Qual a regência do verbo almejar?

Perguntado por: Joaquim Luís de Alves  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (36 avaliações)

A gramática diz que, quando transitivo, almejar é direto ou indireto. Quando indireto, geralmente rege a preposição por, mas em alguns casos, como em «almeja a uma carreira literária», exemplo que colhi num site, seria correto o verbo almejar a preposição a? «Almejo uma resposta.» «Almejo pela resposta.»

Qual a transitividade do verbo almejar?

Significado de Almejar

verbo transitivo direto e transitivo indireto Desejar intensamente ou ansiar: eles almejavam uma vida melhor; sair do país era uma coisa que passou a vida almejando.

Como identificar a regência do verbo?

Regência verbal é a relação existente entre o verbo e os seus complementos, ou seja, é a forma como o verbo se liga ao objeto direto e ao objeto indireto. Essa ligação entre o verbo e os complementos verbais pode ser feita através do uso de uma preposição ou sem a presença de uma preposição.

Quais são os tipos de regência?

IMPORTANTE: A regência estabelece uma relação entre um termo principal (termo regente) e o termo que lhe serve de complemento (termo regido) e possui dois tipos: REGÊNCIA NOMINAL e REGÊNCIA VERBAL.

O que é regência verbal exemplos?

Regência verbal é a parte da língua que se ocupa da relação entre os verbos e os termos que se seguem a eles e completam o seu sentido. Os verbos são os termos regentes, enquanto os objetos (direto e indireto) e adjuntos adverbiais são os termos regidos.

Professora Grasiela Cabral - Dica: Regência

44 questões relacionadas encontradas

O que é uma regência verbal?

Na regência verbal, o verbo é o regente da oração, enquanto o seu complemento é o termo regido, logo é o que irá ser flexionado. Então, podemos entender por regência verbal a relação que o verbo estabelece com seu complemento (objeto direto ou indireto).

Como identificar um erro de regência verbal?

Erros de regência verbal

(Procuro obedecer aos…) Usar preposição diferente da que o verbo exige: Da = de + a. O “a” pode ser artigo, preposição, pronome pessoal e pronome demonstrativo. Nesse caso, o “a” é pronome demonstrativo.

O que é um verbo transitivo direto e indireto?

Portanto, de maneira resumida, o verbo transitivo direto exige um objeto direto, isto é, exige um completo não preposicionado. Já o verbo transitivo indireto demanda um objeto indireto, o que nos mostra que o seu complemento deve ser antecedido por uma preposição.

Qual a regência do verbo assistir?

O verbo assistir será transitivo direto quando tiver significado de ajudar, auxiliar, prestar assistência, socorrer. Portanto, sem preposição! O verbo assistir será transitivo indireto quando tiver significado de presenciar, comparecer, ver, estar presente, testemunhar, caber.

Qual a regência do verbo abdicar?

abdicar – Pode ser intransitivo (O rei abdicou), transitivo direto (abdicou o trono) ou, preferivelmente, transitivo indireto regido pela preposição “de”: Abdicou do trono (e não ao trono).

Qual é o sinônimo de almeja?

11 sinônimos de almeja para 2 sentidos da palavra almeja: Ambiciona: 1 deseja, cobiça, ambiciona, apetece, pretende, espera, visa, aspira, anseia.

Qual é a regência do verbo agradar?

O verbo AGRADAR, no sentido de “ser agradável, ter agradado, deixar satisfeito...”, é transitivo indireto. A regência exige a preposição A: “O jogo agradou ao torcedor.” O verbo AGRADAR é transitivo direto (sem preposição) quando usado no sentido de “fazer agrado”.

Quantos sentidos tem o verbo assistir?

Em (1), o verbo “assistir” possui o sentido de “presenciar”, “estar presente”; em (2), o sentido expresso é “caber razão/direito a alguém”; e, em (3), é de “prestar assistência”, “ajudar”, “socorrer”.

O que é transitividade verbal 7 ano?

A transitividade verbal é a relação estabelecida entre o verbo e outros termos da oração, caracterizando-o como transitivo direto, transitivo indireto ou bitransitivo.

Quando o verbo assistir é intransitivo?

Quando o verbo assistir significar “oferecer assistência; ajudar, acompanhar”: Como Verbo Transitivo Direito: o médico assiste o paciente. Como Verbo Transitivo Indireto: o médico assiste aos pacientes. Como Verbo Intransitivo: o médico assiste diariamente.

O que é verbo transitivo indireto exemplos?

Os Verbos Transitivos Diretos e Indiretos são aqueles que necessitam de dois complementos: um sem preposição (objeto direto) e um com preposição (objeto indireto). Exemplos: Apresentou as condolências aos familiares. Emprestei a coleção à minha colega.

O que é um verbo transitivo direto?

Os verbos classificados como transitivos diretos são aqueles que precisam de um objeto direto para completar o sentido na frase, mas que não demandam preposição obrigatória. É importante dizer que o objeto direto responde às perguntas: “o que?” ou “quem?”.

O que é transitivo direto exemplos?

Verbos transitivos diretos (VTD) são os verbos que precisam de um complemento para fazer sentido. Esse complemento, chamado de objeto direto, se liga ao verbo sem preposição obrigatória: O povo ama o prefeito. (VTD: ama.

Quais são os erros de regência?

A regência e a crase

Como o que “é revertido”, “é revertido a” e o termo regido pela preposição está no plural (entidades), não existe crase. Só existiria crase no caso da preposição estar aglutinada ao artigo antecedente à palavra “entidades”, ou seja, se fosse “revertidoàs entidades”.

Onde há erro de regência nominal?

A regência nominal está errada na frase, pois o adjetivo “apegado” requer o uso da preposição “a”, e não da preposição “em”. Quem é apegado, é apegado a alguma coisa ou a alguém. Assim, a frase correta seria: Ele é muito apegado a bens materiais.

Como identificar um erro de colocação pronominal?

Na colocação pronominal proclítica, ou seja, na próclise, o pronome aparece antes do verbo. Já na colocação pronominal enclítica, ou seja, na ênclise, o pronome aparece depois do verbo. Por fim, na colocação pronominal mesoclítica, ou seja, na mesóclise, o pronome aparece no meio do verbo.

O que é preposição é um exemplo?

Preposição é toda palavra invariável que liga duas outras palavras, estabelecendo entre elas uma relação de sentido e de dependência. Veja os seguintes exemplos para ficar mais claro o que são preposições: Exemplo: Casa de Luís (relação de posse). Chegou com ela (relação de companhia).

Que sentido o verbo assistir tem na frase 1?

b) Que sentido o verbo "assistir" tem na frase 1? Que elementos textuais permitem identificar esse sentido? Resposta: "Assistir" significa "dar assistência, ajudar".

Quanto a regência do verbo assistir considerando a norma padrão?

a regência do verbo “assistir” está adequada, pois esse verbo no sentido de “presenciar, ver” não exige preposição.

Qual o sentido do verbo assistir na charge explique?

Observe a charge a seguir e as falas expressas pelos personagens. O verbo assistir foi empregado no sentido de prestar atendimento. O trecho “assiste tela quente” está de acordo com a norma culta da Língua Portuguesa. ... O verbo assistir foi empregado no sentido de prestar atendimento, assim requer a preposição a.

Artigo anterior
O que é merchandising e exemplos?
Artigo seguinte
Quais os efeitos colaterais de vitamina A?