Qual a diferença entre endosso em branco e em preto?

Perguntado por: Rita Vitória Campos  |  Última atualização: 20. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (18 avaliações)

Sendo assim, endosso em preto ocorre quando o endossatário é identificado no momento da transmissão do título de crédito. Já no endosso em branco o título é transmitido, porém sem a identificação do beneficiário.

O que é um endosso em preto?

O endosso em preto é aquele que, expressamente, indica o beneficiário que receberá o título de crédito. Assim, este que o recebeu poderá, a seu critério, realizar novas transferências (em branco ou em preto), seguindo sempre as mesmas regras, pois poderá transferi-lo sem indicar o novo beneficiário.

O que é endosso em branco do cheque?

O endosso “em branco” deterá todos os direitos resultantes do cheque, podendo: a) completar tal endosso, apondo seu nome ou de terceiro; b) reendossar em branco; c) transferir o título pela simples tradição manual, sem modificá-lo.

Qual o principal efeito do endosso em preto?

Resposta: O principal efeito do endosso em preto é fazer com que o titulo fique nominal e caso o portador queira tran sferi-lo, obrigatoriamente devera faze-lo por endosso.

Quais são os tipos de endosso?

Tipos de endosso
  • Endosso em preto: quando o nome do endossatário é específicado no título. ...
  • Endosso em branco: não há a identificação do nome do endossatário. ...
  • Endosso simples ou translativo: quando o endossatário se torna dono do título e credor.

Endosso "em branco" e "em preto" - É isso!

42 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de pseudo endosso?

2. Modalidades de endosso
  • Inserir seu nome no endosso para cobrar o crédito;
  • Inserir o nome de outra pessoa no título, transferindo-lhe o crédito sem assumir responsabilidade cambiária (não sendo responsável);
  • Endossar a letra em preto;
  • Endossar a letra em branco;
  • Simplesmente entregar o título a outra pessoa.

Quais as características do endosso?

O endosso deve ser lançado pelo endossante no verso ou anverso do próprio título. Pode o endossante designar o endossatário, e para validade do endosso, dado no verso do título, é suficiente a simples assinatura do endossante. A transferência por endosso completa-se com a tradição (entrega) do título.

Qual a consequência do endosso?

Com efeito, o endosso é um instituto típico criado pelo direito cambiário. É o meio adequado para transferir o direito sobre o título. Em outras palavras, ao endossar o endossador transfere o título e em conseqüência os direitos nele incorporados.

Quais os efeitos do endosso translativo na nota promissória?

O endosso em branco transforma a nota promissória em um verdadeiro título ao portador, pois quem estiver portando o documento será considerado seu legítimo proprietário, contudo desde a emissão é cediço que título de crédito ao portador gera grande risco e insegurança para a economia creditícia principalmente no ...

Qual é a responsabilidade do endossante?

De acordo com o art. 47 da Convenção, os sacadores, aceitantes, endossantes ou avalistas de uma letra são todos solidariamente responsáveis para com o portador. No caso do cheque, o art. 21 da Lei nº 7.357, de 2 de setembro de 1985, dispõe que o endossante garante o pagamento do cheque, salvo estipulação em contrário.

O que é um endosso de cheque?

Findando se quando alguém recebe um cheque nominal e pretende repassá-lo, é necessário que se faça o endosso: quem recebeu o cheque assina em seu verso e o repassa para outra pessoa, que poderá sacá-lo assinando abaixo do primeiro.

Quem é o destinatário do endosso em branco no cheque?

Endosso em branco: quando o beneficiário apenas assina no verso do cheque; Endosso em preto: quando o beneficiário assina e também escreve o nome do novo beneficiário a que o cheque se destina.

De quem cobrar um cheque endossado?

O portador de cheque nominal endossado em branco deve ser considerado credor da quantia registrada e, assim, possui legitimidade para promover a cobrança do título endossado pela via da ação monitória, nos termos dos Arts. 17 e 18 da Lei n. 7.357 /85.

Como funciona o endosso?

O endosso é um processo em que o beneficiário transfere a posse e os direitos do crédito de um cheque para um terceiro, identificando a ação no próprio documento. E para essa ação, é necessário assinar no verso do cheque e indicar o nome do novo beneficiário que passa a ter com o processo.

Como funciona o endosso do seguro?

Como o endosso funciona? Assim que o segurado ou tomador informa à corretora sobre a alteração do risco, o procedimento é imediatamente iniciado. A corretora realizará a cotação, apresentará ao segurado para validar e, após validação, emite-se a proposta para aceite da seguradora.

O que é o endosso de seguro?

O endosso é o termo dado ao documento emitido pela seguradora, durante a vigência da apólice, comprovando qualquer tipo de modificação realizada nas condições de um contrato.

O que é um endosso translativo?

1) Endosso Translativo: Endosso pelo qual alguém transfere o crédito à pessoa que o recebeu. Ex: Descontar um cheque ou duplicata. Se alguém descontar um cheque em seu favor, exija o endosso translativo em seu favor ou de sua empresa no verso do título.

Qual a diferença entre endosso mandato e Translativo?

Endosso é a transferência de direitos de crédito a um terceiro (endosso translativo) ou simplesmente autorização para um terceiro fazer a cobrança em nome do credor (endosso mandato). Qualquer título de crédito poderá ser objeto de endosso.

Como saber se o endosso e mandato ou Translativo?

Ele pode ser de dois tipos: o translativo, pelo qual alguém transfere os direitos de crédito a um terceiro, e o mandato, que só autoriza alguém a receber um crédito em nome do credor.

Qual a consequência do endosso póstumo?

Endosso póstumo, tardio ou posterior

Neste caso produzirá efeitos civis de uma cessão ordinária de crédito, passando o portador a ter o direito de exigir dos demais coobrigados a dívida. Inexistindo a data, presumir-se-á que se realizou antes do período para apresentação, desde que não haja prova em contrário.

Quando o endosso é nulo?

É nulo o endosso parcial. Não se pode transferir o titulo parcialmente. A razão é óbvia: já falamos que o Título de Crédito é um documento necessário porá exercício do crédito nele inserido ..." de forma que para exercer o direito é preciso apresentar o titulo.

O que é endosso qual o fundamento legal?

Endosso, no direito cambiário, é uma modalidade de transferência do direito creditório constante de um título de crédito. ... Os principais fundamentos legais do endosso encontram-se na Lei Uniforme de Genebra, internalizada no Brasil pelo Decreto n.º 57.663, de 24 de janeiro de 1966, em seus artigos 11 a 20.

Quais as formalidades do endosso?

“Diz-se endosso em preto, também chamado endosso completo ouendosso pleno, aquele que se formaliza com a menção do nome do endossatário seguido da assinatura do endossante, com ou sem data. Pode ser feito a duas ou mais pessoas. Não há aí solidariedade dos endossatários múltiplos.

Quais as figuras existentes no endosso explique cada uma delas e suas características?

Figuram dois sujeitos no endosso: - endossante ou endossador: quem garante o pagamento do título transferido por endosso; - endossatário ou adquirente: quem recebe por meio dessa transferência a letra de câmbio.

Qual a diferença de endosso e aval?

O endosso e o aval são garantidos pelo endossante e pelo avalista respectivamente, sendo que no primeiro caso a pessoa transfere a titularidade do cheque a um terceiro e, no segundo caso a pessoa garante pessoalmente o pagamento do cheque (avalista) juntamente com o emitente do cheque.

Artigo anterior
O que vem a ser abono de férias qual o prazo para requerer o abono de férias?
Artigo seguinte
O que fazer para a escova progressiva dura mais?