Qual a regra do uso do particípio com duas formas na voz passiva?
Perguntado por: Gustavo Micael Valente | Última atualização: 12. April 2022Pontuação: 4.1/5 (74 avaliações)
As formas irregulares – particípio curto, reduzido – são usadas na voz passiva com os auxiliares [ser] ou [estar]: O cheque foi aceito pelo banco. O presidente estava morto. O ladrão foi pego em flagrante.
Qual é a regra do particípio com duas formas?
Com os verbos ter e haver, devemos usar o particípio regular (marcado pelas terminações -ado ou -ido). Por exemplo: "Ele tinha salvado o arquivo" e "Ela havia prendido o dedo". Já com o ser e o estar, emprega-se o irregular: "Ele foi salvo por um herói" e "Os bandidos estão presos".
Como usar o particípio?
O particípio é uma das formas nominais dos verbos. É usado para indicar o estado de uma ação depois de terminada, transmitindo, assim, a conclusão da ação verbal. É utilizado principalmente na formação dos tempos compostos e nas locuções verbais.
O que é particípio duplo?
Verbos com duplo particípio passado são os verbos que utilizam, na formação dos tempos compostos, a forma regular (em -ado ou -ido), geralmente com os auxiliares ter e haver; e a forma irregular, mais curta, também chamada forma erudita por provir do latim, habitualmente utilizada com os auxiliares ser e estar.
O que é particípio exemplos?
O particípio é uma das formas nominais, tal como o infinitivo e o gerúndio. São formas nominais porque podem substituir um nome; o particípio, por exemplo, pode ser usado como adjetivo. Exemplos: Finalmente, foi absolvido!
O uso do particípio ??
Quais são os verbos no particípio?
...
Verbos que têm apenas particípio regular
- Verbo cantar: cantado;
- Verbo estudar: estudado;
- Verbo comer: comido;
- Verbo viver: vivido;
- Verbo partir: partido;
- Verbo dividir: dividido.
O que é um exemplo de gerúndio?
O gerúndio expressa uma ação que está em curso ou que ocorre simultaneamente ou, ainda, que remete a uma ideia de progressão. Sua forma nominal é derivada do radical do verbo acrescida da vogal temática e da desinência -ndo. Exemplos: comendo; partindo.
O que é um verbo no particípio?
O particípio é a forma nominal que expressará o resultado do fato verbal, ou seja, indicará uma ação já realizada, finalizada.
Qual é o certo abrido ou aberto?
'Aberto' ou 'abrido'?
O professor Pasquale explica que o verbo 'abrir' é irregular, com um só particípio. A forma correta é 'aberto'.
O que é o particípio em espanhol?
O particípio possui duas formas, a dos verbos terminados em -ado (cantar: cantado) e em -ido (comer: comido / sorrir: sorrido). Expressa uma ação terminada e, na oração, costuma desempenhar a função de adjetivo. Quando está acompanhado do verbo “haver”, indica um tempo verbal composto.
Quando o particípio é adjetivo?
1º. Todos os particípios passados são adjetivos desde que usados em frases predicativas, ou seja, com verbo copulativo (ser, estar, ficar parecer, permanecer, tornar-se, revelar-se,..).
O que é um particípio irregular?
Há verbos no particípio não terminados em “–ado” ou “–ido”, chamados verbos de particípio irregular.
Qual a regra dos verbos?
Regra geral, os verbos sofrem flexão, concordando em número e pessoa com o sujeito verbal. Há, contudo, alguns casos em que a concordância verbal é feita de forma específica, não obedecendo a essa regra. Leia mais sobre concordância verbal e casos específicos de concordância verbal.
O que é gerúndio e particípio?
- Gerúndio – equivale ao valor de um adjetivo ou de um advérbio; - Particípio – equivale ao valor de um adjetivo. No entanto, o emprego dessas formas depende sempre do contexto em que se inserem e, por isso, é importante saber o que diferencia seus usos.
O que é verbo infinitivo gerúndio e particípio?
As formas nominais do verbo são: Infinitivo: forma que expressa a ação em si. Gerúndio: forma queexpressa o processo da ação. Particípio: forma que expressa o resultado da ação.
O que é verbo no infinitivo exemplos?
1) infinitivo – é o verbo em seu estado natural, terminando em ar, er ou ir (e or, no caso do verbo pôr). 2) infinitivo pessoal – é aquele que, como o próprio nome diz, se refere às pessoas do discurso. Exemplos: para eu amar, para tu amares, para ele amar, para nós amarmos, para vós amardes, para eles amarem.
O que é descobrido?
O que é Descobrido:
Relativo ao verbo cobrir. 1. Revelado, mostrado, exibido, que teve o revestimento retirado.
São verbos impessoais?
Os verbos impessoais são aqueles que não possuem sujeito. Ou seja, eles surgem em orações sem sujeito. Há alguns muito usados, como o verbo “haver” no sentido de “existir”, como o próprio “há” no início dessa oração.
Quais são os verbos no gerúndio?
- Verbo amar: amando.
- Verbo caminhar: caminhando.
- Verbo conversar: conversando.
- Verbo chamar: chamando.
- Verbo convidar: convidando.
- Verbo vender: vendendo.
- Verbo fazer: fazendo.
- Verbo agradecer: agradecendo.
Como identificar o gerúndio?
O gerúndio indica uma ação que ainda está em curso ou que é prolongada no tempo. Transmite, assim, uma noção de duração e continuidade de ação verbal. O gerúndio é uma das formas nominais dos verbos, juntamente com o infinitivo e o particípio. Não está relacionado com nenhum modo ou tempo verbal.
Como se forma o gerúndio em uma frase?
- O gerúndio, assim como o particípio e o infinitivo, não faz parte de nenhum tempo ou modo verbal. ...
- Simples: indica uma ação que ainda está em andamento. ...
- Composto: indica uma ação já concluída antes da ação da oração principal e é formado pelos verbos auxiliares TENDO e HAVENDO + particípio do verbo principal.
O que são regulares e irregulares?
Os verbos regulares e irregulares são flexões dos verbos que estão associadas às conjugações as quis são inerentes. Os verbos são separados em três tipos de conjugação, cada tipo é classificado de acordo com a terminação das palavras.
O que fazer quando um vaso sanguíneo se rompe?
Qual o valor do salário do Rodrigo Faro?