contexto?

Através da saga de Jean Valjean, condenado à prisão por roubar um pão, Victor Hugo desnuda toda a crueldade da sociedade francesa do século XIX, denunciando sua extrema desigualdade social e seu sistema judiciário tendencioso. ... PALAVRAS-CHAVE: sistema penal; desigualdade social; punitivismo da miséria.

Qual o contexto histórico do filme Os Miseráveis?

Revolução Francesa

A trama de “Os Miseráveis” se passa entre a Batalha de Waterloo, em 1815, que representou o fim do sonho imperialista de Napoleão e os motins de 1832 em Paris, quando estudantes tentaram derrubar Luís Filipe I. Na época de sua publicação, Victor Hugo tinha 60 anos e já desfrutava de grande prestígio.

Qual a mensagem que o livro Os Miseráveis passa?

“Os miseráveis” nos traz inúmeras lições, dentre elas: a importância da ética deontológica nas relações humanas através do exercício das virtudes imprescindíveis para uma vida piedosa e digna; a necessidade da fortaleza para que possamos enfrentar as adversidades da vida sem nos esquecermos dos princípios morais ...

O que retrata o filme Os Miseráveis?

Narra a situação política e social francesa no período da Insurreição Democrática (5 de junho de 1832), através da história de Jean Valjean. Tanto na obra de Vitor Hugo, quanto na adaptação para o cinema, observa-se a crítica de que o progresso material da sociedade não deve estar ligado à exclusão social.

OS MISERÁVEIS | Como foi a Revolução Francesa | CINEMA e História

43 questões relacionadas encontradas

Por que ler os miseráveis?

Certamente não é dos livros mais fáceis, mas é de uma construção literária memorável. Com personagens e enredo acima da média, conta a história de Jean Valjean, um homem muito azarado, com família numerosa, que foi condenado 20 anos a trabalhos forçados, por roubar pão para dar de alimento aos seus sobrinhos.

O que levou Jean Valjean para a cadeia?

Jean Valjean, diante do desemprego e da fome de sua família, roubou um pão e foi preso por dezenove anos, pena agravada por quatro tentativas de fuga.

Qual é a frase mais longa de Os Miseráveis?

“Tenho a convicção de que este livro será um dos pontos mais altos de minha obra, se não o mais alto de todos” – Victor Hugo
  • A frase mais longa de um livro vem da obra 'Os Miseráveis' com 823 palavras.
  • Victor Hugo começou o livro em 1846, mas precisou interromper em 1848.

Quem acolhe Jean Valjean?

Nova vida de Jean Valjean

Ao sair da prisão, sob condicional, em um gesto de caridade, foi acolhido por um bispo que passou a abrigá-lo e lhe dar comida.

Como trabalhar o filme Os Miseráveis em sala de aula?

Para despertar o interesse dos alunos para a leitura do livro, passe o trailer do musical “Os Miseráveis”. Em seguida, faça a exposição da biografia do autor e uma breve contextualização da obra, enfocando a revolução francesa e a pobreza da França do século XVIII.

Em que ano se passa o filme Os Miseráveis?

Enredo. A história passa-se na França do século XIX entre duas grandes batalhas: a Batalha de Waterloo (1815) e os motins de junho de 1832. Daqui resulta, por cinco volumes, a vida de Jean Valjean, um condenado posto em liberdade, até sua morte.

Qual é a frase mais longa de um livro?

A frase mais longa impressa em um livro vem da obra “Os Miseráveis”, de Victor Hugo, com 823 palavras.

Qual a relação entre a obra Os miseráveis e O conceito de justiça social?

No conflito entre Jean Valjean e Javert, Victor Hugo propõe uma reflexão sobre a justiça, que nem sempre é sinônimo da lei instituída ou do aparato institucional que a representa. E mostra o quanto podemos nos distanciar do que é verdadeiramente justo quando perdemos a capacidade de questionar o mundo em que vivemos.

Quais são as questões sociais tratadas no livro Os miseráveis?

Através da saga de Jean Valjean, condenado à prisão por roubar um pão, Victor Hugo desnuda toda a crueldade da sociedade francesa do século XIX, denunciando sua extrema desigualdade social e seu sistema judiciário tendencioso.

Por que o personagem Marius é também considerado um miserável?

O rapaz lutava pela liberdade das pessoas e contra a monarquia de Napoleão, governo apoiado pelo avô. Sem a ajuda da família, Marius foi morar num cortiço, abrigo dos miseráveis. Mal tinha o que comer. Sofria muito por ter se afastado de sua família.

O que acontece com Jean Valjean no final do livro?

Da página 1643 até o fim. Na barricada, Jean Valjean, após soltar Javert (o mundo dá voltas…), fica responsável por tirar os corpos inertes do meio da guerra. Um a um, ele carrega para um pequeno espaço lateral à barricada. O último corpo que ele carrega é de Marius, baleado.

Como o bispo ajudou Jean Valjean?

O bispo engana os policiais dizendo que ele deu a Valjean como um presente para salvá-lo da prisão, e ajuda ainda mais Valjean, dando-lhe dois castiçais adicionais para vender. Myriel instrui Valjean a usar a prata "para se tornar um homem honesto", e afirma que ele comprou a alma de Valjean para Deus.

Como termina a narrativa para Jean Valjean?

Ao deixar a prisão, é rejeitado por onde passa pois todos o temem devido ao seu passado violento. Jean é expulso de hospedarias e rejeitado em casas particulares quando toca a campainha. Por fim, é abrigado por um bispo, um homem generoso que o acolhe.

Qual a melhor versão de Os Miseráveis?

A quem tem dúvida quanto as edições, a da Penguin possui a melhor tradução, ainda que o box seja frágil e o livro seja sem orelhas. Antes de tudo, Os Miseráveis é um elogio a história, aos fatos, aos sentimentos humanos e à literatura.

Quem é a filha mais velha dos Thénardier?

Éponine. Filha mais velha do casal, Éponine é uma personagem vital na narrativa, servindo frequentemente de "mão do destino" ao conduzir, voluntaria ou involuntariamente, algumas personagens a agir de determinada forma.

Por que o livro Os Miseráveis é considerado um romance?

Romance que conta a situação política e social da França no século XIX. “Os Miseráveis” é um romance escrito pelo autor francês Victor Hugo. A obra foi publicada pela primeira vez em 1862, com lançamento simultâneo em diversos países, inclusive o Brasil.

Qual foi o acontecimento que provocou uma mudança no comportamento de Jean Valjean quem a provocou e como?

Um sacerdote idoso e gentil, que é promovido a bispo por um encontro casual com Napoleão. Ele salva Valjean de ser preso após roubar sua prata e o convence a mudar de comportamento.

Qual a pena de Jean Valjean?

Sim, um único pão. Porém, acaba sendo preso e condenado por tal crime. Sua pena original, cinco anos de trabalhos forçados, acaba se transformando em dezenove anos durante o cumprimento da pena. ... Jean Valjean, por roubar um pão, perde dezenove anos de sua vida detido, prestando serviços forçados.

Qual crime Jean Valjean cometeu?

Amargurado pela cruel realidade, passa a roubar pão para tentar alimentar sua família. Ao roubar o pão, Valjean é flagrado, preso e condenado a cinco anos de trabalhos forçados.

Artigo anterior
Como Processar um médico perito do INSS?
Artigo seguinte
O que uma família precisa ter?